SóProvas


ID
3488746
Banca
FUNDATEC
Órgão
CREMERS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os critérios de classificação das constituições formulados por Alexandre de Moraes, em sua obra Direito Constitucional, analise as seguintes assertivas:


I. A constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito dominante.

II. As constituições promulgadas são aquelas elaboradas e estabelecidas sem a participação popular, por meio de imposição do poder da época.

III. A constituição brasileira atual pode ser classificada como semiflexível.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Quanto a elaboração

    -Dogmática: É aquela elaborada por um órgão constituinte, consolidando o pensamento que determinada sociedade possui naquele momento, por isso necessariamente escrita, pois precisa esclarecer situações que ainda não estão "maduras".

    -Histórica: Surge ao longo do tempo Dessa forma não precisa ser escrita, pois possui fundamentos já solidificados.

    fonte: Constituição Federal anotada- Vitor Cruz

  • Gab: A, Apenas I.

    I. A constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito dominante.

    II. As constituições promulgadas são aquelas elaboradas e estabelecidas sem a participação popular, por meio de imposição do poder da época. [o conceito da assertiva nos remete à Constituição outorgada] [promulgada: origem - resulta do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita pelo povo, para, em nome dele, atuar, nascendo, portanto, da deliberação popular legítima]

    III. A constituição brasileira atual pode ser classificada como semiflexível. [mutabilidade - rígida, uma vez que o processo de alteração, art. 60, §2º, é mais rigoroso do que o processo de elaboração das leis ordinárias, art. 47; princípio da supremacia da Constituição]

  • No tocante ao item III:

    É importante frisar que Alexandre de Moraes, doutrina solicitada para resolução da questão, classifica a CF/88 como sendo super-rígida, considerando que uma parte poderá ser alterada por um processo mais dificultoso e outra é imutável (cláusulas pétreas).

    A doutrina majoritária sustenta que a CF/88 é RÍGIDA.

  • A constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito dominante.

    As constituições outorgadas são aquelas elaboradas e estabelecidas sem a participação popular, por meio de imposição do poder da época.

    A constituição brasileira atual pode ser classificada como rígida.

  • A questão exige conhecimento acerca da teoria da constituição. Vejamos as assertivas comentadas:

    I- Correta. Dogmática pertence à classificação quanto ao modo de elaboração da constituição. Vejamos:

    DOGMÁTICA = são sempre escritas (forma) e elaboradas segundo ideias fundamentais do Direito vigentes à época.

    HISTÓRICA = são resultado de uma lenta formação histórica.

    II- Incorreta. Esse é o conceito de constituição outorgada.

    Vejamos as classificações quanto à origem da constituição:

    PROMULGADA (OU POPULAR OU DEMOCRÁTICA) = são produzidas com participação popular, são características de regimes democráticos. Ex: Constituição de 1988 (atual).

    OUTORGADA = são impostas, decorre de um ato unilateral de pessoa ou grupo político. Ex: Constituição de 1824, do período imperial.

    III- Incorreta. A CF/1988 é classificada como rígida.

    Vejamos as classificações quanto à estabilidade da constituição:

    RÍGIDA = para alteração de seus dispositivos é necessário processo legislativo especial. Ex: Constituição de 1988 (atual).

    SEMIRRÍGIDA (ou semiflexível) = para uma parte da constituição utiliza-se um procedimento mais simples e para outra parte um procedimento legislativo mais difícil. Ex: Constituição de 1824.

    FLEXÍVEL = permite a alteração de seus dispositivos pelo mesmo processo legislativo que a constituiu. Ex: Constituição Inglesa.

    E, agora, as alternativas comentadas, lembrando que a questão pede as assertivas Corretas:

    a) Correta.

    b) Incorreta. Apenas I.

    c) Incorreta. Apenas I.

    d) Incorreta. Apenas I.

    e) Incorreta. Apenas I.

  • Gab.: A.

    II - Consituições PROMULGADAS "possuem" a participação popular;

    III - a Constituição atual é RÍGIDA, conforme sustenta a doutrina majoritária.

  • Quanto ao modo de elaboração

    Dogmática: feita por um órgão constituinte que reuniu os dogmas de estruturação do Estado em um único documento.

    Histórica: fruto da lenta evolução histórica de um povo, por isso encontrada em variados documentos.

  • Vejamos cada um dos itens:

    - item I: correto. A Constituição dogmática é um documento necessariamente escrito, elaborado por um órgão competente, em uma ocasião determinada, retratando os valores e princípios em vigor na sociedade naquele período.

    - item II: incorreto. A Constituição promulgada (democrática ou popular) tem seu texto elaborado com a participação do povo, de modo direto ou indireto (por meio de representantes eleitos). A Constituição outorgada, por sua vez, é feita sem qualquer resquício de participação popular, mas resulta de um ato unilateral do governante.

    - item III: incorreto. A Constituição Federal de 1988 é um exemplo de Constituição rígida, pois exige um procedimento mais severo e rigoroso para a aprovação de suas emendas constitucionais (art. 60, CF/88).

    A alternativa ‘a’, portanto, é o nosso gabarito, já que somente o item I está correto.