SóProvas


ID
3498805
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os efluentes domésticos e industriais são importantes fontes de matéria orgânica para águas superficiais. Geralmente, as estações de tratamento de efluentes apresentam níveis de tratamento primário, secundário e terciário que dependem do tipo de efluente que entra e da qualidade desejada para o efluente que sai.

Sobre os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas a seguir.


I. O tratamento primário consiste na remoção de sólidos grosseiros e areia, aumentando a demanda bioquímica de oxigênio.

II. O tratamento secundário consiste na remoção da matéria orgânica dissolvida e em suspensão.

III. O tratamento terciário consiste na remoção de poluentes específicos e dos que não foram eficientemente removidos no tratamento secundário.


Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Tratamento preliminar: Remoção de sólidos grosseiros (areia, lixos), processo físico

    Gradeamento, caixa de areia, peneiras

    Tratamento primário: Predomina a remoção remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. processo físico e alguns casos químicos.

    Decantadores. A fossa séptica é considera um tratamento primário

    Tratamento secundário: O objetivo principal é a remoção da matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogenios e fósforo) processo biológico.

    As Lagoa de estabilização, tanques de aeração, Lodo ativado, Reator anaeróbios (UASB), filtros biológicos, filtro anaeróbio

    Tratamento Terciário: remoção de poluentes específicos (usualmente tóxicos ou composto não biodegradaveis) ou ainda poluentes não suficientemente removidos nas etapas anteriores.

    Microfiltração, troca iônica, adsorção, osmose reversa