SóProvas


ID
3510220
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Guarabira - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atentar para a escolha dos pronomes de tratamento quando


I- da referência ao destinatário no início do documento, por meio do vocativo.

II- da utilização da forma abreviada do pronome, ou por extenso, no corpo do texto.

III- da organização do endereço no envelope que contém a correspondência oficial.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência e o Decreto Nº 9.758/19

  • Gabarito (C) - abaixo associei em cores os trechos.

    Ctrl C e Ctrl V do Manual de Redação Oficial - 3º edição. Pág. 23

    Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.

    No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.

  • Para os presidentes dos chefes dos poderes do Estado, não é vedado a abreviação?

  • I;II;III

    Gab.: C

  • Para os presidentes dos chefes dos poderes do Estado, não é vedado a abreviação? Sim,Benjamin. A questão apenas recomenda atentar para alguns fatores importantes na redação oficial.Não é vetado o uso da abreviação para as demais autoridades, excluindo-se os chefes de cada um dos 3 poderes, para as quais não se pude usar esse recurso.Portanto não há erro nessa assertiva.