SóProvas


ID
3502831
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Campo Grande - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a próxima questão.


A arte de aprender com os erros

Um dos modos de medir a grandeza dos homens públicos é compreender como agiram nos momentos de derrota. O ganês Kofi Annan, secretário geral da ONU de 1997 a 2007, Nobel da Paz de 2001, encerrou seus dias na diplomacia lembrando-se muito mais de seus erros que dos acertos. Para Annan, o maior fracasso foi não ter conseguido evitar a Guerra do Iraque, no vácuo dos atentados de 11 de setembro, na qual uma coalizão liderada pelos Estados Unidos lutava contra o terrorismo. “Foi meu momento mais obscuro”, disse ao lançar seu livro de memórias, Intervenções – Uma Vida de Guerra e Paz (Companhia das Letras).

Veja, ed. 2597, p. 28.


A regência de um verbo pode alterar significativamente ou subtrair o sentido de um período. No texto em questão, a regência do verbo “lembrar”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ [...] encerrou seus dias na diplomacia lembrando-se muito mais de seus erros que dos acertos.

    ➥ A meu ver, o incorreto está em dizer que o "se" é um pronome reflexivo, refere-se a uma parte integrante do verbo. Enquanto pronominal, é transtivo indireto (=ele se lembra de Joana). Sem ser pronominal, é transitivo direto e rege um complemento sem preposição (=ela lembrava as datas com carinho).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • lembrando-se muito mais de seus erros que dos acertos.

    Verbos lembrar e esquecer ao utilizar o pronome reflexivo devemos utilizar uma preposição VTI.

    Bons estudos!