SóProvas


ID
3497857
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Questão de ponto de vista


      Aprendia-se na escola que o rio Amazonas, para orgulho nacional, era o maior rio do mundo. Depois foi preciso reformular a informação: na verdade, o maior rio do mundo, em extensão, seria o Nilo. Mas o Amazonas continuava a ser o maior rio do mundo – em volume d’água. Hoje, voltou-se à convicção inicial. Tudo está, se a questão é competir, em escolher bem os critérios.

      Também se aprendia que nosso planeta Terra deveria chamar-se Água, para fazer jus ao elemento que nele predomina. Mas é bom saber que, outra vez, os critérios fazem toda a diferença. De fato, se levarmos em conta a superfície terrestre, o nome de Água ficaria bem: este elemento recobre 70% do extrato superficial do planeta. Mas se levarmos em conta o volume total da Terra, mais correto seria chamá-lo planeta Fogo: as camadas internas e profundíssimas da nossa casa planetária atingem até 6000 graus centígrados... E se considerarmos como critério a composição química do planeta, o nome Oxigênio ficaria melhor, por ser o mais abundante. Poderia haver ainda quem defendesse o nome de Ferro, por ser esse o elemento que compõe a maior parte da estrutura do planeta.

      Se o que importa é de fato competir, em qualquer nível e a propósito do que for, é bom distinguir bem e considerar os critérios. Respeitando-se a diferença entre estes, aprende-se a relativizar os resultados. A relativização é quase sempre uma operação necessária, sofreia os ânimos mais absolutistas, competitivos e exaltados, fazendo ver que, “dependendo do ponto de vista”, toda avaliação pode ser alterada. O que importa, afinal, se tal ou tal rio é o maior do mundo, ou se tal ou tal grão de café é o mais saboroso, ou se o vinho desta região é melhor que o daquela? É preciso reconhecer ao máximo possível o valor próprio de cada coisa, para que das comparações apressadas não se tirem conclusões absolutas. Por difícil que seja, relativizar um julgamento aceitando-se a diversidade de critérios é um caminho mais justo para se seguir.

(Antenor Caio de Souza, inédito

Na frase É preciso relativizar os julgamentos severos, que pecam pela falta de critério, o emprego da vírgula

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    É preciso relativizar os julgamentos severos, que pecam pela falta de critério, 

    ✓ Temos o pronome relativo "que" retomando o termo "julgamentos severos" e dando início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação).

    As orações subordinadas adjetivas explicativas têm o papel de modificar um termo, generalizando-o (ou seja, todos os julgamentos severos deixam de obedecer algum critério) ou simplesmente tecendo um comentário extra sobre ele. Vêm sempre separadas por pontuação (vírgulas, travessões ou parênteses).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Como diria prof Claiton Natal, a letra "E" é maconha kkkkk o cara viajou total

  • Oração subordinada adjetiva explicativa: entre vírgulas - traz sentido generalista.

    Gabarito letra D!

  • se forçar mais, vira raciocinio lógico...

  • Pra quem marcou C: é uma extrapolação. A frase não diz que apenas os julgamentos severos deixam de ser criteriosos.

  • com vírgula, generaliza