SóProvas


ID
3518398
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Antes, os bancários apresentavam muitas lesões por esforço repetitivo. Era muita dor nos ombros e nas articulações e afastamentos por causa disso. Essas lesões ainda aparecem. No entanto, agora temos problemas de sofrimento mental. É muita pressão por metas abusivas e muito assédio moral. A pesquisa mostra essa mudança, avaliou Gimenis.
Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2019, com adaptações.


Tendo em vista o nexo de causalidade entre determinados tipos de agravos em saúde relacionados à atividade bancária, além daqueles citados no texto, é correto afirmar que constam ainda como doenças relacionadas a essa atividade as listadas a seguir:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber, considerado o nexo de causalidade, quais doenças são relacionadas diretamente ao trabalho do bancário.

    Vamos trazer um resumo sobre as doenças citadas nas alternativas, de acordo com o manual de procedimentos para serviços de saúde do MS (2001):

    • Síndrome do túnel do carpo: "É a síndrome caracterizada pela compressão do nervo mediano em sua passagem pelo canal ou túnel do carpo. Está associada a tarefas que exigem alta força e/ou alta repetitividade, observando-se que a associação de repetitividade com frio aumenta o risco."
    • Síndrome de burnout: é a síndrome do esgotamento é uma doença psicológica crônica que está intimamente ligada às condições de trabalho, tais como ambiente inseguro, cobrança exageradas de metas e prazos, sobrecarga de trabalho, espécie de trabalho, contato direto com pessoas que necessitam de cuidados e etc.
    • Alcoolismo crônico: Uma frequência maior de casos (individuais) de alcoolismo tem sido observada em determinadas ocupações (...) é constante e elevada, como nas situações de trabalho perigoso (transportes coletivos, estabelecimentos bancários, construção civil).."
    • Distúrbio do ciclo vigília-sono. De acordo com o MS (2001): "O transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não-orgânicos é definido como uma perda de sincronia entre o ciclo vigília-sono do indivíduo e o ciclo vigília-sono socialmente estabelecido como normal, resultando em queixas de insônia, interrupção precoce do sono ou de sonolência excessiva."
    • Tuberculose: Doença de evolução aguda, subaguda ou crônica que compromete vários órgãos e sistemas, em especial as vias aéreas inferiores. Grupo de risco: expostos a poeiras de sílica e ou portadores de silicose
    • Carbúnculo: Antraz- Zoonose causada pelo Bacillus anthracis, microrganismo gram-positivo, manifestando-se, no ser humano, em três formas clínicas: cutânea, pulmonar e gastrintestinal. Grupo de risco: tratadores de animais e pecuaristas.
    • Hipertensão arterial
    • Hepatites virais.
    • Neoplasia maligna da laringe
    • Leucemia.
    • Perda auditiva induzida pelo ruído.

    Analisando as alternativas, marcaremos de vermelhos as doenças que não tem relação com a atividade bancárias

    A- INCORRETA. "síndrome do túnel do carpo, síndrome de burnout e leucemia".

    B- INCORRETA. "distúrbio do sono, hipertensão arterial e hepatites virais".

    C- INCORRETA. "neoplasia maligna da laringe, alcoolismo crônico relacionado ao trabalho e episódios depressivos".

    D- CORRETA. " síndrome do túnel do carpo, alcoolismo crônico e distúrbio do ciclo vigília-sono.

    E- INCORRETA. "perda auditiva induzida pelo ruído, tuberculose e carbúnculo.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO LETRA D