SóProvas


ID
3498937
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Casos de malária crescem 50% e põem Região Norte do país em alerta


      Depois de sete anos de queda, o número de casos de malária avançou 50% no último ano e tem gerado alerta na região Norte e em alguns outros estados do país.

      Dados contabilizados pelo Ministério da Saúde e obtidos pela Folha apontam 194 mil registros em todo o ano de 2017 − um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Em 2016, para efeito de comparação, o país chegou a alcançar o menor número de casos já registrado nos últimos 37 anos: 129 mil.

      Em 2017, dados de janeiro, ainda preliminares, apontam que o avanço continua: são 17 mil confirmações. Desse total, 99% são em estados da região amazônica, que é endêmica para a doença, em especial Amazonas, Acre e Pará. O número de mortes ainda não foi atualizado. Foram 11, de janeiro a maio de 2017, o que não permite comparações com todo o ano de 2016.

      A doença, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, ocorre em regiões rurais e acomete principalmente populações mais vulneráveis, em locais com más condições de saneamento e invasões em áreas de mata, por exemplo. Entre os registros, também cresceram casos de malária falciparum, nome dado à forma da doença causada pelo protozoário Plasmodium Falciparum, que é mais grave.

(Adaptado de: CANCIAN, Natália. Disponível em: www.folha.uol.com.br

No contexto, o termo

Alternativas
Comentários
  • Em "Desse total, 99% são em estados da região amazônica (...)", o termo destacado direciona o leitor para os casos de confirmação de malária. Segundo o contexto, a forma "Desse" é relativa às "17 mil confirmações", ou seja, é um termo que expressa ideia de relação. 

     Sendo assim, a opção (A) é nossa resposta.

     Nas demais opções:

     b) em "o menor número de dados  registrado", o termo em destaque expressa ideia de tempo pretérito, passado.

     c) na expressão "ainda preliminares", o termo destacado expressa ideia temporal, relativamente ao ano de 2017.

     d) contextualmente, a preposição "com" expressa ideia não de quantidade, mas sim de posse. Esse conectivo indica que as más condições de saneamento pertencem aos locais que são mais vulneráveis ao acometimento da doença, em virtude da proliferação do protozoário causador da malária.

     e) a preposição "entre" transmitida de ideia de "lugar".

     Gabarito: A.

  • Correta, A

    "Desse” é a união da preposição “de” com o pronome demonstrativo “esse”. É usado para referir-se a algo que está próximo da pessoa a quem se fala (receptor), longe da pessoa que fala. É também empregado no tempo passado, para referir a algo que já foi mencionado no discurso.

    "Em 2017, dados de janeiro, ainda preliminares, apontam que o avanço continua: são 17 mil confirmações. Desse total(...)".

    No caso, o pronome DESSE refere-se a 17 mil confirmações, expressando, assim, relação com o termo anterior: "17 mil confirmações".

  • ✅ Gabarito: A

    ✓ Em 2017, dados de janeiro, ainda preliminares, apontam que o avanço continua: são 17 mil confirmações. Desse total, 99% são em estados da região amazônica, que é endêmica para a doença, em especial Amazonas, Acre e Pará. O número de mortes ainda não foi atualizado. Foram 11, de janeiro a maio de 2017, o que não permite comparações com todo o ano de 2016.

    → Desse (preposição "de" + pronome demonstrativo "esse"); é um termo que faz uma relação com o que foi mencionado anteriormente (17 mil confirmações); é um termo com valor relacional.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!