SóProvas


ID
3505168
Banca
SELECON
Órgão
Empresa Cuiabana de Saúde Pública - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social


      Quando se fala em melhoria de saúde, a primeira coisa que vem à mente é a tecnologia com seu enorme potencial de transformar a maneira como lidamos com a saúde até hoje. As inovações se multiplicam em todas as especialidades e nos mais diversos campos, como genômica, robótica, nanotecnologia, big data, telemedicina etc., oferecendo novas possibilidades em diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças.

      A sofisticação tecnológica é responsável por grandes saltos na medicina e seus avanços têm contribuído para que as pessoas possam viver cada vez mais e melhor. Neste sentido, é natural que tenha destaque e seja admirada.

      Mas isso não pode ser impeditivo para que tenhamos uma visão mais ampla sobre a saúde e comecemos a prestar atenção em outros fatores igualmente impactantes, seja pelo potencial de gerar doenças ou de não permitir que as pessoas tenham uma vida saudável. Saúde não é somente ausência de enfermidade, e sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

      A partir dessa definição, dada pela própria Organização Mundial de Saúde, é impossível pensarem melhoria de saúde sem um olhar mais amplo que considere outros elementos impactantes. Não se pode elevar o padrão de saúde sem melhorar as condições de saneamento básico e moradia, sem reduzira violência urbana, os acidentes de trânsito, o consumo abusivo de álcool ou o tabagismo e também sem tratar da questão nutricional.

      Combater a desnutrição em todas as suas formas é um dos maiores desafios que todos os países enfrentam porque quase um terço da população no mundo sofre, pelo menos, de uma forma de desnutrição, como deficiência de vitaminas e minerais, ou ainda de excesso de peso ou obesidade. A ONU considera a questão tão séria que mantém um plano de trabalho global prevendo ações para melhoria das condições nutricionais nos próximos dez anos.

      No Brasil, de acordo com dados recentes, um terço das crianças está acima do peso. Entre os jovens de 13 a 17 anos, o índice de obesidade já chega a 7,8%. Excesso de peso é fator de risco para doenças crónicas do coração, hipertensão e diabetes, responsáveis por 78% dos óbitos no Brasil.

      Parte desse problema ocorre, ou se agrava, porque substituímos alimentos e cereais in natura, ou minimamente processados, por produtos industrializados prontos para o consumo, em geral consumindo excesso de calorias, açúcar, sódio e outros ingredientes menos saudáveis. Além disso, não praticamos atividades físicas como é recomendável.

      Um novo olhar sobre a saúde é responsabilidade dos governantes, dos gestores em saúde e também de cada indivíduo.

Cláudio Lottenberg

Disponível em https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/ saude-e-um-estado-de-completo-bem-estar-fisico-mental-e-social/(Acesso em 20/05/2019). Adaptado. 

A frase correta quanto à concordância verbal encontra-se na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    A) No Brasil, atualmente, 7,8% de adolescentes e jovens na faixa etária de 13 aos 17 anos situa-se em grupo considerado de risco, com excesso de peso → INCORRETO. Temos um sujeito formado por porcentagem + termos especificativos (=concordância deve ser feita no plural).

    B) Tendo em vista a qualidade de vida da população de antigamente, quantos cuidados não teria as nossas bisavós diante de tanta oferta de produtos industrializados? → INCORRETO. O sujeito vem posposto ao verbo, o correto é "teriam" (=concorda com o núcleo do sujeito simples no plural "bisavós").

    C) Dentre as pessoas mais saudáveis às menos preocupadas, talvez não se encontre quem não tenha comido alimentos industrializados na vida, para não falar daquelas que não têm ideia do mal que causam → CORRETO.

    D) Modelos mais avançados, sofisticados e eficientes de aparelhos para exames na área médica, como costumava ser o tomógrafo quando surgiu, está presente nos melhores hospitais → INCORRETO. Temos diversos termos intercalados após o sujeito para fazer com que o candidato erre. O correto é "estão" (=concorda com o núcleo do sujeito simples no plural "modelos").

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • FOCO!

    MENSAGEM SUBLIMINAR:

    ELIPSE.......na alternativa "C"

    Estude pesado. Tmj

  • "menos" não seria uma palavra masculina, assim impedindo o uso da crase ?

    Alguém poderia me explicar ?

  • Além do problema de concordância na Letra A, também estranhei o trecho "...de 13 aos 17..." por falta de paralelismo, como este veio antes confesso que já pulei para análise das próximas.

    Pra cima!

  • caí de tonto no "menos"

  • crase antes de palavra masculina?
  • Segundo o que li em outro site, trata-se de elipse, a palavra pessoas é omitida na segunda parte da oração, dessa forma, a preposição às está com crase devido se referir à palavra pessoas (omitida na oração).

    Dentre as pessoas mais saudáveis às (pessoas) menos preocupadas, talvez não se encontre quem não tenha comido alimentos industrializados na vida, para não falar daquelas que não têm ideia do mal que causam.

  • Boa tarde pessoal!

    Na letra D "Estão" concorda com os modelos mais avançados. Dessa forma, presente também não teria que ser no plural? Porque imagine "Estão presente" não é estranho?

    Até porque está não estaria concordando com o Tomógrafo ( que ele está presente nos melhores hospitais)

    D

    Modelos mais avançados, sofisticados e eficientes de aparelhos para exames na área médica, como costumava ser o tomógrafo quando surgiu, está presente nos melhores hospitais.

    Gratidão desde já.

  • às menos. pode isso crase diante de palavra masculino
  • Eu já ia eliminar o a alternativa de cara quando vi '' menos'' e a crase na frente, mas depois percebi que era uma elipse kkk.

  • a) No Brasil, atualmente, 7,8% de adolescentes e jovens na faixa etária de 13 aos 17 anos situa-se em grupo considerado de risco, com excesso de peso.

    ERRADA. situa-se. O correto deveria ser situam-se. Percebam que a alternativa falou de duas coisas... Portanto, plural. Logo, o destaque em negrito referente aos adolescentes, não concordou com o verbo SITUAR.

    b) Tendo em vista a qualidade de vida da população de antigamente, quantos cuidados não teria as nossas bisavós diante de tanta oferta de produtos industrializados?

    ERRADA. Não foi respeitada a concordância do verbo TER. O correto deveria ser TERIAM.

    c )Dentre as pessoas mais saudáveis às menos preocupadas, talvez não se encontre quem não tenha comido alimentos industrializados na vida, para não falar daquelas que não têm ideia do mal que causam;

    d) Modelos mais avançados, sofisticados e eficientes de aparelhos para exames na área médica, como costumava ser o tomógrafo quando surgiu, está presente nos melhores hospitais.

    ERRADA. A concordância do verbo ESTAR, não foi observada. Sendo conjugado na 3ª pessoa do plural, ficaria ESTÃO.

    GAB. C

  • Alguém pode me dizer qual o erro da alternativa D?

  • Na letra A, não é também obrigatório o uso da preposição 7,8% dos adolescentes?

    Não acho informação sobre o uso do De e uso do DOS. se o artigo é obrigatório.

    Agradeço se alguém souber.

  • Letra D, modelos avançados estão e não está.

  • Daquelas, não, ... de aquelas, sim" Letra D.