SóProvas


ID
3498793
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


"Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII, Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser dotado de muito poder reagente.

(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev. A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).


Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações obtidas pelos alquimistas.

( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao observado experimentalmente pelos alquimistas.

( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes, porém os alquimistas não tinham informações suficientes para classificá-los corretamente.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • F - O ácido acético é sempre ácido fraco.

    F - O ácido nítrico é um ácido moderado.

    F - O ácido acético é fraco e o nítrico é moderado.

    Alternativa A

    1. Ka é constante. Não muda NUNCA!
  • Complementando a resposta dos colegas, ao falarmos de um ácido forte, como HCl, HBr, HI, HClO3 em água, embora estejamos retratando um equilíbrio químico, a capacidade de doar prótons é tão mais forte do que a do H3O+ proveniente da água, que a transferência dos seus prótons é praticamente total. Assim, não existe uma constante para esses ácidos (Ka), porque simplesmente não há espécies químicas deles que não estejam dissociadas. Nesse sentido, podemos afirmar que a única espécie ácida presente na solução é o H3O+ proveniente do ácido. Ao considerarmos Ka, estamos, portanto, referindo a ácidos fracos, que de dissociam parcialmente e, dessa forma, em solução teremos de contribuição ácida do H3O+ proveniente da dissociação do ácido e moléculas não dissociadas (HA). Assim, teremos uma proporção regida por um equilíbrio químico ácido-base.