-
Gabarito C.
Armando, Ermando e Irmando são três irmãos. Sabe-se que dois desses irmãos têm idade igual a 33 anos, e mentem sempre. O outro irmão tem idade igual a 25 anos e, diferentemente dos demais, fala a verdade sempre. Certo dia, estando os três irmãos juntos, foi perguntado a eles quais eram suas idades, ao que Armando prontamente respondeu “— Irmando não tem idade igual a 33 anos”.
Então, é correto afirmar que.
Atentem-se que o enunciado diz que dois deles mentem e um diz a verdade e OS DOIS QUE MENTEM SÃO GÊMEOS E TEM 33 ANOS e o outro diz a VERDADE E TEM 25 ANOS.
Suponhamos que o que Armando diz seja verdade:
'' Irmando não tem idade igual a 33 anos”. (verdade)
Então quer dizer que Irmando tem 25 anos e Irmando e Ermando 33 anos, porém os que tem 33 mentem, não dizem a verdade, então a fala de Armando é FALSA.
Portanto:
Armando = mente e tem 33 anos.
Irmando = mente e tem 33 anos.
Ermando = fala a verdade e tem 25 anos.
-
c) Ermando tem 25 anos de idade.
Para resolver essa questão, partiremos da resposta do Armando, considerando as possibilidades quanto à afirmação ser verdadeira ou falsa.
Se ela for verdadeira, então, de fato, Irmando não tem idade igual a 33 anos, o que implica ele ter 25 anos e os outros dois, Armando e Ermando, terem 33 anos, sendo portanto os mentirosos.
Se ela for falsa, então Irmando tem, na verdade, 33 anos e, como Armando mentiu, ele também tem 33 anos. Nessa possibilidade, Ermando tem 25 anos e sempre fala a verdade.
Reparem que em ambas as possibilidades Armando sempre é o mentiroso, e como ele sempre mente a sua afirmação também é mentirosa, é falsa - Irmando tem 33 anos e Ermando tem 25 anos.
Verificando as alternativas, a única que se encaixa nessa conclusão é a c), que diz que Ermando tem 25 anos de idade.
-
Questão de lógica e não de álgebra