SóProvas


ID
3497218
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Mesopotâmia - vale fluvial do Eufrates e do Tigre - pode ser dividida em duas partes, respectivamente a noroeste e a sudeste do ponto em que os dois rios mais se aproximam um do outro: a Alta Mesopotâmia, mais montanhosa, e a Baixa Mesopotâmia, imediatamente ao norte do golfo Pérsico, região extremamente plana.

Enquanto o povoamento da Alta Mesopotâmia deu-se desde tempos pré-históricos muito antigos, a Baixa Mesopotâmia - potencialmente fértil, mas pouco adequada à agricultura primitiva de chuva - não parece ter sido ocupada em caráter permanente antes do V milênio a.C.”

(CARDOSO, Ciro Flamarion. As sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1995, p.


Acerca das civilizações que floresceram na região da Mesopotâmia, a assertiva INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Os rios Tigre e Eufrates, em função do relevo que os envolve, correm de noroeste para sudeste, num sentido oposto ao rio Nilo, sendo as enchentes na Mesopotâmia muito mais violentas e sem uniformidade e a regularidade apresentada pelo Nilo, gerando assim, crises de subsistência e fome.

  • Clássica questão que de objetiva não tem nada. "País" de Sumer? "País" de Akkad? Alguém sabe indicar qual historiador utiliza o termo "país" para esses povos? Do outro lado, na D, se utiliza o infeliz termo "pouco" antes de frequentes. E aí, o que seriam crises "pouco frequentes"? Que ocorrem em intervalos de alguns meses, anos, décadas? Até onde sei, as cheias eram de fato irregulares e violentas, mas daí concluir que crises de fome e de subsistência ocorriam de forma "frequente" penso que é exagero; logo, não seria errado dizer que as crises eram "pouco frequentes" de fato.

  • As guerras e as cheias eram comuns na Mesopotâmia, principalmente por ser uma região localizada entre os rios: Tigres e Eufrates, tal região (Mesopotâmia e Egito) era disputada por oferecer um fertilizante natural em suas margens dos rios, o Humos, que após as cheias deixava as margens EXTREMAMENTE férteis facilitando o plantio. Qualquer alternativa que afirme que as cheias e as guerras eram incomuns já podem ser eliminadas.