O gabarito é o item B.
Analisando os erros:
Item I - Como qualquer instrumento estratégico, o BM é uma forma de decisão e atividade sob orientação de médio e longo prazo.
Item III- Analisando o conceito de BM funcional:
"Benchmarking Funcional
O benchmarking funcional é a forma mais utilizada, pois não há necessidade de comparar-se com um concorrente direto. As empresas investigadas, geralmente são de ramos distintos, que adotam técnicas interessantes em atividades especificas, que possam ser colocado em prática na empresa do investigador, como por exemplo embalagem, faturamento ou controle de estoques.
O processo de um benchmarking funcional poderá ser altamente produtivo, pois possibilita que a troca de informações se dá de maneira mais fácil, não tendo problemas com a confiabilidade das informações, pois as empresas envolvidas não disputam o mesmo mercado."
A leitura do conceito acima torna clara a idéia de que pode-se realizar o BM entre empresas de setores distintos, o que tornaira o item III errado.
I. O benchmarking é uma atividade de {curto prazo} para evitar defasagem de dados. ==> ERRADO!
O BENCHMARKING É UMA FERRAMENTA PARA "COPIAR" AS MELHORES PRÁTICAS DOS OUTROS (é o famoso copião ou invejoso como quiser!). Pensando assim fica fácil entender que demora um certo tempo até eu conseguir o mesmo grau de excelência de quem eu copio alguma coisa não é?. Imagina uma quitanda com 5 funcionários fazendo benchmarking com o Pão de Açúcar! Tipo uma mega quitanda bem chulezenta querendo se aprimorar! Imagina o processo de ter que treinar todo mundo novamente para fazer as coisas de uma forma diferente! Uma coisa é ver como é feito e outra é fazer como o outro faz. (benchmarking é para ==> médio e longo prazo por isso, principalmente quando envolver processos complexos)
II. O benchmarking enfatiza, como pressuposto, o aspecto processual.(CERTO)
Sim e é fácil entender porque. É só você pensar que a primeira pergunta que se faz num Benchmarking é: Mas como é feito? Qual é o processo que leva a este resultado? Processo é o meio pelo qual se agrega valor o um determinado resultado produtivo. Por isso não basta saber o que os outros fazem de bom, é preciso saber, antes de tudo, como os outros fazem o que fazem quando fazem o que fazem!
III. O benchmarking é aplicado {somente} entre organizações do mesmo setor de atuação, sob pena de análises enviesadas.(ERRADA).
Não! Ele pode ser feito até entre departamentos ou tomando por base a "quitanda do Zé". Vale tudo, só não vale coisa que não agrega valor e nem gera resultados!