SóProvas


ID
3485500
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre a Organização:


I. O ambiente operacional envolve os fatores que estão dentro da organização, como, por exemplo, os trabalhadores e as máquinas.

II. Na administração contemporânea, o bom gestor da alta cúpula é aquele que tem atuação operacional intensa, ficando distante do nível estratégico.

III. A estrutura organizacional depende da criação de vínculos hierárquicos.


É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C.

  • Caraca. Pq a I está errada Num sei pra que pago assinatura.... 90% das questões não têm resposta, é osso viu. Daí eu peço para colocarem comentário de professor mas até responder eu já tô em outra. Preciso do comentário agr não pra daqui 1 mês

  • Qual o erro do item I?

  • Gabarito (C)

    Assertiva I: I. O ambiente operacional envolve os fatores que estão dentro da organização, como, por exemplo, os trabalhadores e as máquinas.

    Justificativa: O Ambiente Operacional é definido como o conjunto de componentes externos objetivos, de forma que a organização interage diretamente à partir de transações de fluxo. Clientes, fornecedores , concorrentes , grupos reguladores , grupos de interesses especiais estão englobados neste ambiente.

    Pessoal, essa foi a justificativa que achei.

    Fonte: https://admconecta.wordpress.com/tag/ambiente-operacional/

  • Na alternativa I - seria Ambiente Interno....

    Os ambientes organizacionais podem ser classificados em 3 tipos:

    Ambiente Geral: É o “macro ambiente”. É composto por participantes que não sofrem interferência da organização, mas que influenciam a organização de maneira indireta. Exemplos: economia, política, tecnologia e demografia.

    Ambiente Operacional: Também chamado de ambiente competitivo, setorial, ou imediato, é formado por componentes que influenciam a organização de maneira direta. São os participantes que estão mais “próximos” da organização. Exemplos: clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras.

    Ambiente Interno: É composto pelos elementos internos da organização. Exemplos: funcionários, administradores, equipamentos, estrutura física e cultura organizacional.

  • Discordo do gabarito do item III. Ora, se considerarmos "Estruturas Organizacionais" de forma genérica, veja que a questão não amarra o conceito, podemos identificar os tipos formal e informal, sendo que na informal não há que se falar em vínculos hierárquicos, pois ela não é planejada, estruturada, pensada, porquanto surge espontaneamente.

  • kkAté eu que curso Administração fui cegamente no item 1

  • I. O Ambiente Operacional é parte do ambiente externo que pode agregar no alcance dos objetivos da organização, os componentes que podem influenciar positivamente ou negativamente são os fornecedores, clientes e concorrente

    III. Correto, pois todas as áreas da organização devem estar sincronizadas.

  • I errado???? Caso fosse envolvem os fatores que estão dentro da organização , aí tudo bem...

  • Acho que o gabarito é D.

    Os itens I e II, todos sabemos que estão errados, mas sobre o item III, além do comentário do colega acima que levou em consideração a estrutura organizacional informal, existem as estruturas EM REDE, em que não se cabe falar em hierarquia.

  • No item 3: mas a estrutura organizacional em rede, por exemplo, não possui vínculos hierárquicos, então como pode ser considerado verdadeiro esse item?

  • Ambiente Operacional: Também chamado de ambiente competitivo, setorial, ou imediato, é formado por componentes que influenciam a organização de maneira direta. São os participantes que estão mais “próximos” da organização. Exemplos: clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras

    O ambiente INTERNO e NÃO OPERACIONAL envolve os fatores que estão dentro da organização, como, por exemplo, os trabalhadores e as máquinas.

    Ambiente Geral: É o “macro ambiente”. É composto por participantes que não sofrem interferência da organização, mas que influenciam a organização de maneira indireta. Exemplos: economia, política, tecnologia e demografia.