SóProvas


ID
351151
Banca
IESES
Órgão
TJ-MA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários


  • Lei 1101/2005 no seu § 2o: "Transitada em julgado a sentença penal condenatória, será notificado o Registro Público de Empresas para que tome as medidas necessárias para impedir novo registro em nome dos inabilitados."

    RESPOSTA: "D"
  • letra a - O flagrante obrigatório alcança as polícias civil, militar, rodoviária, ferroviária e o corpo de bombeiro militar, enquanto os integrantes estiverem em serviço.
    letra b -  art. 61 da Lei 9.099 - contravenções penais, crime que a lei comine pena máxima não superior a 2 anos, cumulada ou não com multa
  • Letra C - Art. 212.  As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida. (Redação dada pela Lei nº 11.690, de 2008)

            Parágrafo único.  Sobre os pontos não esclarecidos, o juiz poderá complementar a inquirição. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008) 

  • LETRA A - INCORRETA
    CPP - Art. 301.  Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

    LETRA B - INCORRETA
    Lei 9.099/95 - Art. 61.  Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa

    LETRA C - INCORRETA
    CPP - Art. 212.  As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida.

    LETRA D - CORRETA
    Lei 11.101/05 - Art. 181. São efeitos da condenação por crime previsto nesta Lei:
    I – a inabilitação para o exercício de atividade empresarial;
    § 1o Os efeitos de que trata este artigo não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença, e perdurarão até 5 (cinco) anos após a extinção da punibilidade, podendo, contudo, cessar antes pela reabilitação penal.
    § 2o Transitada em julgado a sentença penal condenatória, será notificado o Registro Público de Empresas para que tome as medidas necessárias para impedir novo registro em nome dos inabilitados.
  • Gente, alguém podia me dizer por que  a alternativa "a " está errada?! Uma vez que o art. 301 do CPP dispõe justamente ser uma faculdade de qualquer do povo a prisão em flagrante, porém um dever de seus agentes?!?!?
    Desde já, obrigada!
  • " dever dos agentes públicos em geral." - Não é dever dos agentes públicos em geral, mas sim das autoridades policiais e seus agentes (Flagrante Obrigatório ou Compulsório).
  • Errei a questão porque sou um BEDEL mesmo.

    Que pegadinha fácil de ser identificada, mas muitas vezes percebemo-as somente depois do gabarito.
  • A autoridade policial e seus agentes têm a obrigação de prender em flagrante (flagrante compulsório) somente enquanto estiverem em serviço. Mas na prática o policial faz questão de agir e a corporação espera dele esse comportamento. Policia 24horas.
  • Obrigada Sandra! Não havia percebido o detalhe!
  • ALGUÉM PODERIA COMENTAR A LETRA 'B'. ACHO QUE A MESMA ESTÁ CORRETA, POIS EM SALA DE AULA NO CURSO LFG O PROFESSOR RENATO BRASILEIRO AFIRMA QUE TAMBÉM É INFRAÇÃO DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO CRIME A QUAL É COMINADA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE, MESMO QUE ACIMA DE 2 ANOS, DESDE QUE SEJA COMINADA , ALTERNATIVAMENTE, PENA DE MULTA.

    OBRIGADO!
  • Jacqueson:

    O erro da alternativa B) está no seguinte trecho
    "qualquer que seja a pena privativa de liberdade prevista". Para ser considerada infração de menor potencial ofensivo a pena máxima deverá ser não superior a 2 anos, conforme art. 61 da Lei 9099. 

    Art. 61.  Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.

    Bons estudos!
  • Letra A
    Completamente  ERRADA

    Letra de Lei
    Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
  • Uma assertiva semelhante a assertiva "b", que foi considerada incorreta nessa questão, foi, nessa mesma prova, na questão 4, considerada certa!!
  • a letra B era considerada correta, segundo anterior artigo 76 da Lei 9.099, o qual foi modificado.
  • Jacqueson, 

    Acredito que o que afirma a assertiva B seja um entendimento jurisprudencial. Tal situação se deu em um crime cuja pena era maior que dois anos, mas era alternativa com multa. Porém, a questão foi considerada errada por que tal assertiva não corresponde ao texto da lei, conforme colocado por alguns colegas.

  • LETRA B

    São consideradas infrações de menor potencial ofensivo: a) todos os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a dois anos e b) os crimes para os quais haja previsão de multa em abstrato, alternativamente com pena privativa de liberdade, qualquer que seja o montante dessa multa e ainda que a pena privativa de liberdade seja superior a dois anos.

     

    JUSTIFICATIVA:

    como se estabeleceu para estes crimes a possibilidade da aplicação isolada da multa, significa dizer que lhes foi atribuído um desvalor muito menor do que aquele conferido aos tipos penais em que existe a cominação exclusiva de privação da liberdade, não importando a respectiva duração; afinal, a pena pecuniária, como destacado alhures, é muito mais branda que qualquer outra sanção penal.

    Com base nesta premissa, é evidente que os delitos, com multa prevista como sanção alternativa, também deverão ser considerados de menor potencial ofensivo, porque são claramente “menos graves” do que aqueles que têm apenas o encarceramento estipulado como sanção aplicável.