SóProvas


ID
3495448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No modelo das seis forças, para a análise setorial com foco no papel da variável tecnológica, o volume de capital necessário para iniciar a produção e a distribuição de determinado produto concorrente integra o elemento

Alternativas
Comentários
  • Ameaça de novos entrantes no setor: Refere-se ao grau de facilidade ou dificuldade que um concorrente enfrenta para adentrar em um setor.

    Algumas barreiras que podem dificultar: economias de escala, exigência de capital, custos de troca, políticas governamentais etc.

  • Questão faz alusão às cinco forças de Potter:

    ----- Poder de Barganha dos Fornecedores;

    ----- Poder de Barganha dos Concorrentes;

    ----- Ameaças de novos entrantes

    ----- Ameaças de Produtos Substitutos

    ----- Nível de rivalidade ou concorrência 

    No caso apresentado, como há uma necessidade de capital específico para a entrada de concorrentes no mercado da tecnologia, estamos diante de uma variável relacionada a "Ameaças de novos entrantes".

    Se o mercado pretendido requerer um capital bastante elevando , como por exemplo, mercado de empresas aéreas, haverá menor possibilidade de entrada de outros concorrentes.

    Por sua vez, caso o mercado exija um baixo investimento financeiro (comparado ao caso anterior), como o setor veda de roupas, a possibilidade de novos entrantes será maior.

    Posto dito, podemos considerar a Letra A como sendo o item correto.

  • Resposta: Letra A

    -------------------------

    ▪ Ameaça de Novos Entrantes –Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.

    -------------------------

    FONTE: APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Modelo das seis forças? Acho que esse nem existe! Pelo menos eu nunca ouvi falar. Mas, de acordo com as 5 forças de Porter (possível de notar pelas alternativas apresentadas), a questão se relaciona à ameaça de novos entrantes no setor, pela dificuldade que um novo concorrente teria em começar seu negócio nesse segmento - o q desestimula uma maior concorrência.

  • e se fosse de certo e errado, será que a gnt seria obrigado a aceitar essas SEIS FORÇAS?

  • Gabarito: A

    São cinco as forças competitivas do modelo de Michael Porter:

    1. Ameaça de novos entrantes;

    2. Ameaça de produtos substitutos;

    3. Poder de barganha (ou negociação) dos clientes (ou compradores);

    4. Poder de barganha (ou negociação) dos fornecedores;

    5. Rivalidade entre os concorrentes atuais.

    A ameaça de novos entrantes dependerá das barreiras de entrada que existam em determinado setor, juntamente com a reação que o novo concorrente pode esperar dos que já estão no mercado.

    As principais fontes de barreiras de entrada são:

    • As economias de escala
    • Diferenciação do produto
    • Necessidades de capital
    • Custos de mudança
    • Acesso aos canais de distribuição
    • Desvantagens de custo independentes de escala.
  • Gabarito A

    Complementando

    Ameaça de Novos Entrantes: Trata-se da ameaça de novas empresas concorrentes entrarem no setor, com o objetivo de conquistar parte do mercado.

    as barreiras que dificultam a entrada de uma empresa no setor são as seguintes:

    1) Economias de escala: Economia de escala significa que quanto maior a produção, menor será o custo unitário do produto final.

    2) Diferenciação do produto: Quanto maior a diferenciação de um produto no mercado, tanto maior será a barreira para a entrada de novas empresas.

    3) Necessidade de capital: Para ingressar no mercado a empresa terá de investir muitos recursos financeiros. 

    4) Custos de troca: Os custos de troca (ou custos de mudança), se referem aos custos que o cliente terá com a mudança de um fornecedor.

    5) Acesso aos canais de distribuição: Os canais de distribuição, por exemplo, são os “varejistas” que vendem os produtos finais ao consumidor. Quanto mais restrito e quanto menor o número dos canais de distribuição, tanto maior será a barreira para a entrada de novos concorrentes.

    6)Demais desvantagens de custos

    7) Ação governamental: muitas vezes, o governo pode proibir ou impor restrições à entrada em determinado setor, ou então dificultar a concessão de licenças para o ingresso e funcionamento de um novo concorrente.

    Em suma, se existem muitas barreiras de entrada, a ameaça de novos entrantes é baixa. Por outro lado, se existem poucas barreiras de entrada, a ameaça de novos concorrentes é alta.

    Fonte: material estratégia concursos - Prof. Stefan Fantini

  • Ameaças de novos entrantes ou ameaça de entrada de novos competidores: Essa força representa a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado. Para diminuir a força de ameaça de novos entrantes, as empresas que atuam no mercado tentam construir barreiras de entrada.

  • O quadro conceitual conhecido como as “Cinco Forças de Porter” apoia a análise da influência dos Fornecedores, Clientes, Nível de Rivalidade, Novos Entrantes e Bens Substitutos na lucratividade média de um determinado setor. Um elemento extra o papel dos Complementares — também passou a ser considerado nessa análise por também influenciar o nível de lucratividade das empresas de um setor.

    A influência direta dos complementares faz aumentar: a disposição dos compradores para pagar pelos produtos.

  • A sexta força é a CEBRASPE, kkk

  • ----- Nível de rivalidade ou concorrência - Tem autor que desmembra essa força em duas:

    **Rivalidade entre os concorrentes

    **Intensidade dessa concorrência

    por isso 6 forças

    se alguém souber qual autor, cite aqui.

    Fonte: Fred Alvim, qconcursos.

  • acertei por dedução e lógica mesmo, pena que nem sempre funciona rs