SóProvas


ID
3519805
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de São José dos Quatro Marcos - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Machado de Assis é mesmo realista?


    O aluno tem essa dúvida quando lê que o marco da fundação do realismo no Brasil se deu em 1881, quando se publicaram “O mulato”, de Aluísio de Azevedo, e “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. A informação aparece em muitos manuais didáticos.
    O romance de Aluísio de Azevedo de fato se encaixa bem no formato realista. Mas, sabendo que o personagem Brás Cubas escreveu as suas memórias depois de morto e que no século XIX não havia evidências de vida depois da morte (como não as há até hoje, aliás), ojovem leitor se pergunta: como pode ser realista um livro que se chama “Memórias póstumas”?
    A pergunta do aluno é inteligente. A obra de Machado nos oferece várias ocasiões para duvidar do realismo que lhe imputam, como a personagem do doutor Simão Bacamarte, o protagonista de “O alienista”: ele é o cientista que se vê sempre prestes a revelar a verdade verdadeira aos incautos e não arreda desta auto ilusão nem mesmo quando encontra tão somente o seu próprio erro, mostrando-se então a caricatura do realista de carteirinha, daquele que quer nos mostrar “a vida como ela é”.
    Não contente em atacar a concepção realista com seus personagens e metáforas, Machado de Assis a combateu explícita e frontalmente em vários textos críticos.
    Na dura crítica que fez a “O primo Basílio”, romance de Eça de Queiroz, o escritor brasileiro afirmou categoricamente: "voltemos os olhos para a realidade, mas excluamos o realismo; assim não sacrificarem os a verdade estética” . Machado ordenou a exclusão do realismo do campo da arte para não sacrificar a verdade estética, isto é, aquela verdade que não esconde do leitor que inventa realidades de papel.
    No ensaio “A Nova Geração”, Machado de Assis afirmou, de maneira mais categórica ainda: “a realidade é boa, o realismo é que não presta para nada”. Creio que ele não podia ser mais claro. Segundo o autor, o realismo “não presta para nada” porque sobrepõe à vida um ideal com o qual a vida mesma não concorda.
    O realismo quer dobrar a vida à sua perspectiva, mas com isso termina por recusá-la e não por afirmá-la. O realismo quer descrever a vida como ela é, mas faz apenas uma “reprodução fotográfica e servil das cousas mínimas e ignóbeis” para as tratar com uma “exação de inventário”, ou seja, para as dispor em gavetas uniformes como se cada acontecimento se reduzisse à dimensão de todos os outros.
    Por isso, Machado não perde a chance de reduzir o realismo a uma ironia divertida: “porque a nova poética é isto e só chegará à perfeição no dia em que nos disser o número exato dos fios de que se compõe um lenço de cambraia ou um esfregão de cozinha”.
    Mas por que, se o próprio Machado de Assis reduziu o realismo a pó de traque, há tantos que ainda insistem em considerá-lo realista?


Gustavo Bernardo

(Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/ coluna.php?seq_coluna=16)

No segundo parágrafo, a expressão introduzida pelo verbo “sabendo” estabelece com o restante da frase uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Eu achei que o "mas" que traria isso. Alguém explica?

  • Eu fui pelo sentido do contexto da frase. Anulei o "mas", visto que, o mas não se enquadraria a um sentido adversativo e nem tem essa opção. Condição, também não se enquadraria.

    Segui o raciocínio:

    Substitui o "sabendo" pela conjunção causal: Uma vez que (vale lembrar que esta conjunção pede verbo no indicativo. O verbo "escreveu" está flexionado no P.P. do indicativo e "havia" está flexionado no P.I. do indicativo).

    Espero tê-lo ajudado.

  • Seguindo o raciocínio da nossa colega Rosângela.

    Uma vez que seria uma relação de causa

    Tanto que seria uma consequência

    Desde de que = condição

    Tal qual, Assim como = comparação

    Então é fazer a substituição e entender o sentido do texto com a expressão que vai dar a ideia no caso em questão de causa.

  • Causa = SABER que foi escrito após morto Consequência = questionar o tema/realista
  • A colocação "sabendo", nesse caso, equivale a "uma vez que", conjunção de sentido causal.

    Bons estudos!

  • Conjunções subordinativas adverbiais causais : iniciam uma oração subordinada que traz a causa da ocorrência da principal.

    ex:porque;que; como(sentido de porque); na medida em que.

  • Cara, apesar de ter acerto, essa banca viaja de um tanto exagerado....

  • Fui pelo o caminho da eliminação.

    Observa-se em tela que logo de cara da para eliminar as alternativa de que trata de COMPARAÇÃO e CONDIÇÃO. Haja vista que ambas não fazem o menor sentido no período.

    A duvida iria pairar sobre as alternativas de que trata de CAUSA e CONSEQUÊNCIA. Nesse sentindo, a analogia mais correta e inserir os conectivos e ver a relação de sentido.

    Logo, nota-se que quando insere o conectivo "uma vez que'' percebe uma relação de causa dentro do período.

  • A causa:

    " sabendo que o personagem Brás Cubas escreveu as suas memórias depois de morto e que no século XIX não havia evidências de vida depois da morte"

    gera essa consequência:

     o jovem leitor se pergunta: como pode ser realista um livro que se chama “Memórias póstumas”?

    O jovem se perguntar, ficar com dúvidas sobre ser real ou não o livro, é consequência de saber que o escritor estava morto quando escreveu o livro, a causa.

  • SABENDO = UMA VEZ QUE

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