-
A Teoria Situacional surgiu diante da necessidade de um modelo significativo na área de liderança, onde defini-se a maturidade como a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Portanto, entende-se como Liderança Situacional o líder que comporta-se de um determinado modo ao tratar individualmente os membros do seu grupo e de outro quando se dirigirem a este como um todo, dependendo do nível de maturidade das pessoas que o mesmo deseja influenciar.
A Liderança Situacional não só sugere o estilo de liderança de alta probabilidade para os vários níveis de maturidade, como indica a probabilidade de sucesso das outras configurações de estilo, se o líder não for capaz de adotar o estilo desejável. Estes conceitos são válidos em qualquer situação em que alguém pretende influenciar o comportamento de outras pessoas. Num contexto geral, ela pode ser aplicada em qualquer tipo organizacional, quer se trate de uma organização empresarial, educacional, governamental ou militar e até mesmo na vida familiar.
Na Teoria Situacional existem quatro estilos de liderança: “Determinar”, “Persuadir”, “Compartilhar” e “Delegar”. Estes estilos resumem uma combinação de comportamento de tarefa e de relacionamento, estabelecendo objetivos e definindo os papéis das pessoas que são dirigidas pelo líder.
TODAS CERTAS
-
Em que lugar conseguiram os colegas fundamentar esses dois itens???
I. A maturidade dos liderados é medida pelo componente maturidade psicológica.
II. A maturidade dos liderados é medida pelo componente maturidade para o trabalho.
-
Modelo Situacional de Hershey e Blanchard
Baseia-se na interação de duas variáveis:
1. Comportamento do líder (orientação para as tarefas e orientação para o relacionamento)
2. Maturidade dos subordinados.
Constata-se que à medida que os subordinados vão atingindo mais altos níveis de maturidade, o líder responde não só com redução de controlo sobre as atividades, mas também diminuindo o grau de comportamento de relação.
NÍVEL DE MATURIDADE M1 Nível de maturidade baixo, os subordinados são incapazes e não têm vontade de assumir responsabilidades. M2 Os subordinados mostram alguma vontade, mas não se sentem preparados para assumir responsabilidades. M3 Os subordinados são capazes, mas não estão dispostos a assumir responsabilidades. M4 Os subordinados são capazes e querem assumir responsabilidades. ESTILO FOCO SITUAÇÃO DIRIGIR TAREFA
(o quê, como e quando fazer,
supervisionar e acompanhar) O funcionário é incapaz mas é motivado. ORIENTAR TAREFA E RELACIONAMENTO
(encorajar) O funcionário é incapaz e desmotivado. APOIAR RELACIONAMENTO
(apoiar e dar feedback) O funcionário é proficiente em determinada tarefa, mas ainda depende de apoio motivacional. DELEGAR DESPREOCUPADO COM FOCO O funcionário se mostra motivado e capaz de realizar a tarefa.
-
Clareando: A maturidade dos liderados é definida como "a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento". Este conceito inclue duas dimensões, a saber: maturidade de trabalho (capacidade) e maturidade psicológica (disposição). A maturidade de trabalho "está relacionada com a capacidade de fazer alguma coisa. Refere-se ao conhecimento e capacidade técnica" e a maturidade psicológica "refere-se à disposição ou motivação para fazer alguma coisa. Diz respeito à confiança em si mesmo a ao empenho".
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672005000100006
-
LETRA E
A liderança situacional depende de cada situação e das maturidades psicológicas e para o trabalho dos liderados.
-
III. A liderança bem-sucedida só pode ser alcançada por meio de um estilo adequado a cada situação. -- correto
O estilo de liderança tem que se ajustar à situação.
Com relacão às duas primeiras assertivas:
I. A maturidade dos liderados é medida pelo componente maturidade psicológica. -- correto
II. A maturidade dos liderados é medida pelo componente maturidade para o trabalho. -- correto
Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante, a maturidade dos subordinados. Segundo os autores a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.
Maturidade é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do seu próprio comportamento, e divide-se em duas componentes: a maturidade no trabalho e a maturidade psicológica.
• Maturidade no trabalho refere-se à capacidade em termos de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho. É avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; 4. muita maturidade.
• Maturidade psicológica refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação. É também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; 4. geralmente.
Ler mais: http://dinamicasecoaching.webnode.pt/lideran%C3%A7a/teorias-situacionais-ou contingencias/lideran%C3%A7a%20situacional%20(hersey%20e%20blanchard)/
-
Comentário:
I – Correto. As variáveis levadas em conta na Abordagem situacional são: o próprio líder, a maturidade dos subordinados e o contexto organizacional, incluindo a estrutura das tarefas realizadas. Assim, a maturidade do subordinado pode ser dividida em maturidade psicológica e maturidade para o trabalho, como demonstrado abaixo:
Assim, os itens I e II estão corretos. Além disso, a abordagem situacional da liderança (a qual é requerida no enunciado) afirma que o líder deve escolher seu estilo de liderança a depender da situação no caso concreto, ou seja, a depender do contexto em que se encontre. Portanto, o item III também está correto.
Gabarito: E