SóProvas


ID
3503071
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, a partir da sua instituição em 1990, atingiu alguns êxitos importantes no setor público, porém não tão significativos quanto no setor privado. O esforço de implantar a qualidade no campo da Administração Pública apresenta algumas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública. Considerando as diferenças entre os setores e também as características do PBQP, as ações da Qualidade na Administração Pública foram estruturadas em um programa denominado Qualidade e Participação.


Sobre esse programa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, a partir da sua instituição em 1990, atingiu alguns êxitos importantes no setor público, porém não tão significativos quanto no setor privado. O esforço de implantar a qualidade no campo da Administração Pública apresenta algumas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública. Considerando as diferenças entre os setores e também as características do PBQP, as ações da Qualidade na Administração Pública foram estruturadas em um programa denominado Qualidade e Participação.

    Sobre esse programa, é correto afirmar que a adoção da Qualidade, como instrumento de modernização da Administração Pública Brasileira, deverá levar em conta, simultaneamente, a sua dimensão formal e a sua dimensão política.

  • GABARITO: C

    A adoção da Qualidade como instrumento de modernização da Administração Pública Brasileira deverá levar em conta simultaneamente a sua dimensão formal - que se refere à competência para produzir e aplicar métodos, técnicas e ferramentas - e a sua dimensão política - que se refere a competência para projetar e realizar organizações públicas que atendam às necessidades dos clientes. A gestão pela Qualidade instrumentalizará o alcance da dimensão política em sua expressão mais ampla: a qualidade de vida.

    Fonte: Cadernos MARE da Reforma do Estado 4, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado