-
Carlos é médico uma sentença verdadeira.
Carlos é pediatra uma sentença falsa.
Carlos é médico, portanto não é pediatra.
-----------V--------------------------V--------=V
GAB.C
-
qual conectivo lógico seria a palavra PORTANTO?
conjunção ou disjunção inclusiva?
note que tanto com a conjunção: V ^ V --->V
ou com a disjunção inclusiva: V v V --->V
Se alguém souber me responder, obrigado
-
Oi Filipe, achei isso ali abaixo. Pelo que entendi não é um conetivo lógico específico, mas sim um conteúdo do raciocínio lógico que se usa dedução. veja abaixo:
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
- Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar os matemáticos com este tipo de raciocínio.
- Indução é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio.
- Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives.
- fonte: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/4080-racioc%C3%ADnio-l%C3%B3gico