SóProvas


ID
3474250
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV


    No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

    Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

    No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

    O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Assinale a alternativa que classifica corretamente o excerto em destaque.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    oração subordinada adverbial final.

  • Alguém saberia explicar pq a letra C não é TEMPORAL?

  • Pedro, a C sequer é oração, pois não possui verbo. É um aposto explicativo.

  • CADÊ O ARTHUR?

    :(

  • A) Certa

    B) Oração subordinada adverbial concessiva

    C) Aposto explicativo

    D) Oração subordinada substantiva objetiva direta

    E) Essa parte que grifaram nem chega a ser uma oração, a frase completa(apesar da evidente colisão com o princípio da automação) que dá sinais de ser uma oração subordinada adverbial concessiva

    Pelo meu tempo de estudo foi o que consegui decifrar. Agora é esperar outros colegas mais letrados

  • GABARITO: LETRA A

    As orações subordinadas adverbiais finais indicam a intenção, a finalidade daquilo que se declara na oração principal.

    Principal conjunção subordinativa final: A FIM DE QUE

    Outras conjunções finais: que, porque (= para que) e a locução conjuntiva para que.

    Por Exemplo:

    Aproximei-me dela a fim de que ficássemos amigos.

    Felipe abriu a porta do carro para que sua namorada entrasse.

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint43.php

  • Júnior Souza,

    O termo destacado na letra B não é uma oração. É apenas um adj. adverbial.

  • Gabarito: A.

    a) Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado PARA não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual.” = oração subordinada adverbial final.

    Correta! A conjunção para na oração acima, indica a finalidade (o fim) de acomodar-se aos critérios do mundo globalizado.

    b) “[...] as pessoas, APESAR DOS inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos.” = oração coordenada adversativa.

    Errada: na verdade, trata-se de uma oração subordinativa concessiva.

    c) No modus vivendi da pressa e o do estresse, ENQUANTO marco da nova era, abre-se o leque para temáticas [...]” = oração subordinada adverbial temporal.

    Errada: não há que se falar em oração, se não há a presença de um verbo. Trata-se de um adjunto adverbial temporal.

    d) Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais [...], apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos.” = oração subordinada adjetiva restritiva.

    Errada: o princípio da automação que recomenda ISSO (trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta).

    e) Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais [...], apesar da evidente colisão com o princípio da automação [...]” = oração subordinada substantiva completiva nominal.

    Errada: confesso que fiquei em dúvida, mas ao meu ver, trata-se de um longo ADJUNTO ADVERBIAL CONCESSIVO, uma vez que não há verbo para falarmos em oração. No entanto, só se destacou o trecho colisão com o princípio da automação, fiquei com dúvida.

  • Orações coordenadas possuem independência sintática. Podem ser assindéticas - sem conjunção- ou sindéticas - com conjunção.

    Orações subordinadas possuem dependência sintática. Elas podem ser:

    SUBSTANTIVAS: exercem função de complemento verbal e nominal, sujeito, aposto e predicativo. Podem ser substituídas por ISSO

    ADJETIVAS: exercem função de adjetivo. Sempre vêm introduzidas por pronomes relativos, os quais retomam um termo anterior.

    ADVERBIAIS: exercem função de adjunto adverbial (dão uma circunstância à ação do verbo). Sempre vêm introduzidas por conjunções, e são elas que classificam a oração.

    1) "apesar de" é locução conjuntiva concessiva (exceção) - embora, ainda que, mesmo que...

    2) oração subordinada substantiva completiva nominal vem introduzida por uma preposição e só completa o sentido de um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio.

    ERA PARA SER UMA ANOTAÇÃO PARTICULAR, MAS O QC ESTÁ HÁ 11 DIAS ''TENTANDO'' RESOLVER MEU PROBLEMA (AS ANOTAÇÕES PARTICULARES NÃO SALVAM).

    SINCERAMENTE, ESTOU USANDO A PLATAFORMA PORQUE JÁ ESTÁ PAGO, SE FOSSE MENSALIDADE EU JÁ ESTAVA NO TEC CONCURSOS.

  • Para + infinitivo= Oração adverbial final

  • GAB A

    Para + Infinitivo : OS Advb final.

    “Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual.” = oração subordinada adverbial final

  • Vou ajudar com o gabarito conforme bibliografia:

    GAB A

    A) Para + Infinitivo : OS Advb final.

    “Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual.” = oração subordinada adverbial final

    B) adjunto adverbial

    C) Aposto explicativo

    D) Oração subordinada substantiva objetiva direta

    E) Essa parte que grifaram nem chega a ser uma oração, a frase completa(apesar da evidente colisão com o princípio da automação) que dá sinais de ser uma oração subordinada adverbial concessiva

  • CUIDADO COM O COMENTÁRIO DE "HUDO ALMEIDA"

    ERRADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    A LETRA "B" NÃO É ORAÇÃO, NÃO TEM VERBO!!!!!!!!!!!!!

    Erro primária de quem não entende nem o básico.

  • A) ... acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado A FIM DE não se excluir ... [oração subordinada adverbial final]

    B)... ,apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, ... [não tem verbo, como que vai ser oração?]

    C) ... , enquanto marco da nova era,  ... [não tem verbo, como que vai ser oração?]

    D) ... recomenda ("ISSO") que a máquina jamais supere humanos [oração substantiva OD]

    E) ... colisão com o princípio da automação ... [não tem verbo, como que vai ser oração?]