Vamos analisar a questão.
Esta questão aborda conceitos relacionados à eletroquímica e para resolvê-la é necessário saber como ocorrem as reações de oxidorredução e como é realizado o cálculo do potencial do eletrodo das células.
Sendo assim, analisemos as alternativas:
A) INCORRETA - O Ce4+ possui menor potencial de redução do que o MnO4-, o que significa que ele é um oxidante mais fraco do que o MnO4-. Quando maior o potencial de redução, mais facilmente a espécie sofrerá redução e promoverá a oxidação de outra espécie (poder oxidante).
B) INCORRETA - O potencial padrão de eletrodo da reação 2 Fe3+ + 2e- ⇄ 2 Fe2+ é menor do que o potencial padrão de eletrodo da reação Ce4+ + e- ⇄ Ce3+, uma vez que 0,77 V é menor do que 1,44 V.
C) INCORRETA - De acordo com as reações I e III, a representação da célula eletroquímica é feita como mostrado na alternativa, em que à esquerda se encontra a espécie que sofre oxidação, o ferro que se oxida de Fe2+ a Fe3+ e depois o manganês que se reduz e vai de MnO4- a Mn2+. Entretanto, está faltando o íon H+, uma vez que a reação de redução ocorre em meio ácido.
D) INCORRETA - A célula representada indica que o ferro está sofrendo oxidação enquanto que o cério está sofrendo redução, logo, o potencial do eletrodo é dado por:
E = E0maior - E0menor
E = 1,44 - 0,77 = 0,67 V
E) CORRETA - Como a titulação de ferro (II) com cério (IV) apresenta a mesma relação estequiométrica entre os reagentes e produtos o potencial no ponto de equivalência é definido como a média aritmética entre os potenciais padrão dos eletrodos das reações II e III da tabela, conforme mostra a equação abaixo, em que n1 e n2 são os números de elétrons envolvidos em cada uma das semi-reações e E01 e E02 o potencial padrão dos eletrodos:
E = (n1E01 + n2E02)/(n1 + n2)
Gabarito do Professor: Letra E.