Uma analise de alternativas em alternativas (POR MAYKON CARLOS)
Caso se queira dar o sentido de conclusão (CUIDADO! ELE PEDE CONJUNÇÃO DE CONCLUSÃO, MUDOU O SENTIDO) ao trecho destacado acima, a conjunção porque deverá ser substituída por
A) quando
A alternativa está incorreta, pois a conjunção "QUANDO" é uma conjunção subordinativa temporal, por exemplo, enquanto, desde que, assim que etc.
B) contudo
A alternativa está incorreta, pois a conjunção "CONTUDO" é uma conjunção coordenativa adversativa, por exemplo, mas, porém, pelo contrário etc.
C) se
A alternativa está incorreta, pois a conjunção "SE" é uma conjunção que tem DUPLA IDENTIDADE é subordinativa, no geral, mas pode ser tanto condicional (Caso, contanto que) quanto integrante (Que).
D) portanto
É a resposta correta, ora bolas! É a única Conjunção coordenativa conclusiva, que foi o que a questão pediu! Um sentido de conclusão, ou seja, não era uma simples troca.
E) como
A alternativa está incorreta, pois a conjunção "COMO" é uma conjunção subordinativa comparativa, por exemplo, tal qual, assim como, tanto quanto etc.
Você não está só! Se seus pensamentos estiverem livres pra estudar e ver que é apenas questão de tempo.
GABARITO: LETRA D
Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. Por exemplo:
Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.
FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR