SóProvas


ID
3497908
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Recursos hídricos


      Apesar de ocupar quase metade da área da América do Sul e de ter em torno de 60% da Bacia Amazônica, que escoa um quinto do volume de água doce do mundo, há áreas críticas, onde a escassez deixou de ser apenas uma ameaça. Com três bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná –, o Brasil busca servir de exemplo na eficácia da gestão de seus recursos hídricos.

      Nas duas últimas décadas, foram desenvolvidos mecanismos e ações voltados para tornar a água de boa qualidade disponível para as gerações atuais e futuras, diminuir os conflitos do uso da água e ampliar a percepção da conservação da água como um valor social e ambiental de alta relevância. A partir dos anos 1980, a gestão dos recursos hídricos no Brasil passou a abordar três fatores: a sustentabilidade ambiental, social e econômica; a busca de leis mais adequadas e de espaços institucionais compatíveis; a formulação de políticas públicas que integrassem toda a sociedade.

      Em 1997, foi sancionada a Lei das Águas, que tem como fundamentos a compreensão de que a água é um bem público (não pode ser privatizada), sendo sua gestão baseada em usos múltiplos (abastecimento, energia, irrigação, indústria etc.) e descentralizada, com intensa participação de usuários, da sociedade civil e do governo. Pela lei, o consumo humano e de animais é prioritário em situações de escassez.

(Disponível em: www.brasil.gov.br

Foi sancionada a Lei das Águas, na qual são destacados importantes fundamentos.

Ao transpor essa frase para a voz ativa, obtém-se esta versão correta e adequada:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    Foi sancionada a Lei das Águas, na qual são destacados importantes fundamentos (=voz passiva analítica: verbo "ser" + particípio).

    A) Sancionou-se a Lei das Águas, dando-se destaque a importantes fundamentos → ainda temos uma voz passiva, mas agora é passiva sintética.

    B) Ao ser sancionada, a Lei das Águas teve como destaques, importantes fundamentos → incorreto, vírgula separando incorretamente o objeto direto do verbo.

    C) Destacou-se a importância de fundamentos na Lei das Águas, a qual se sancionou → ainda temos uma voz passiva, mas agora é passiva sintética.

    D) Sancionaram a Lei das Águas, em que ganham destaque importantes fundamentos → correto. 3ª pessoa do plural indicando um sujeito indeterminado (voz ativa), ademais, a frase não apresenta erros.

    E) Houve a sanção da Lei das Águas, em cuja sofreram destaque importantes fundamentos → incorreto, pronome relativo "cuja" sendo usado com valor de posse (=a ideia original não é de posse).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra D) Foi sancionada a Lei das Águas, na qual são destacados importantes fundamentos.

    Para passar para a voz ativa, olhar o tempo e modo verbal do verbo auxiliar (foi) e colocar o verbo principal no mesmo modo e tempo verbal (sancionaram) , concordando com o sujeito (de+as águas). Idem processo são destacados que equivale a  ganham destaque na voz ativa.

  • "Cujo(a)(s)" não substitui outro pronome relativo. É intrisecamente utilizado para indicar posse.

    Gabarito letra D!

  • Para resolver esta questão você precisa saber que:


    1)   Voz verbal: diz respeito à estrutura do predicado de uma oração, que precisa ter uma organização específica para que o sujeito assuma os seguintes sentidos: agente (voz ativa), paciente (voz passiva) e agente e paciente (voz reflexiva). Para que haja formação de voz passiva em Português, devemos ter sempre um verbo transitivo direto (VTD), pois é ele quem possibilita a passagem da voz passiva para a ativa e vice e versa. Sendo o verbo transitivo direto, podemos ter dois tipos de voz passiva: a voz passiva analítica, a qual é formada pelo sujeito paciente, por uma locução verbal e pelo agente da passiva; e a voz passiva sintética que, como sugere o próprio nome, é uma síntese, ou versão menor, da oração de voz passiva analítica, por não apresentar agente da passiva. Nessa estrutura, há verbo transitivo direto associado à partícula SE e ao sujeito paciente.


    2)  Transposição da voz passiva analítica para a voz ativa: para fazer a mudança da voz passiva analítica para a ativa, deve-se inverter a posição dos termos da oração da VPA como um “X", de modo que o sujeito paciente passe a objeto direto da voz ativa; o verbo da VPA desfaça a forma de uma locução verbal, (cujo verbo auxiliar é  SER  e o verbo principal está no particípio), assumindo o verbo da VA tempo e modo do verbo auxiliar da VPA; e, por fim, o agente da passiva se torne o sujeito agente da VA. Vejamos um exemplo ilustrativo com a transposição da voz passiva analítica para a ativa, além de um esquema de formação da voz passiva sintética, com base na formação da VPA:


    -VOZ PASSIVA ANALÍTICA


    Situação da educação                 é debatida                               por parlamentares                no país

    Sujeito paciente            locução verbal, auxiliar SE                           agente da passiva             adj. adv.


    -VOZ ATIVA


    Parlamentares                         debatem                                   situação da educação            no país.

    sujeito agente                               VTD                                             objeto direto                   adj. adv.            


    -VOZ PASSIVA SINTÉTICA


                              Debate-se                                          situação da educação                            no país

    Verbo transitivo direto + partícula SE                                   sujeito paciente                                adj. adv.


    Com base nessa recapitulação, já podemos eliminar imediatamente as opções A e C. Resgatemos o período de voz passiva analítica, cujas orações precisam ser passadas para a voz ativa. Façamos a transposição para, em seguida, examinarmos as opções.


    -Período e transposições:


    (I)    [Foi sancionada a Lei das Águas], (II) [na qual são destacados importantes fundamentos].


    (I)


    VPA -A lei das águas        foi sancionada             AGENTE DA PASSIVA

               Sujeito paciente       locução verbal          agente da passiva não determinado


       VA- SUJEITO AGENTE                   sancionaram                        a lei das águas                                                                                

    Sujeito agente não determinado             VTD na 3ª pp (indeterminação do sujeito)       objeto direto


    (II)


     VPA –   Importantes fundamentos                  são destacados                AGENTE DA PASSIVA

                     Sujeito paciente                                 locução verbal       agente da passiva não determinado


    VA -     SUJEITO AGENTE                          Destacam                             Importantes fundamentos   

            Sujeito agente não determinado      VTD na 3ª pp (indet. do sujeito)                        objeto direto



    -Reescrita do período na voz ativa:


    Sancionaram a lei das águas na qual/em que destacam importantes fundamentos.


    - Análise das opções


    A) Sancionou-se a Lei das Águas, dando-se destaque a importantes fundamentos. 

    ERRADA.

    Podemos eliminar imediatamente a letra A, por tratar-se de voz passiva. Bem sabemos que existem estruturas oracionais, com verbos transitivos diretos, que são exclusivamente de voz passiva. E esta, do VTD associado à partícula apassivadora SE, somente se aplica à voz passiva sintética.


    B) Ao ser sancionada, a Lei das Águas teve como destaques, importantes fundamentos. 

    ERRADA.

    Observe que a estrutura “ao ser sancionada", antecedida pela combinação AO, em que A é uma preposição, passa a formar caso de oração reduzida, a qual se identifica pelo verbo em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e pela ausência de conectivo explícito, porém facilmente subentendido. Assim, note que a oração “ao ser sancionada" também poderia ser lida com algumas hipóteses de conectivo explícito, como porque foi sancionada, ou ainda, quando foi sancionada, em que os conectivos de causa e tempo, respectivamente, ficam evidentes nessa nova estrutura, descaracterizando a mensagem da oração inicial, em que não se expunham valores de causa e tempo. Além disso, a expressão “como destaques", adjunto adverbial de modo, está deslocada, inserindo-se entre o verbo TEVE e o seu complemento “importantes fundamentos". Por essa razão, deveria receber dupla vírgula (antes do “como" e depois de “destaques"), para que fosse sinalizado o seu deslocamento, ou ainda, o seu posicionamento fora da ordem direta, entre um verbo e o seu complemento: teve, como destaques, importantes fundamentos.


    C) Destacou-se a importância de fundamentos na Lei das Águas, a qual se sancionou. 

    ERRADA

    Assim como a letra A, a letra D deve ser imediatamente desconsiderada, por se tratar de um caso de voz passiva sintética, com verbo transitivo direto seguido de partícula SE (“destacou-se").


    D) Sancionaram a Lei das Águas, em que ganham destaque importantes fundamentos.

    CORRETA.

    O período da letra D está correto porque apresenta a transposição com os verbos na terceira pessoa do plural, marcando indeterminação do sujeito. Isso é fundamental porque nas orações de voz passiva analítica do período de origem, não havia agente da passiva. Logo, sem agente determinado na passiva analítica, não será possível determinar o sujeito na voz ativa. Resgatemos o período cuja transposição foi feita antes das explicações de cada opção:

    Sancionaram a lei das águas, na qual/ em que destacam importantes fundamentos.

    Note que a única diferença entre ele e o período da letra D é que neste há a expressão “ganham destaques". Com um pouco mais de atenção, conseguimos identificar que se “destacam importantes fundamentos", estes “ganham destaques de alguém". Trata-se de uma escolha estilística, ou seja, de escolha por construções que possam valorizar certas expressões, como “importantes fundamentos", no caso em questão.


    E) Houve a sanção da Lei das Águas, em cuja sofreram destaque importantes fundamentos. 

    ERRADA.

    Note que o pronome CUJA está mal empregado, uma vez que não expressa ideia de posse ou pertencimento, sempre explicitada por esse pronome relativo. Lembremos que, para que o pronome CUJO (e suas variações) possa exprimir valor de posse/pertencimento, ele deve estar antecedido pelo substantivo que possui/pertence e deve ser seguido por outro substantivo, o que é o possuído/pertencente a. Observe que o antecedente de CUJA, no exemplo em questão, é “lei das águas", porém, depois do pronome, não tem outro substantivo, e sim o verbo “sofreram". Caso tivéssemos, seguindo o pronome, qualquer substantivo que fosse coerente ao contexto, a ideia de posse passaria a existir fazendo-se correto o emprego desse pronome relativo. Um exemplo ilustrativo: houve sanção da Lei das Águas, em cujo estudo sofreram destaque importantes fundamentos.


    RESPOSTA: D

  • voz passiva: Foi sancionada a Lei das Águas, na qual são destacados importantes fundamentos.

    voz ativa: Sancionaram a Lei das Águas, em que ganham destaque importantes fundamentos.

    na qual = em que - pode substituir sem medo,

  • Não sabia que dava pra sair suprimindo e adicionando verbos na transformação da voz passiva pra ativa, da onde diabos que saiu aquele "ganham"???? Achei que o único verbo que era adicionado era o verbo ser.

  • Sancionou-se a Lei das Águas, dando-se destaque a importantes fundamentos.

    Este "se" tem função de partícula apassivadora, enquanto que Lei das Águas, de objeto direto, passa a ser sujeito.

  • Essa questão eu agradeço a professora que sempre começa o vídeo assim " Olá Meninos e Meninas".

  • Ganham?

  • Se o verbo está na passiva analítica, ao colocar o "se" nesse mesmo verbo, teremos sempre a passiva sintética, o "se", que acompanham verbos que vão para voz passiva, será sempre partícula apassivadora e nunca índice de indeterminação do sujeito.