SóProvas


ID
349147
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam exemplo de comunicação eficaz, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Ruídos na Comunicação

    O processo de comunicação nunca é perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo, no qual são denominados ruídos. Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem.

    No entanto, uma comunicação sem ruído (pode haver ruído e a comunicação ser eficaz), é eficiente, mais não poderemos afirmar a eficácia da mesma!

    até mais!

     
  • O erro do item C está em associar o ruído da comunicação ao canal (forma visual, sonora, escrita, etc). O ruído ocorre na mensagem, no equívoco do significante usado pelo emissor ou na incorreta captação da informação por parte do receptor.
  • Também pode haver rúidos no canal - como problemas de sintonia em TV - que prejudicam a comunicação. 
  • o erro e dizer que o canal nao tem ruido, pois nao existe cmunicaçao livre de ruido
  • A letra C trata de uma comunicação eficiente e não eficaz.

  • Na verdade, somente o último colega está certo.

    Comunicação Eficiente: 
    O emissor fala bem, transmissor fala bem, O canal tem pouco ruído, O receptor funciona bem, O destinatário ouve bem e Não há ruídos ou interferências internas ou externas

    Comunicação Eficaz: A mensagem é clara e objetiva,page114image75016 page114image75216O significado é consoante, page114image77264O destinatário compreende a mensagem, A comunicação é completada, A mensagem torna-se comum e  page114image83032O destinatário fornece retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada.

    Logo, a alternativa C é a única que corresponde a comunicação eficiente, e não eficaz.page114image105056
  • Ao  analisarmos  a  questão,  podemos  perceber  que  a  consistência  do significado,  as  consequências  da  comunicação,  a  retroação  e  a  comunicação completa relacionam-se, de algum modo, com a eficácia. O  ruído  refere-se  à  eficiência  da  comunicação.  É  possível  haver  ruído  e  a eficácia ocorrer.
  • Concordo com a exposição acima e adiciono que nao basta o canal nao possuir ruído. Somente isso nao garante que a comunicação seja eficaz. Acima de tudo o canal deve ser o adequado a transmissão da mensagem.
  • c) O canal de comunicação não tem ruído.  ERRADO

    " Não existe comunicação sem algum tipo de ruído.  Esse elemento, mesmo que não prejudique demais a comunicação, sempre está presente em algum nível. "  Livro: Adm Geral para Concursos - Prof. Rodrigo Rennó - pág. 200.

  • concordo com relação a alternativa c, porém a letra b para mim não apresenta nenhuma motivo para ser considerada eficaz, pois ela da interpretação para duas possibilidades e não vi sentido em falar que seja eficaz....que tipo de consequência ela pode ter.......eu entraria com recurso nessa questão

  • As provas de Administração geral são feitas por reles professores que aquecem suas cadeiras o dia inteiro ficando lá sentado. A quem interessar, não se preocupem em entender a maioria das questões relativas a tal disciplinas. Eu estou desaprendendo tudo o que acumulei de conhecimentos em administração de empresas, tanto na prática quanto na teoria, em quase vinte anos como gestor de grandes empresas com esta disciplina que é explicada por "mestres" que nunca, absolutamente nunca sequer passaram perto de uma organização empresarial.

  • Gab.: C

    No entanto, a alternativa B, no minimo, abre brecha para interpretação dúbia, as consequencias podem ser favoráveis a mensagem transmitida (eficácia) ou desfavoráveis (ineficácia).

  • uma comunicação eficaz não precisa ser necessariamente sem ruídos , ela só pecisa chegar ao destinatário e o destinatário entende-la.

  • Eu pensei: Emissor--> canal--> mensagem--> receptor. Eficácia diz respeito aos resultados.. aos fins.. se o canal ta no meio do processo. Nao a que se falar em eficácia... foi assim que interpretei essa questão... não sei se foi o melhor jeito, só sei que acertei...
  • Coméntários do professor seria de boa ajuda, para não ficarmos quebrando cabeça aff. Mas estou gostando dos comentários de vcs, ajuda bastante. 

  • QUE CILADA

  • Meu deus, que questão horrível...

    Não é possível que o erro seja simplesmente porque se afirma que o canal de comunicação nunca é livre de ruído. Que maneira mais tosca de se cobrar este conhecimento.

    Me parece uma explicação muito simplista para a questão, duvido que alguem justificaria esta resposta dessa forma sem antes ter certeza do gabarito final.

    Quanto a diferença entre comunicação eficiente e eficaz, também não me convence. Qual autor ou fonte dessa distinção?

    Ainda fico com a alternativa B, pois do jeito que está exposto não há como saber se as consequências da comunicação foram positivas ou negativas, sendo assim, como afirmar que a comunicação foi eficaz? Tenho certeza de que se este fosse o gabarito apontado como correto, essa justificativa seria mais do que suficiente para a questão e quase ninguém questionaria.

  • Que questão mais mal elaborada e sem sentido!!

  • A letra C trata do tipo de comunicação Eficiente não Eficaz.

    Tipos de Comunicação:

    Eficiente:

    - Uso mínimo de tempo e recursos.

    - Pouco ou nenhum ruído.

    Eficaz ou Efetiva:

    - Mensagem é completamente compreendida, independente de tempo ou recurso.

  • Porque  a alternativa B está errada? 

  • A letra B não está errada. Ela só não se refere a eficácia e sim eficiência. Não importa as consequências o que importa é se a mesagem foi transmitida. Se foi correta ou errada a interpretação tem relação com a eficiência, ou seja, a "C" é a única que não temos certeza se a mensagem chegou ao receptor. E respondendo ao colega, pode sim não haver ruídos.

    Para Chiavenato Administração nos novos tempos 3ª ed pag 407. A eficência está relacionada com os meios utilizados para a comunicação, enquanto a eficácia está relacionada ao objetivo de transmitir uma mensagem com significado. 

  • https://books.google.com.br/books?id=go-2Ea1O1dQC&pg=PA422&lpg=PA422&dq=comunica%C3%A7%C3%A3o+eficiente+e+eficaz+destinat%C3%A1rio+fornece+retroa%C3%A7%C3%A3o+ao+emissor.&source=bl&ots=Xmk6HpQItc&sig=nDPNx53254Sdajf2QMohExR9peQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiHts2txN7cAhUFfpAKHf5aBsEQ6AEwA3oECAcQAQ#v=onepage&q&f=false

     

    Pág: 422

  • LETRA C 

     a) O significado da mensagem é consistente. A COMUNICAÇÃO FOI REALIZADA, ENTÃO FOI EFICAZ

     b) Há consequências após a comunicação. A COMUNICAÇÃO FOI REALIZADA, ENTÃO FOI EFICAZ

     c) O canal de comunicação não tem ruído. A EXISTÊNCIA DO RUÍDO PODE FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA MAIS OU MENOS EFICIENTE.

     d) O destinatário fornece retroação ao emissor. A COMUNICAÇÃO FOI REALIZADA, ENTÃO FOI EFICAZ

     e) A comunicação é totalmente completada. A COMUNICAÇÃO FOI REALIZADA, ENTÃO FOI EFICAZ

     

  • Gabarito: c

    --

    Comentando a letra c.

    Todo processo de comunicação tem ruído. Porém, a influência deste pode ser alta ou baixa.

  • O que me fez responder esta questão foi recordar do Professor Marco Ferrari de Adm dizendo nas aulas do YouTube, que todo canal, qualquer que seja, vai possuir RUÍDO, mesmo que não possamos perceber.

    Gabarito: C

  • Olá! Segundo Professor Rodrigo Rennó, O canal de comunicação não tem ruído, está relacionado a comunicação eficiente.

  • O erro não é esse

  • O erro não é esse

  • Segundo Chiavenato, o processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está relacionada com os meios utilizados pela comunicação. A eficácia está́ relacionada com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.

    Vamos as diferenças entre a comunicação eficiente e comunicação eficaz descritas na obra do autor:

    Comunicação eficiente: O emissor fala bem, o transmissor funciona bem, o canal não tem ruído, o canal é o meio mais apropriado, a mensagem é calara, objetiva e unívoca, o receptor funciona bem, não há ruídos ou interferências internas ou externas, o relacionamento entre emissor e destinatário é bom.

    Comunicação eficaz: A mensagem é clara, objetiva e unívoca, o significado é consoante e consistente (alternativa a), o destinatário compreende a mensagem, a comunicação é totalmente completada (alternativa e), a mensagem torna-se comum a ambas as partes, o destinatário fornece retroação ao emissor (alternativa d), indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada, o significado da mensagem é o mesmo para o emissor e para o destinatário, a mensagem transmitida produz alguma consequência (alternativa b).

    Conforme exposto, podemos perceber que “o canal não ter ruído” (alternativa C) é característica de uma comunicação eficiente, todas as outras são características de comunicação eficaz.

    GABARITO: C

  • Acredito que a LETRA C está errada porque há consenso de que não existe canal de comunicação sem ruído. Na prática isso é impossível.