SóProvas


ID
3467995
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A construção de metodologias de trabalho social com famílias, visando ao aumento da sua capacidade protetiva, deve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A construção da metodologia de trabalho social com famílias foi pautada por reflexões que abarcaram tanto os fundamentos teórico-metodológicos e éticos-políticos, quanto os objetivos e os conhecimentos dos sujeitos da intervenção, das formas de abordagem, dos instrumentos técnico-operativos e dos recursos que sustentam as ações profissionais e se efetivam em ações de planejamento e documentação, procura-se possibilitar aproximações e interações com núcleos familiares contemporâneos, ampliando sua capacidade de ação.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • acertei a questão gabarito A, porém tive uma dificuldade de interpretativa no contexto gramatical nesta alternativa:

    D- dar primazia às decisões da equipe multidisciplinar em relação às da família na condução do plano de acompanhamento familiar.

    O que me chamou muito atenção foi quando eu vi na "estatística" indicando a letra B a segunda mais escolhida, note a palavra chave *objeto*. ela por sim só invalida a questão pois "coisifica" o ser *humano*, pois ele é um ser de direitos e não uma coisa.

    B - recolocar a família como objeto da intervenção social, visando ao enfrentamento de suas fragilidades e necessidades.

  • Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Correta. A construção de metodologias de trabalho social com famílias deve considerar os diversos tipos de família existentes, possibilitando assim, aproximações e interações com núcleos familiares contemporâneos.

    B – Incorreta. O objeto da intervenção não é a família e, sim, as expressões da questão social existentes naquele núcleo familiar.

    C – Incorreta. A intervenção deve considerar as demandas e interesses da família e não dos profissionais

    D – Incorreta. Não se deve pressupor elementos até se realizar um estudo social da situação que perpassa determinadas famílias

    E – Incorreta. Não se deve responsabilizar a mulher pelo cuidado dos membros.

    Portanto, temos:

    A – Correta. possibilitar aproximações e interações com núcleos familiares contemporâneos, ampliando sua capacidade de ação.

    B, C, D e E – Incorretas.

    Gabarito: A