-
Gab.: C
Alguém sabe dizer porque não poderia ser a letra A?
-
Ridículo, também pode concluir pela alternativa A , banca medíocre.
-
Se o gavião voa, então tem asas ~> logo, ter asas é uma condição necessária para o gavião voar. Acho que é por isso que a letra A está errada.
Qualquer erro, só falar
-
Uhuuuuu . letra A tbm poderia uai!
-
Eu errei a questão, marquei a alternativa A, mas analisando melhor eu acho que realmente ela está errada, porque dentro do grupo dos que VOAM há aqueles que não precisam de asas e há aqueles que precisam de asas para voar, que é o caso do gavião. Dessa forma, não posso afirmar que não é preciso de asas para voar, já que para o gavião é imprescindível.
-
Achei mal feita a questão.
-
Sobre o erro da letra A.
Penso que a letra A está errada pois afirmar que "não é necessário asas para voar" só diz respeito à relação de equivalência do balão (ter asas não é condição necessária para voar), pois na relação de equivalência do gavião "ter asas" é condição necessária para voar. O item A generalizou e por isso é falso.
As letras b, d e e são aleatórias e não têm relação com o assunto.
A letra c é correta pois o balão de ar quente voa de uma forma diferente (sem asas) do que o gavião (com asas).
-
Não entendi a questão ,não há uma conclusão correta,afinal se separamos as proposições simples ficaria dessa forma :
O porque é equivalente a se então
O gavião voa porque tem asas (v)
F F
O balão de ar quente voa e não tem asas(V)
V V
De acordo com o lógica sentecial quando não se tem valores lógicos nas sentenças simples deve-se considerar que as proposições compostas possuem valor lógico verdadeiro,sendo assim eu considerei que deveria começa pela proposição composta mais simples que traz o conectivo lógico "e" que é muito exigente e que somente vai possui valoração verdeira quando ambas as proposições simples forem verdadeiras,terminando essa parte descobrir que os valores das proposições que trazem o conectivo "e " são verdadeiras,partindo desse presuposto,partir para a analise das proposições simples da outra proposição composta e encontrei a proposição simples "tem asas" ,tendo em vista que a proposição lógica "não tem asas é verdadeira" a negação da mesma seria "tem asas" que seria falsa.dando continuidade então teriamos F na segunda proposição simples o que obrigaria que a primeira proposicão simples fosse falsa,pois estamos diante do conectivo lógico se então que só admite valor lógico falso em sua proposição composta v ->F =F ,sabendo disso concluisse que :
O balão de ar quente voa e o gavião não voa .
Não entendi absolutamente nada da questão,quem está estudando raciocínio lógico e não foi por interpretação deve está se fazendo a mesma pergunta.
-
A letra A não pode ser, pois no conjunto dos q voam estão os q têm asas e precisam delas p voar, portanto, embora aparentemente verossímil, não posso afirmar isso e a confirmação é dada quando se converte numa condicional; se voa, então tem asas....aí se percebe q ter asas é condição necessária p voar, embora não para todos, mas sim para os q têm asas. De toda forma, nessa questão, voou o gavião, voou o balão e voou tb o concurseiro........
-
A questão é de inferência.
não é necessário ter asas para voar. -> não se pode afirma isso (vide o balão, drone, helicoptero, e o padre).
Dentre as opções, a única que pode ser afirmada com absoluta certeza, é a C.
-
essa ibade so me faz vergonha
-
ESSAS QUESTOES DE INTERPRETAÇÃO É PARA ALONGAR O TEMPO NA HR DA PROVA....
-
Não é a letra pois o gavião precisa das asas para voar.
-
Tem algumas questões que vejo aqui que são difíceis de engolir o gabarito. Para mim, a alternativa A é perfeitamente possível de ser a resposta correta.
-
não precisa de assas para voar, errado.! pois nem todos conseguem voar sem assas, um exemplo dos que podem é o balão, foguete, etc.
-
NEM a Raciocínio logico no IBADE é mais interpretação mesmo