SóProvas


ID
3475714
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Chegou a 527 o número de locais afetados pelas manchas de óleo que desde o final de agosto poluem a costa brasileira. O dado é do último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), divulgado na manhã desta quarta-feira (13/11/2019) com dados compilados até terça (12).


(G1, 13/11/2019. Disponível em: < https://glo.bo/2OAA4eB>. Adaptado)


Em relação ao episódio mencionado na notícia, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • c) o material encontrado nas praias nordestinas seria petróleo bruto originário de três diferentes campos da Venezuela.

     

    Investigação federal

    Segundo órgãos federais, a substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.

    Uma investigação da Polícia Federal aponta que o navio grego Bouboulina é o principal suspeito pelo vazamento. A embarcação carregou 1 milhão de barris de petróleo Merey 16 cru no Porto José, na Venezuela, no dia 15 de julho e zarpou em direção à Malásia, passando pelo litoral da Paraíba no dia 28 de julho. Cerca de um mês depois as primeiras manchas foram registradas em praias do estado. 

    A empresa Delta Tankers, responsável pelo navio, afirma ter provas de que o Bouboulina não tem relação com o incidente. A Delta foi notificada pela Marinha brasileira junto com responsáveis por outras quatro embarcações de bandeira grega.

    Dentre os cinco navios gregos notificados pela Marinha do Brasil na investigação sobre o vazamento de óleo, dois não transportaram petróleo da Venezuela no período de julho até setembro. A Petrobras disse, no último dia 25, que o material encontrado nas praias nordestinas é petróleo bruto originário de três diferentes campos da Venezuela.

     

    (G1, 13/11/2019. Disponível em: < https://glo.bo/2OAA4eB>. Adaptado)

  • a) Segundo a Marinha, as investigações, até o momento, não apontaram um responsável pelo vazamento. Segundo comunicado da Petrobras de outubro de 2019, porém, o óleo que foi encontrado em praias do Nordeste brasileiro era proveniente de três campos da Venezuela. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Segundo suspeitas que ainda não foram confirmadas, o óleo estaria sendo transportado por um navio grego. ITEM INCORRETO.

    e) Segundo suspeitas que ainda não foram confirmadas, o óleo estaria sendo transportado por um navio grego. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • A)segundo órgãos federais, são várias as substâncias encontradas ao longo da costa brasileira, desta forma, concluíram que não há como determinar uma origem comum. ERRADO, na investigação conduzida pela Petrobras aponta a Venezuela como origem do produto

    B)segundo IBAMA o óleo encontrado nas praias do nordeste teria origem de um campo de exploração de petróleo na Grécia. ERRADO, seria da Venezuela.

    C)o material encontrado nas praias nordestinas seria petróleo bruto originário de três diferentes campos da Venezuela. CORRETO, "Quando a gente fez a análise em mais de 30 amostras, a gente concluiu que era de três campos venezuelanos, era um brent [petróleo cru]. A origem do petróleo é lá", disse o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto.

    D)foi constatou, por órgãos federais, que o óleo encontrado na nas praias do nordeste é oriundo do derramamento de um petroleiro venezuelano durante sua passagem pela costa brasileira. ERRADO, o óleo é de origem venezuelana mas acredita-se ser ".. ao que tudo parece, é um navio que passou por aqui, ou que afundou, a gente não sabe. A Marinha está investigando, isso não cabe à gente investigar",

    E)uma investigação da Polícia Federal aponta que o navio turco Bouboulina é o principal suspeito pelo vazamento. ERRADO, navio Bouboulina é um navio da Petrobras

    Fonte:https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/10/25/petrobras-diz-que-e-praticamente-impossivel-impedir-que-oleo-chegue-as-praias.ghtml