SóProvas


ID
3520597
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

 

    A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma “pirraça impulsiva”, alertou neste domingo [10.12.2017] a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican), vencedora do Nobel da Paz deste ano.

  “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?”, afirmou a líder da Ican, Beatrice Fihn, em discurso ao receber o prêmio, em Oslo, na Noruega.

  Também discursou em Oslo Setsuko Thurlow, 85, sobrevivente do ataque atômico de Hiroshima, em 1945 no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ela é ativista da Ican.

   Ela foi resgatada dos escombros de um prédio a 1,8 km do epicentro da bomba. A maioria de seus colegas morreu queimada viva.

 

(Mundo. Folha de S.Paulo, 10.12.2017. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão, o primeiro parágrafo pode ser finalizado com a frase:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático.

  • ✅ Gabarito: E

    A) Não foram citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte têm trocado ameaças devido à testes nucleares do país asiático → INCORRETO. → INCORRETO. O quê não foi citado? Nomes não foram citados (=sujeito simples com núcleo no plural, a concordância deve ser feita no plural). Crase incorreta antes de substantivo masculino e no plural, o correto é "a testes" ou "aos testes".

    B) Embora não tenham citado-se nomes, é sabido que EUA e Coreia do Norte vem trocando ameaças devido os testes nucleares do país asiático → INCORRETO. Depois de -ado, -ido nada é metido, em locuções verbais formadas por verbo principal no particípio, o pronome oblíquo átono não pode ser colocado após esse verbo.

    C) Não foi citado nomes, mas EUA e Coreia do Norte vem trocado ameaças devido os testes nucleares do país asiático → INCORRETO. O quê não foi citado? Nomes não foram citados (=sujeito simples com núcleo no plural, a concordância deve ser feita no plural).

    D) Embora não tenham-se citados nomes, sabe-se que EUA e Coreia do Norte tem trocado ameaças devido a testes nucleares do país asiático → INCORRETO. Advérbio de negação "não" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=não se tenham citados).

    E) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático → CORRETO.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Não foram citado --> concordância... plural). Crase proibida antes de masculino e plural.

    B) Embora não tenham citado-se. Depois de -ado, nada será colocado, -ido nada será metido.

    C) Não foi citado nomes, concordância deve ser feita no plural.

    D) Embora não tenham-se citados.  Advérbio de negação "não" atrai o pronome (Próclise).

    E) Não foram citados nomes, mas EUA e Coreia do Norte vêm trocando ameaças devido aos testes nucleares do país asiático. GABARITO

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • Na D, a palavra "tem", não deveria ser "têm"?