SóProvas


ID
349168
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os indicadores de produtividade, tanto no âmbito da administração privada quanto no da administração pública, devem respeitar certos atributos gerais em sua concepção.

A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde ao atributo de economia.

Alternativas
Comentários
  • Economia – o indicador não deve requerer tempo demasiado na busca de dados, pesquisando ou aguardando novos métodos de coleta. Os benefícios trazidos com os indicadores devem ser maiores que os custos incorridos na medição.  
  • Complementando o comentário do colega Ricardo..
    Letra A. Estabilidade – garantia de que é gerado em rotinas de processo e permanece ao longo do tempo, permitindo a formação de série histórica
    GABARITO Letra B. Economia – não deve ser gasto tempo demais procurando dados, muito menos pesquisando ou aguardando novos métodos de coleta. Os benefícios trazidos com os indicadores devem ser maiores que os custos incorridos na medição. Caso contrário, em pouco tempo a organização estará medindo sua própria falência
    Letra C. Rastreabilidade – facilidade para identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção. Sempre que possível, deve-se transformar os resultados em gráficos para um acompanhamento mais preciso, o que permite a comparação com desempenhos anteriores.
    Letra D. Disponibilidade – facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo, para as pessoas certas e sem distorções, servindo de base para que decisões sejam tomadas. De nada adiantaria informações atrasadas e desatualizadas, embora corretas, ou informações atuais e corretas, mas para a pessoa errada.
    Letra E. Confiabilidade – É fundamental que os dados que dão origem aos indicadores possuam um bom nível de veracidade. É necessário que se aproximem o máximo possível da realidade.
    Lembrando que o conteúdo foi retirado do link postado pelo colega Ricardo em seu comentário.
    Bons estudos!
  • Caio,


    Só pra"corrigir", na letra E, o atributo é PRATICIDADE:

    "O indicador deve realmente funcionar na prática e permitir a tomada de decisões gerenciais".

    Bons estudos.
  • Só uma correção quanto ao comentário do colega Caio.

    LETRA E: refere-se a Praticidade: indicador deve realmente funcionar na prática e permitir a tomada de decisões gerenciais.

    Confiabilidade: a fonte de dados utilizada pelo indicador deve ser confiável, fidedigna.

    Fonte: TCU

  •  a) Garantia de que é gerado em rotinas de processo e permanece ao longo do tempo. Estabilidade

     b) Garantia de que não deve ser gasto tempo demais pesquisando dados ou aguardando novos métodos de coleta. Economicidade

     c) Facilidade para identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção. Rastreabilidade

     d) Facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo, para as pessoas certas e sem distorções. Disponibilidade

     e) Garantia de que realmente funciona na prática e permite a tomada de decisões gerenciais. Praticidade