SóProvas


ID
3483490
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As Boas Coisas da Vida

Rubem Braga


Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fiz esta pequena lista:


- Esbarrar às vezes com certas comidas da infância, por exemplo: aipim cozido, ainda quente, com melado de cana que vem numa garrafa cuja rolha é um sabugo de milho. O sabugo dará um certo gosto ao melado? Dá: gosto de infância, de tarde na fazenda.


- Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem.


- Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito – e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.


- Ler pela primeira vez um poema realmente bom. Ou um pedaço de prosa, daqueles que dão inveja na gente e vontade de reler.


- Aquele momento em que você sente que de um velho amor ficou uma grande amizade – ou que uma grande amizade está virando, de repente, amor. - Sentir que você deixou de gostar de uma mulher que, afinal, para você, era apenas aflição de espírito e frustração da carne – essa amaldiçoada.

- Viajar, partir…

- Voltar.


- Quando se vive na Europa, voltar para Paris, quando se vive no Brasil, voltar para o Rio.

- Pensar que, por pior que estejam as coisas, há sempre uma solução, a morte – o assim chamado descanso eterno.


Texto adaptado de BRAGA, R., As Boas Coisas da Vida, 1988.

"... e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro."

Na oração em destaque, tem-se uma voz passiva. Ela está reescrita, corretamente, na voz ativa, em:

Alternativas
Comentários
  • PARA QUEM NÃO E ASSINANTE.....

    RESPOSTA LETRA A

  • O paciente "serventes de pedreiro" na voz passiva precisa passar para a voz ativa como agente da ação verbal:

    "Os serventes de pedreiro aplaudiram ele" utilizando a colocação pronomina ênclise "-no" por ser pedida pelor verbo com fonema nasal "am":

    "Os serventes de pedreiro aplaudiram-no"

  • A ibade é nossaaa...!!!

    Você jamais desistirá.....

  • "ser aplaudido" o verbo "ser" está no infinitivo, quando passado para voz ativa, deverá manter-se o sentido de presente para o excerto.

    Gabarito letra A!

  • A dúvida mortal está entre as letras A e C

    A) ...aplaudirem-no

    C) ...o aplaudiram

    Em primeiro momento observei que não existe uma justificativa para ênclise obrigatória, como os colegas estão apontando, assim tanto a ênclise quanto a próclise são aceitas.

    Em um segundo momento vi que o mesmo verbo está conjugado diferentemente em ambas as alternativas. O item A está conjugado na terceira pessoa do infinitivo pessoal, já o item C está no pretérito do indicativo.

    Olhando a frase original "ser aplaudido" vemos que trata-se de uma voz passiva analítica cujo verbo auxiliar está no infinitivo. Convertendo à voz ativa teríamos "aplaudirEm" e não "aplaudirAm". Caso a frase original fosse "foi aplaudido" ai seria a letra C.

  • Fui na c e até dancei achando q era free win

  • - Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito – e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.

    A assertiva C está incorreta, pois não respeita o tempo verbal da oração originária e também a colocação pronominal do objeto direto que é um pronome átono, não há palavra atrativa aqui.

    ele fazer muitas coisas tananaa E os serventes de pedreiro aplaudirem ele (objeto direito pronome utilizado O); por ser a desinência verbal nasal a utilização correta do pronome é no, na em posição enclítica.

    e os serventes de pedreiro aplaudirEm-no.

  • Verbo aplaudir: VTD.

    Agente da passiva: Pelos serventes de pedreiro.

    Regra 1: Na transposição de voz passiva para ativa, o agente da passiva vira sujeito. E na voz ativa não existe agente da passiva.

    Com esse entendimento podemos desconsiderar as alternativas D e E.

    Regra 2: A ênclise com pronomes oblíquos átonos (o, a, os, as) deve seguir algumas regras, uma delas inclusive foi aplicada na questão.

    Verbos terminados com "m", "n" ou "~": acrescenta-se a letra N ficando: no, na, nos, nas.

    Alguns pronomes exercem o papel de objeto direto, objeto indireto ou até mesmo os dois. Porém, os pronomes (o, a, os, as) podem exercer o papel de objeto direto, e apenas os pronomes (lhe, lhes) podem exercer o papel de objeto indireto.

    Com esse último entendimento, podemos desconsiderar as alternativa B.

    Copiando o comentário do colega Lucas na questão: "ser aplaudido" o verbo "ser" está no infinitivo, quando passado para voz ativa, deverá manter-se o sentido de presente para o excerto.

    Gabarito letra A!

  • Amigos, acredito que há muita gente focando no ponto errado: a chave está na conjugação do verbo.

    Sempre observar o contexto!

    Abraço.