SóProvas


ID
3505042
Banca
COPS-UEL
Órgão
SEAP-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tendo por base a Lei Federal nº 6.404/1976, em especial as modificações introduzidas pela Lei nº 11.638/2007, e em consonância com as normas internacionais de contabilidade, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tratamento contábil a ser aplicado aos casos comprovados de incentivos fiscais.

Alternativas
Comentários
  • O valor DEVE transitar pelo resultado obrigatoriamente.

    O valor PODE ir para reservas de lucro caso a empresa opte por formar reserva de incentivos fiscais, caso em que ela terá isenção de IR sobre o valor.

  • As doações e subvenções governamentais, antes do advento das mudanças contábeis, eram registradas à conta de reserva de capital. Atualmente essas doações são registradas como RECEITA, que transitam pelo resultado, podendo ser registradas (depois da apuração do resultado) em uma reserva de lucros (de incentivos fiscais).

    1. Registro da Subvenção em conta de receita diferida no PASSIVO:

    D – Bem (AÑC)

    C – Receita Diferida de Subvenção (Passivo)

     

    2. Reconhecimento da receita de Subvenção Governamental:

    D – Receita Diferida de Subvenção (Passivo)

    C – Receita de Subvenção (Outras receitas - Resultado)

    Após a apuração do resultado do período e transferência do Lucro Líquido para a conta Lucros Acumulados, o valor correspondente à Receita de Subvenção Governamental poderá ser destinado para Reserva de Incentivos Fiscais, com a finalidade de diminuir o valor dos dividendos obrigatórios a distribuir.

    GAB. E