a) Errada. Um monopolista cobra um preço que é um markup do custo marginal, em que o tamanho do markup depende da elasticidade da demanda.
Fonte: https://economackq.files.wordpress.com/2009/03/capitulo24resumo.pdf
b) Errada; Um monopolista é INeficiente no sentido de Pareto.
O mercado monopolista implica ganho de bem estar para o produtor e perda de bem estar para o consumidor. Essa perda no bem estar total resulta em uma ineficiência econômica (conhecida como “peso morto”). Daí, podemos concluir que os mercados monopolistas não são eficientes economicamente (Pareto). A causa dessa ineficiência reside no fato de que o monopolista pode cobrar um preço acima do Cmg.
Tal fato impõe um custo à sociedade, porque menos consumidores poderão adquirir o produto, e aqueles que o fizerem estarão pagando um preço mais elevado.
c) Errada. Coeteris paribus, o monopolista sempre opera onde a curva de demanda é elástica.
A firma monopolista nunca opera na zona inelástica da curva de demanda.
Porém, quanto menos elástica for a curva de demanda com a qual a firma monopolista se defronta, maior será o seu poder de monopólio, sendo o aumento dessa elasticidade um limitador desse poder.
d) Errada. A produção ótima do monopolista é o ponto onde a curva de receita marginal intercepta a curva de custo marginal.
No monopólio, não existe rigorosamente uma curva de oferta e a curva de receita média do monopolista é a curva de demanda do mercado. Porém, ele não pode colocar qualquer preço no produto. Como ele é maximizador de lucro, ele decidirá produzir na quantidade que seu custo marginal iguala sua renda marginal.
Fonte: http://www.lee.uerj.br/~falencar/arquivos-flavio-uerj/PGEngEconomica/Micro2018Parte2.pdf
e) Certa.
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Monopólio.
Vamos para as alternativas!
A) Incorreta. Na verdade, o monopolista cobra um preço que é acima do custo marginal. O tamanho do mark up depende da elasticidade da DEMANDA. Existem várias formas de calcular o mark up, mas acho mais fácil considerar sempre pelo índice de Lerner. Assim:
L = 1/EPD
B) Incorreta. Um monopolista não é eficiente no sentido de Pareto, já que o monopolista cobra um preço acima do custo marginal (se P fosse igual ao Cmg, teríamos um mercado competitivo, que é eficiente).
C) Incorreta. Pelo contrário, o monopolista NUNCA opera onde a demanda é inelástica. Ele opera sempre onde a demanda é elástica, pois é neste ponto onde ele consegue maximizar o lucro (quando a demanda é elástica, o monopolista consegue produzir menos e cobrar preços maiores).
D) Incorreta. A produção ótima ocorre onde o monopolista maximiza o lucro. Isto ocorre quando a receita marginal é igual ao custo marginal.
E) Correta. Perfeito!
Gabarito do Professor: Letra E.