SóProvas


ID
347677
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasília comemorou seu aniversário com uma superfesta. A cinquentona planejada por Lúcio Costa é hoje uma metrópole que oferece alta qualidade de vida.

(Fonte: O Globo, 21/04/2010, com adaptações)

Na notícia do jornal, as palavras “superfesta” e “cinquentona” exemplificam, respectivamente, casos de formação de palavras por

Alternativas
Comentários
  • superfesta = Derivação Prefixal (ou por prefixação, é o acréscimo de prefixo ao radical).
    cinquentona = Derivação Sufixal (ou por sufixação, é o acréscimo de sufixo ao radical).
  • Derivação prefixal ( ou prefixação) - Resulta do acrescimo de prefixo à palavra primitiva, que tem seu significado alterado; no caso de superfesta a palavra primitiva é FESTA. Vejamos alguns verbos derivados de pôr:
    repor, dispor,contrapor,compor,indispor,recompor e decompor
    .
    Derivação sufixal (ou sufixação) - Resulta do acrescimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significadoou mudança de classe gramatical. Em unhada,por exemplo,houve modificação de significado: o acréscimo do sufixo trouxe a noção de "golpe',"ataque feito com a unha", ou mesmo a ideia de "ferimento provocado pela unha".já em alfabetização, o sufixo -ção transforma em substantivo o verbo alfabetizar.Esse verbo,por sua vez,já resulta do substantivo alfabeto pelo acréscimo do sufixo -IZAR.   
  • Gente, alguém pode ajudar?

    Por que superfesta não é aglutinação????

    Conceito de justaposição: Nes te tipo de composição não há a perda de elementos estruturais e fonéticos nos radicais (normalmente separados por hífen): pontapé (ponta + pé), vaiveém (vai+vem), etc.

    Fonte: A Gramática; Pestana.  

    (se alguém souber, deixem um recado em meu mural, por favor!)
  • letra : D)  prefixação(superfesta)     e     sufixação(superfesta).

  • 1.Hibridismo= palavras formadas por elementos pertencentes a línguas diferentes. Ex.:burocracia (buro – francês / cracia – grego); sociologia (socio – latim / logia– grego); surfista (surf – inglês / ista – grego)

    2.Neologismo= o fato de as pessoas atribuírem a determinadas palavras outros significados,diferentes do convencional, sem que para isso haja nenhum processo formal.

    · Ex.: O chefe ficou uma arara quando soubedos últimos acontecimentos.

    · Ex2.: Não sei como aquela garota se presta aeste papelão.

    3.Justaposição= quando elementos da combinação nãosofrem alteração fonética ou gráfica. Ex.: bem-me-quer, pontapé, pé-de-moleque,girassol.

    4.Aglutinação= quando um dos elementos da combinação sofre alteração fonética ou gráfica.Ex.: água + ardente = aguardente; vinho + acre = vinagre; filho +de + algo = fidalgo; em + boa + hora = embora

    5.Composição= processo que forma palavras compostas, a partir da junção de dois ou maisradicais. Existem dois tipos: composição por justaposição e por aglutinação.

  • 6.Derivação = manifesta-se das seguintes formas:

    a) Prefixal (prefixação)

    b) Sufixal (sufixação).

    c) Prefixal e sufixal = acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo ao radical. Ex.: desigualdade, infelizmente, desvalorização.

    d) Parassintética = acréscimo de prefixo e sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou outro. Dá origem principalmente a verbos. Ex.: abençoaramanheceramaldiçoarenrijecerenlouquecerentristecer.

    e) Regressiva = retirada da parte final de uma palavra primitiva, obtendo-se uma palavra derivada. Formação de substantivos a partir de verbos que indicam uma ação. Ex.: alcançar - alcance; ajudar – ajuda; beijar – beijo; chorar – choro; perder – perda.

    f) Imprópria (Conversão) = quando uma palavra, sem sofrer acréscimos, muda de classe gramatical.

    · Ex.: O jantar está servido (substantivo)

    · Ex2.: Todos estão se preparando para jantar (verbo)

    7.Prefixação = acréscimo de prefixo à palavra primitiva, cujo resultado implica na alteração de sentido. Ex.: desleal, dispor, infeliz, desfazer.

    8.Sufixação = acréscimo de sufixo a uma palavra primitiva. Ex.: terraço, pedraria, felizmente.

    9.Conversão = equivalente à derivação imprópria.

    10.Regressão = equivalente à derivação regressiva.

    http://www.infopedia.pt/$aglutinacao-(gramatica);jsessionid=L7bkpQPEMnDb4owuY6kyVw__

    http://www.portugues.com.br/gramatica

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf6.php

    http://www.brasilescola.com/gramatica/derivacao.htm


  • Lorrayne Carvalho: Por que a palavra superfesta não foi dada como formada pelo processo de aglutinação? Porque para que a palavra seja formada pelo processo de aglutinação é necessário que a composição sonora seja rompida, ou seja, exista perda fonética. Ex: vinagre=vinho+acre; embora = em+boa+hora... Espero ter ajudado, bons estudos! :)

  • porque superfesta não pode ser uma composição por justaposição?

  • Camila, superfesta, o super é derivação por prefixação (assim como hiper, mega, ultra). Já a composição por justaposição, temos que ter 2 radicais que formam 1 palavra. E o super não é radical e sim derivação por prefixação.


    Bons estudos !

  • pensei que superfesta fosse justaposição

  • d) prefixação e sufixação.