SóProvas


ID
3519052
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As chamas já destruíram ao menos 61 mil hectares de vegetação no Paraguai, informou a Secretaria de Emergência Nacional. Segundo a instituição responsável por coordenar as ações de redução e gestão de riscos causados por desastres naturais, as regiões mais afetadas pelos incêndios estão próximas à fronteira com o Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br>.


Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre assuntos correlatos, julgue o item.



Assim como o Paraguai, a Bolívia é outro país sul‐americano que foi intensamente atingido por queimadas nos meses de agosto e setembro últimos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo levantamento da EMBRAPA,  em 2020 houve um crescimento de algo em torno de 40% na quantidade de incêndios florestais na América do Sul. Os biomas da Amazônia, Pantanal e Cerrado encontram-se ameaçados. Países amazônicos que não o Brasil adotam providências para tentar conter os incêndios que se espalham por seus territórios, ameaçando a vegetação não só da mais importante floresta tropical do mundo,  como também de outros biomas, como o Cerrado e o Pantanal. Países como Bolívia e Paraguai, apesar deste não ter cobertura amazônica em seu território, estão somando forças para se ajudarem. 

    Isto se dá por conta dos incêndios terem ido além da floresta. Além de Bolívia e Paraguai, Brasil, Guiana Francesa e  Peru foram atingidos. O Equador, apesar de não ter problemas, mobilizou-se para auxiliar na luta do que seu governo declara ser “ um alerta para o mundo todo" Em agosto de 2019 o governo colombiano também ofereceu ajuda ao Brasil para tentar conter o avanço das chamas em território brasileiro. Propôs ainda que Brasil, Colômbia, Equador e Peru passem a atuar conjuntamente para prevenir e combater incêndios na Amazônia. 

    Esta é a informação fornecida pela página da  Agência Brasil deste mesmo mês de agosto de 2019. A partir do que se depreende das publicações da EMBRAPA e da Agência Brasil conclui-se que a afirmativa apresentada na questão está correta.

    RESPOSTA: CERTO.
  • certo