SóProvas


ID
3494935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto 19A1AAA

    O titânio, um metal de transição do “bloco d” da tabela periódica, é bastante empregado em ligas metálicas devido a sua elevada resistência mecânica e baixa tendência à corrosão, além da baixa densidade. Ele é obtido a partir, principalmente, da ilmenita (FeTiO3) e do rutilo (TiO2).

Acerca das características dos elementos de transição do “bloco d”, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos pertencentes ao grupo 3 da tabela periódica apresentam, mais comumente, cátions divalentes (variados)(Incorreta)

    B Os elementos localizados mais ao centro do bloco caracterizam-se pela facilidade para formar cátions com estados de oxidação variados. (Correta)

    Os elementos de transição do “bloco d” apresentam variações acentuadas de raio atômico, o que favorece a formação de ligas metálicas entre esses elementos. (Incorreta) Não tem relação do RA e formação das LM.

    Os elementos pertencentes ao sexto período da tabela periódica apresentam densidades relativamente baixas (ALTAS. Ex. Pb e Os) devido ao efeito da contração lantanídica. (Incorreta)

    Os elementos localizados mais à esquerda do bloco apresentam elevadas energias de ionização, sendo comum encontrá-los, na natureza, na forma metálica (com estado de oxidação igual a zero). (Incorreta)