SóProvas


ID
3482764
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Apesar de criticada, a teoria dos dois fatores de Herzberg influenciou, em boa medida, a prática administrativa e refletiu em

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos Dois Fatores (bifatorial) – Herzberg

    Para Herzberg, a motivação depende do trabalho em si e não dos incentivos que os empresários possam dar aos funcionários, para Herzberg não são todas as necessidades que motivam, pois algumas apenas evitam a não-satisfação.

    Herzberg classifica a motivação em duas categorias:

    Fatores de Higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação; giram em torno do “CONTEXTO DO CARGO”: como a pessoa se sente em relação à empresa, as condições de trabalho, salários, prêmios, benefícios, vida pessoal, status, relacionamentos interpessoais;

    Fatores de Motivação (intrínsecos): são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o “CONTEÚDO DO CARGO”: como a pessoa se sente em relação ao cargo: o trabalho em si, realização pessoal, reconhecimento, responsabilidades. O funcionário que está motivado tem um gerador interno e executa a tarefa pôr ela mesma, pela realização, o reconhecimento, a responsabilidade e progresso.

    Dentro do ponto de vista desta teoria, a chave da motivação se encontra na reestruturação dos cargos, tornando-os mais desafiadores e gratificantes, elementos estes, que foram tirados dos mesmos pela excessiva especialização. Para o autor, a insatisfação não é o mesmo que a não satisfação, uma vez que pode não estar insatisfeito, mas ao mesmo tempo, pode-se também não estar satisfeito.

  • Subjetividade total. Pelo menos 3 dessas alternativas poderiam ser o gabarito.

  • Herzberg definiu o enriquecimento do trabalho como forma de tornar o trabalho mais dinâmico e desafiador, pois o mesmo considerava o trabalho muito repetitivo e sem mudanças.

  • GABARITO C:

    O enriquecimento do trabalho tem a ver com: reconhecimento, com o trabalho em si, possibilidade de crescimento e responsabilidade, ou seja, tudo o que prega a teoria dentro dos fatores motivacionais.

  • A teoria de Herzberg tem sido criticada por não considerar as diferenças individuais na motivação, trabalhando os dados de forma agregada. Outra crítica reside na simplificada relação presumida entre satisfação e produtividade. A pesquisa tentou medir a satisfação, a qual não implica sempre maior produtividade. Contudo, essa teoria influenciou, em boa medida, a prática administrativa e refletiu-se em programas de enriquecimento do trabalho.

    Labuta nossa de cada dia.

  • Ô matéria do cão kkkkkkkkkkkkk