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ID
3484048
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Joaquim da Barra - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão .

Uma história literária do fanatismo

        A palavra “fanático” nem sempre foi um insulto ou uma acusação: até onde se sabe, pode ter começado como uma espécie de elogio. O termo latino fanaticus vem de fanus – um altar ou um santuário. Designava o benfeitor de um templo, ou um indivíduo diretamente inspirado pelos deuses; um mecenas das artes sacras ou um artista invulgarmente talentoso poderiam ser, a sua maneira, fanáticos.
       Cícero, no século I a.C., talvez tenha sido o primeiro a usar a palavra de forma pejorativa – numa de suas orações, o termo vira sinônimo de supersticioso.
       Centenas de anos depois, Voltaire chegou a uma definição mais próxima daquela que usamos hoje. “O fanatismo é uma doença da mente, que se transmite da mesma forma que a varíola”, escreve no Dicionário Filosófico, de 1764. “Não se transmite tanto por livros quanto por discursos e reuniões. Raramente nos sentimos exaltados quando estamos lendo sozinhos, com a mente tranquila e sedada.”
        Não sei até que ponto concordo com a indulgência plenária que Voltaire concede aos livros: poderíamos encher uma razoável biblioteca com obras que inspiraram paixões sangrentas. Mas o iluminista francês parece aproximar-se de uma verdade atemporal ao apontar a natureza gregária e contagiosa do fanatismo. Como uma força da natureza, essa praga mental se propaga pela ânsia exacerbada de unanimidade e pelo horror ao pensamento independente. Um contágio mais propenso a afetar manadas do que eremitas.
(José Francisco Botelho. Veja, 25.04.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa que substitui, respectivamente e de acordo com a norma-padrão de regência, as expressões destacadas nas passagens – a indulgência plenária que Voltaire concede aos livros / Mas o iluminista francês parece aproximar-se de uma verdade atemporal / Um contágio mais propenso a afetar manadas do que eremitas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    outorga aos / achegar-se a / tendente para

  • (A)

    Analise comigo os itens:

    (..) a indulgência plenária que Voltaire concede aos livros / Mas o iluminista francês parece aproximar-se de uma verdade atemporal / Um contágio mais propenso a afetar (...)

    A) ✔ outorga AOS

    Outorga algo a alguém - VTI.

    / achegar-se a

    ✔ Achegar-se a algo= od = Uma verdade

    ✔ / tendente para

    é possível a substituição---tendente para afetar..

    B) ❌ confere nos

    Voltaire CONFERE ALGO (AOS) LIVROS E NÃO NOS LIVROS

    ❌  inclinado em

    INCLINA-SE A ALGO E NÃO EM ALGO.

    C) ❌ outorga nos

    Outorga algo = OD- a alguém - OI .

    ❌  avizinhar-se em

    Avizinhar-se a algo.

    D) Segue a mesma lógica apresentada

    E) segue a mesma lógica apresentada

    Bons estudos!

  • GAB. A

    outorga aos / achegar-se a / tendente para