SóProvas


ID
3512947
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O episódio ocorrido na escola Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), assim como outros da mesma natureza, motivou a publicação de vários textos em que se reflete sobre a violência e suas causas. Após a leitura do TEXTO I (depoimento) e do TEXTO II (fragmento de um artigo de opinião), ambos publicados no Jornal Correio da Paraíba de 16/03/19, responda à questão:

TEXTO I

As verdadeiras razões

Foi do padre Fábio de Melo a melhor explicação para a tragédia da escola Raul Brasil: - “Os meninos não mataram porque o porte de arma é um projeto do Governo, porque praticavam jogos violentos ou porque sofreram bulling na escola. Eles mataram porque as famílias estão desestruturadas, porque não se educa mais em casa, não se acompanha mais de perto; a tecnologia substituiu o diálogo, presentes compram limites, direito e deveres, e não há o reconhecimento e respeito a Deus. As armas não matam. O que mata é a ausência do amor”.

TEXTO II

Por uma cultura de paz e amor A que ponto chega a maldade do ser humano e a falta de Deus e amor ao próximo? Essa é uma das indagações que nos vem à mente ao assistir as imagens do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), onde crianças, adolescentes e duas servidoras tiveram as vidas ceifadas de forma brutal e cruel. As imagens do massacre veiculadas na TV e nas redes sociais causaram mal-estar, pavor, medo, insegurança, indignação, perplexidade e tantos outros sentimentos indescritíveis em todos os que as viram. [...] Ataques violentos dentro de escolas, como o que aconteceu na manhã da última quarta-feira em Suzano, infelizmente, fazem parte de uma sequência de casos similares registrados em todo País, que só reforçam a necessidade de continuidade do Estatuto do Desarmamento como fundamental para evitar o aprofundamento do ciclo de violência no Brasil. [...] Assim, essas entre outras ocorrências, reforçam o estado de alerta e de vigilância constante, de que muito precisa ser feito para mudar essa cruel realidade, de que a violência é desdobramento de carências afetivas e da necessidade de investimentos direcionados para formação do cidadão. Nesse momento de dor, cabe-nos apenas desejar aos familiares das vítimas, aos professores, aos alunos e a todo povo de Suzano, o mais profundo sentimento de pesar. E engrossar o coro dos que reivindicam por medidas efetivas por parte de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, sejam referência para os jovens, que cultivem a cultura da paz e do amor ao próximo como virtude, propagem, com o seu exemplo, não o ódio e a violência, e contribuam para a preservação dos laços fraternos. Com o fortalecimento do Estatuto de Desarmamento e propagando a cultura da paz. (Gilberto Carneiro da Gama – Procurador Geral do Estado)

Associe a classificação semântica indicada na primeira coluna às respectivas orações subordinadas em destaque nos períodos listados na Segunda.

1. Finalidade
2. Tempo
3. Confirmação
4. Causa

( ) “Essa é uma das indagações que nos vem à mente ao assistir as imagens do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), onde [...]”
( ) “Ataques violentos dentro de escolas, como o que aconteceu na manhã da última quarta-feira em Suzano, infelizmente, fazem parte de uma sequência de casos similares registrados em todo País [...]”
( ) “(Ataques violentos) ... fazem parte de uma sequência de casos similares que só reforçam a necessidade de continuidade do Estatuto do Desarmamento como fundamental para evitar o aprofundamento do ciclo de violência no Brasil”.
( ) “Eles mataram porque as famílias estão desestruturadas, porque não se educa mais em casa, não se acompanha mais de perto; a tecnologia substituiu o diálogo [...]”
( ) “[...] essas entre outras ocorrências, reforçam o estado de alerta e de vigilância constante, de que muito precisa ser feito para que essa cruel realidade mude.” (Adaptada).

A sequência numérica CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • C de mercado

  • "desconhecendo essa informação" - informação literal da questão.

  • Como que retrata uma superação se ele ainda sofre ao lembrar dela?

  • Embriaguez acidental é o nome doutrinário dado à embriaguez fortuita e por força maior.

    Não é culposa, pois teria que haver previsibilidade, ao contrário do caso exposto na questão. Comentário de Rodrigo Sanchez, esclareceu minha dúvida!

  • Cara... atenha-se ao enunciado. A questão deu ênfase ao fato de que ele desconhecia a informação. Se só foi te dado X, trabalhe apenas com X.

    Quando for publicar um artigo, aí sim, elabore teses.

  • A informação de que o indivíduo "está em uso de medicamentos" foi dada pelo enunciado. O fato de ele conhecer/desconhecer os efeitos potencializadores dos medicamentos se refere ao elemento "consciência", que é integrante do dolo. Portanto, a sua ausência, por si só, não exclui a imprudência, que é modalidade de culpa. O que excluiria a imprudência seria a ausência de previsibilidade abstrata, esta sim, elemento da culpa.

    E definir se era abstratamente imprevisível ao agente a hipótese de os medicamentos potencializarem o álcool é algo totalmente subjetivo. Você tem que adivinhar o que a banca pensa sobre.

  • No lugar de confirmação eu colocaria COMPARAÇÃO... discordo desse gabarito, mas quem sou eu na fila do pão

  • perfeito Lucas.