SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - CAU-MG - Assistente Administrativo e Financeiro


ID
3523735
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Algoritmos podem enviesar internet, alertam especialistas

Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo. Eles viraram o núcleo dos serviços digitais na última década.

Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.

“Os algoritmos têm um grande papel nas escolhas das pessoas hoje em dia”, diz o professor de Ciências da Computação da Universidade de Washington, Pedro Domingos. “Eles determinam o que vemos no Google, escolhem três quartos dos filmes assistidos no Netflix e sugerem um terço de tudo o que é comprado na Amazon.”

Isso não seria um grande problema, se todo mundo soubesse como os algoritmos funcionam e que, dependendo de quem o desenvolveu, eles podem apresentar resultados enviesados. Contudo, hoje eles são como segredos industriais. “Os algoritmos são feitos para beneficiar quem está por trás deles”, alertou, em entrevista ao Estado, a matemática norte-americana Cathy O’Neil, autora do livro Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição Matemática, em tradução livre). “Eles têm sido usados para separar vencedores de perdedores na internet.”

Viés

Nos Estados Unidos, os exemplos de algoritmos “viciados” se acumulam. Em 2016, a agência de notícias Bloomberg revelou que a Amazon não entregava produtos no mesmo dia em bairros predominantemente negros. A empresa negou que seu algoritmo levasse em conta a raça dos clientes.

Outro caso envolve o uso da tecnologia por juízes norte-americanos para determinar penas. Uma investigação da organização sem fins lucrativos ProPublica mostrou que negros tinham o dobro de chances de receberem uma pena mais longa que brancos. Há também casos de sites de emprego que não mostram vagas com altos salários para mulheres e de financeiras que cobram taxas mais altas de quem mora na periferia.

“Os algoritmos aprendem com os dados que são oferecidos a ele”, explica Júlio Monteiro, doutorando em Ciências da Computação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Se quem está por trás é preconceituoso, ele pode manter esse perfil.” 

Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Malini, o uso intensivo de algoritmos prejudica a sociedade, pois limita o acesso à web. “A regulação algorítmica melhora a democracia? Acredito que não”, defende o pesquisador. “É o acesso pleno a todos os conteúdos da rede que me ajuda a ampliar os pontos de vista.” Essa curadoria automatizada é o que tem provocado o “efeito bolha” nas redes sociais, em que as pessoas só veem conteúdos que reforçam suas crenças.

Solução

Especialistas consultados são unânimes em defender que é preciso criar órgãos independentes para auditar os algoritmos. “Imagino um futuro em que decisões são tomadas por eles”, diz Cathy. “Mas é preciso poder pedir explicações.”

Por enquanto, esse tipo de garantia só está prevista na União Europeia, onde o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) deve entrar em vigor em maio de 2018. A nova lei, que representa a maior mudança na área de privacidade online em 20 anos, prevê que cidadãos possam exigir explicações às empresas por trás dos algoritmos.

Apesar de apresentarem riscos, esses programas são considerados um mal necessário no mundo digital. “Antes, a TV decidia o que veríamos, mas na internet passamos a escolher livremente o que consumir”, diz Edney Souza, professor da ESPM. “A maioria não estava pronta para este salto. O algoritmo está no meio do caminho.” [...]
Disponível em: <encurtador.com.br/tuGH0>.
Acesso em: 23 abr. 2019.

Releia este trecho.

Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo.”

A respeito dos verbos destacados no trecho anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. Os verbos destacados estão, respectivamente, no pretérito imperfeito (era); pretérito perfeito (chegou, pegou, correu) e presente (é), todos na terceira pessoa do singular.
II. A mudança dos verbos do pretérito para verbos no presente indica a transição entre a parte narrativa e a parte descritiva do texto.
III. Em “o rapaz chegou em casa”, observa-se o uso do modo subjuntivo do verbo ‘chegar’, que indica certeza em relação à ação descrita.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo.”

    I. Os verbos destacados estão, respectivamente, no pretérito imperfeito (era); pretérito perfeito (chegou, pegou, correu) e presente (é), todos na terceira pessoa do singular → CORRETO.

    II. A mudança dos verbos do pretérito para verbos no presente indica a transição entre a parte narrativa e a parte descritiva do texto → CORRETO. Somente em negrito (=indicam a parte narrativa, um conto); em vermelho (presente do indicativo, indicam a parte descritiva, modalidade de composição textual cujo objetivo é fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objeto, um movimento etc).

    III. Em “o rapaz chegou em casa”, observa-se o uso do modo subjuntivo do verbo ‘chegar’, que indica certeza em relação à ação descrita → INCORRETO. O verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão exige conhecimento sobre tempo e modo verbal, e também de tipologia textual. Vejamos:

    I. Correta.

    Era - Podemos observar um passado inacabado, função essa representada pelo pretérito imperfeito do indicativo.

    Chegou, pegou e correu- são ações que iniciaram e terminaram, por isso, são classificadas como pretérito perfeito do indicativo.

    É- está sendo alguma coisa no momento em que se fala, momento atual, chamamos isso de presente do indicativo.

    Portanto, essa alternativa está correta.

    II. Correta.

    A primeira parte representada pelos verbos do passado estão narrando um fato e a segunda está fazendo uma descrição do acontecimento que ocorria todas as noites. Portanto, a assertiva está certa.

    III. Incorreta.

    Quando diz "“o rapaz chegou em casa”, podemos ter certeza que o rapaz chegou em casa, porque a ação foi concluída. Esse é o aspecto semântico do verbo pretérito perfeito do indicativo. Por isso, não se confunde com um verbo do modo subjuntivo que tem a semântica de incerteza.

    Vejam: se o rapaz chegasse em casa... (verbo conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo.)

     Após análise das frases, foi possível ter a seguinte sequência: V, V, F

    Com isso, podemos afirmar que a correta é a alternativa B

     GABARITO: B

  • Objetivo..

    I.Pretérito perfeito: ação finalizada no passado.

    Jogou bola com os colegas.

    Pretérito Imperfeito:

    Ação repetitiva no passado.

    Pretérito Mais-que-perfeito:

    Ação no passado anterior a outra.

    Terminação (ara).

    II. Ao alterar a mudança temporal causa alteração de sentido.

    III. O subjuntivo = incerteza, hipótese

    Imperativo = ordem, desejo, súplica.

    Indicativo= indica certeza.

    Cada dia de estudos = próximo da aprovação

  • QC, por que razão trocam o que está dando certo?

    Um dos maiores pontos positivos é o comentário em vídeo de Português. 

    Por que regredir para comentários escritos?

  • Letra B

    III - Modo Indicativo = indica certeza.


ID
3523738
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Algoritmos podem enviesar internet, alertam especialistas

Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo. Eles viraram o núcleo dos serviços digitais na última década.

Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.

“Os algoritmos têm um grande papel nas escolhas das pessoas hoje em dia”, diz o professor de Ciências da Computação da Universidade de Washington, Pedro Domingos. “Eles determinam o que vemos no Google, escolhem três quartos dos filmes assistidos no Netflix e sugerem um terço de tudo o que é comprado na Amazon.”

Isso não seria um grande problema, se todo mundo soubesse como os algoritmos funcionam e que, dependendo de quem o desenvolveu, eles podem apresentar resultados enviesados. Contudo, hoje eles são como segredos industriais. “Os algoritmos são feitos para beneficiar quem está por trás deles”, alertou, em entrevista ao Estado, a matemática norte-americana Cathy O’Neil, autora do livro Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição Matemática, em tradução livre). “Eles têm sido usados para separar vencedores de perdedores na internet.”

Viés

Nos Estados Unidos, os exemplos de algoritmos “viciados” se acumulam. Em 2016, a agência de notícias Bloomberg revelou que a Amazon não entregava produtos no mesmo dia em bairros predominantemente negros. A empresa negou que seu algoritmo levasse em conta a raça dos clientes.

Outro caso envolve o uso da tecnologia por juízes norte-americanos para determinar penas. Uma investigação da organização sem fins lucrativos ProPublica mostrou que negros tinham o dobro de chances de receberem uma pena mais longa que brancos. Há também casos de sites de emprego que não mostram vagas com altos salários para mulheres e de financeiras que cobram taxas mais altas de quem mora na periferia.

“Os algoritmos aprendem com os dados que são oferecidos a ele”, explica Júlio Monteiro, doutorando em Ciências da Computação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Se quem está por trás é preconceituoso, ele pode manter esse perfil.” 

Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Malini, o uso intensivo de algoritmos prejudica a sociedade, pois limita o acesso à web. “A regulação algorítmica melhora a democracia? Acredito que não”, defende o pesquisador. “É o acesso pleno a todos os conteúdos da rede que me ajuda a ampliar os pontos de vista.” Essa curadoria automatizada é o que tem provocado o “efeito bolha” nas redes sociais, em que as pessoas só veem conteúdos que reforçam suas crenças.

Solução

Especialistas consultados são unânimes em defender que é preciso criar órgãos independentes para auditar os algoritmos. “Imagino um futuro em que decisões são tomadas por eles”, diz Cathy. “Mas é preciso poder pedir explicações.”

Por enquanto, esse tipo de garantia só está prevista na União Europeia, onde o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) deve entrar em vigor em maio de 2018. A nova lei, que representa a maior mudança na área de privacidade online em 20 anos, prevê que cidadãos possam exigir explicações às empresas por trás dos algoritmos.

Apesar de apresentarem riscos, esses programas são considerados um mal necessário no mundo digital. “Antes, a TV decidia o que veríamos, mas na internet passamos a escolher livremente o que consumir”, diz Edney Souza, professor da ESPM. “A maioria não estava pronta para este salto. O algoritmo está no meio do caminho.” [...]
Disponível em: <encurtador.com.br/tuGH0>.
Acesso em: 23 abr. 2019.

De acordo com o que o texto expressa, é correto afirmar que os algoritmos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ Segundo o texto: Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Malini, o uso intensivo de algoritmos prejudica a sociedade, pois limita o acesso à web. “A regulação algorítmica melhora a democracia? Acredito que não”, defende o pesquisador. “É o acesso pleno a todos os conteúdos da rede que me ajuda a ampliar os pontos de vista.” Essa curadoria automatizada é o que tem provocado o “efeito bolha” nas redes sociais, em que as pessoas só veem conteúdos que reforçam suas crenças.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Qual o erro da letra "A" ?

  • Também gostaria de saber o erro da A.

  • O erro da letra A é q os algoritmos não são calibrados.
  • O erro da letra A é a parte que diz : "forma arbitrária que são calibrados"

    Arbitrário e tudo aqui que NÃO SEGUE REGRAS OU NORMAS

    Os algoritmos nesse caso do texto seguem uma determinação específica daqueles que os programam para o seu pró´rio interesse : como vemos no Terceiro Parágrafo “Eles determinam o que vemos no Google, escolhem três quartos dos filmes assistidos no Netflix e sugerem um terço de tudo o que é comprado na Amazon.”


ID
3523741
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Algoritmos podem enviesar internet, alertam especialistas

Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo. Eles viraram o núcleo dos serviços digitais na última década.

Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.

“Os algoritmos têm um grande papel nas escolhas das pessoas hoje em dia”, diz o professor de Ciências da Computação da Universidade de Washington, Pedro Domingos. “Eles determinam o que vemos no Google, escolhem três quartos dos filmes assistidos no Netflix e sugerem um terço de tudo o que é comprado na Amazon.”

Isso não seria um grande problema, se todo mundo soubesse como os algoritmos funcionam e que, dependendo de quem o desenvolveu, eles podem apresentar resultados enviesados. Contudo, hoje eles são como segredos industriais. “Os algoritmos são feitos para beneficiar quem está por trás deles”, alertou, em entrevista ao Estado, a matemática norte-americana Cathy O’Neil, autora do livro Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição Matemática, em tradução livre). “Eles têm sido usados para separar vencedores de perdedores na internet.”

Viés

Nos Estados Unidos, os exemplos de algoritmos “viciados” se acumulam. Em 2016, a agência de notícias Bloomberg revelou que a Amazon não entregava produtos no mesmo dia em bairros predominantemente negros. A empresa negou que seu algoritmo levasse em conta a raça dos clientes.

Outro caso envolve o uso da tecnologia por juízes norte-americanos para determinar penas. Uma investigação da organização sem fins lucrativos ProPublica mostrou que negros tinham o dobro de chances de receberem uma pena mais longa que brancos. Há também casos de sites de emprego que não mostram vagas com altos salários para mulheres e de financeiras que cobram taxas mais altas de quem mora na periferia.

“Os algoritmos aprendem com os dados que são oferecidos a ele”, explica Júlio Monteiro, doutorando em Ciências da Computação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Se quem está por trás é preconceituoso, ele pode manter esse perfil.” 

Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Malini, o uso intensivo de algoritmos prejudica a sociedade, pois limita o acesso à web. “A regulação algorítmica melhora a democracia? Acredito que não”, defende o pesquisador. “É o acesso pleno a todos os conteúdos da rede que me ajuda a ampliar os pontos de vista.” Essa curadoria automatizada é o que tem provocado o “efeito bolha” nas redes sociais, em que as pessoas só veem conteúdos que reforçam suas crenças.

Solução

Especialistas consultados são unânimes em defender que é preciso criar órgãos independentes para auditar os algoritmos. “Imagino um futuro em que decisões são tomadas por eles”, diz Cathy. “Mas é preciso poder pedir explicações.”

Por enquanto, esse tipo de garantia só está prevista na União Europeia, onde o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) deve entrar em vigor em maio de 2018. A nova lei, que representa a maior mudança na área de privacidade online em 20 anos, prevê que cidadãos possam exigir explicações às empresas por trás dos algoritmos.

Apesar de apresentarem riscos, esses programas são considerados um mal necessário no mundo digital. “Antes, a TV decidia o que veríamos, mas na internet passamos a escolher livremente o que consumir”, diz Edney Souza, professor da ESPM. “A maioria não estava pronta para este salto. O algoritmo está no meio do caminho.” [...]
Disponível em: <encurtador.com.br/tuGH0>.
Acesso em: 23 abr. 2019.

A respeito das estratégias de convencimento utilizadas pelo autor do texto, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ Ao adotar a primeira pessoa do singular, o autor objetiva criar a ideia de proximidade com seu leitor, colocando-se dentro do texto.

    Incorreto. Visto que, em nenhum momento do texto, o autor adota o uso da 1ª pessoa do singular (eu).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Até parece que vou ler esse textão. Prefiro não passar no concurso. Na hora da prova eu chuto, mas não leio isso tudo.


ID
3523744
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Algoritmos podem enviesar internet, alertam especialistas

Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo. Eles viraram o núcleo dos serviços digitais na última década.

Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.

“Os algoritmos têm um grande papel nas escolhas das pessoas hoje em dia”, diz o professor de Ciências da Computação da Universidade de Washington, Pedro Domingos. “Eles determinam o que vemos no Google, escolhem três quartos dos filmes assistidos no Netflix e sugerem um terço de tudo o que é comprado na Amazon.”

Isso não seria um grande problema, se todo mundo soubesse como os algoritmos funcionam e que, dependendo de quem o desenvolveu, eles podem apresentar resultados enviesados. Contudo, hoje eles são como segredos industriais. “Os algoritmos são feitos para beneficiar quem está por trás deles”, alertou, em entrevista ao Estado, a matemática norte-americana Cathy O’Neil, autora do livro Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição Matemática, em tradução livre). “Eles têm sido usados para separar vencedores de perdedores na internet.”

Viés

Nos Estados Unidos, os exemplos de algoritmos “viciados” se acumulam. Em 2016, a agência de notícias Bloomberg revelou que a Amazon não entregava produtos no mesmo dia em bairros predominantemente negros. A empresa negou que seu algoritmo levasse em conta a raça dos clientes.

Outro caso envolve o uso da tecnologia por juízes norte-americanos para determinar penas. Uma investigação da organização sem fins lucrativos ProPublica mostrou que negros tinham o dobro de chances de receberem uma pena mais longa que brancos. Há também casos de sites de emprego que não mostram vagas com altos salários para mulheres e de financeiras que cobram taxas mais altas de quem mora na periferia.

“Os algoritmos aprendem com os dados que são oferecidos a ele”, explica Júlio Monteiro, doutorando em Ciências da Computação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Se quem está por trás é preconceituoso, ele pode manter esse perfil.” 

Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Malini, o uso intensivo de algoritmos prejudica a sociedade, pois limita o acesso à web. “A regulação algorítmica melhora a democracia? Acredito que não”, defende o pesquisador. “É o acesso pleno a todos os conteúdos da rede que me ajuda a ampliar os pontos de vista.” Essa curadoria automatizada é o que tem provocado o “efeito bolha” nas redes sociais, em que as pessoas só veem conteúdos que reforçam suas crenças.

Solução

Especialistas consultados são unânimes em defender que é preciso criar órgãos independentes para auditar os algoritmos. “Imagino um futuro em que decisões são tomadas por eles”, diz Cathy. “Mas é preciso poder pedir explicações.”

Por enquanto, esse tipo de garantia só está prevista na União Europeia, onde o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) deve entrar em vigor em maio de 2018. A nova lei, que representa a maior mudança na área de privacidade online em 20 anos, prevê que cidadãos possam exigir explicações às empresas por trás dos algoritmos.

Apesar de apresentarem riscos, esses programas são considerados um mal necessário no mundo digital. “Antes, a TV decidia o que veríamos, mas na internet passamos a escolher livremente o que consumir”, diz Edney Souza, professor da ESPM. “A maioria não estava pronta para este salto. O algoritmo está no meio do caminho.” [...]
Disponível em: <encurtador.com.br/tuGH0>.
Acesso em: 23 abr. 2019.

Releia este trecho.

Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.”

A relação que a conjunção destacada estabelece entre as orações é

Alternativas
Comentários
  • Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.”

    Temos uma conjunção subordinativa adverbial concessiva, que introduz uma oração subordinada adverbia concessiva anteposta à oração principal.

    Concessão diz respeito à quebra de expectativa sem impedir que determinado fato venha ocorrer.

    GABARITO. D

  • Gabarito: D

    ✓ “Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.”

    Temos uma conjunção subordinativa concessiva (estabelece uma oposição com o que foi mencionado anteriormente sem invalidá-la). Outras conjunções com essa mesma classificação: conquanto, ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • CONCESSIVA É UM FATO QUE OCORRE SEM QUE INTERFIRA NOUTRO FATO

  • As CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CONCESSIVA indicam uma ideia de de oposição, um fato contrário ao da oração principal.

  • A questão quer saber qual a relação que a conjunção "embora" estabelece entre as orações em "Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram...". Vejamos:

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

    A temporal.

    Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

    São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

    B final.

    Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...

    São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

    C causal.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

    D concessiva.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.

    Gabarito: Letra D


ID
3523747
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à regência e à concordância, assinale a alternativa em que a imagem está de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    a) Aluga-se apartamentos → INCORRETO. O correto é "alugam-se" (=voz passiva sintética com sujeito paciente no plura: apartamentos são alugados).

    b) A mensagem das placas ajudam a salvar vidas → INCORRETO. O quê ajuda? A mensagem das placas (=sujeito simples com núcleo no singular, o correto é "ajuda").

    c) Pra namorar comigo tem que entender que eu tenho ciúmes até do seu passado → INCORRETO. Deve-se separar a oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo que vem deslocado com vírgula e o correto, segundo a norma-padrão e seguindo uma linguagem culta, é "para".

    d) Atenção. Proibida a entrada de animais → CORRETO. Com determinante (artigo definido "a"= proibida). Sem determinante (=proibido entrada de animais).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Veja como seria se passássemos a primeira frase para a voz passiva analítica: Aluga-se apartamentos = Apartamentos é alugado. Alugam-se apartamentos = Apartamentos são alugados Por isso a primeira está errada, pois seria necessário dizer ALUGAM-SE já que APARTAMENTOS está no plural. GABARITO D - Proibida a entrada de animais. Apresenta o artigo “a”, ou seja, a entrada de animais é proibidA.
  • Uma dica:

    Nos casos de é bom / é necessário/ é preciso.

    Diante desses termos podemos ter =

    Invariável = sem artigo. ou leia-se determinante

    Pizza é bom.

    Pizza é boa (errado)

    Variável com determinante =

    A Pizza é boa

    Bons estudos!

  • a) Alugam-se...

    b) A mensagem... ajuda.

    c) Para namorar...

    d) GABARITO

  • A regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). E a regência nominal, como sugere, diz respeito à relação entre termos regentes (adjetivo, substantivo) e regidos (complementos).

    Por seu turno, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito, ao passo que a concordância nominal se refere à adequada flexão entre substantivo e seus modificadores (pronome, numeral, adjetivo) em matéria de gênero (masculino e feminino) e/ou número (plural e singular).

    a) Incorreto. Há erro de concordância verbal. Deve o verbo concordar com o sujeito. Correção: "Alugam-se apartamentos";

    b) Incorreto. Há amiúde erro de concordância verbal. Deve o verbo concordar com o sujeito. Correção: "A mensagem (...) ajuda";

    c) Incorreto. Há erro de regência verbal. O verbo "namorar" não rege preposição alguma, nem mesmo aquela que recorrente e incorretamente o acompanha: "com". Não se grafa e/ou fala "namorar comigo (esse pronome nada mais é do que preposição "com" unida ao pronome "mim")" ou "namorar com alguém", mas sim "me namora" ou "namora alguém". Talvez por contaminação do verbo "casar-se", que acolhe a preposição "com", alastrou essa incorreta regência para o verbo "namorar". Correção: "pra me namorar (...)";

    d) Correto. Respeita-se concordância — especificamente a nominal, visto inexistir verbo na estrutura.

    Letra D

  • Comentário correto da letra D é o do Sr. Shelking

  • Letra D

    É proibida a entrada.

    Explicação: A palavra proibida é variável, pois temos um determinante.

    Determinante = Artigo ou pronome.

    SEM determinante = Invariável. Ex: É proibido entrada.

    COM determinante = Variável. Ex: É proibida a entrada.

  • Aos colegas: Pra não existe na língua portuguesa.

  • Prefiro Arthur Carvalho a Sr. Shelking (monitor QC).

    kkkkkk

  • QUESTÃO ANULÁVEL

    A alternativa A está correta, segundo vários gramáticos de renome e outras bancas de renome que se baseiam neles. Veja o que diz, por exemplo, Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa. 37º edição. 2009. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 854 páginas. ISBN 9788520930496. Página 212):

    "[o se] exerce as seguintes funções sintáticas em face das unidades léxicas que com o pronome concorrem:

    [...]

    Índice de indeterminação do sujeito:

    vive-se bem.

    Lê-se pouco entre nós

    Precisa-se de empregados.

    É-se feliz.

    [...] Pelos exemplos acima, o se como índice de indeterminação de sujeito – primitivamente exclusivo em combinação com verbos não acompanhados de objeto direto –, estendeu seu papel aos transitivos diretos (onde a interpretação passiva passa a ter uma interpretação impessoal: Vendem-se casas = ‘alguém tem casa para vender’) e de ligação (É-se feliz). A passagem deste emprego da passiva à indeterminação levou o falante a não mais fazer concordância, pois o que era sujeito passou a ser entendido como objeto direto, função que não leva a exigir o acordo do verbo:

    Vendem-se casas (= ‘casas são vendidas’) = Vendem-se casas (= ‘alguém tem casa para vender’) = Vende-se casas.

    “Vende-se casas e frita-se ovos são frases de emprego ainda antiliterário, apesar da já multiplicidade de exemplos. A genuína linguagem literária requere vendem-se, fritam-se. Mas ambas as sintaxes são corretas [negrito meu], e a primeira não é absolutamente, como fica demonstrado, modificação da segunda. São apenas dois estágios diferentes de evolução. Fica também provado o falso testemunho que levantaram à sintaxe francesa, que em verdade nenhuma influência neste particular exerceu em nós...” [MAg.2, 181-183]".

    Aproveite para ver os gabaritos das seguintes questões, que foram baseadas nele:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/13911e6b-51

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fd3e000c-48


ID
3523756
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

“Eu conheci esse pedaço de Belo Horizonte, nele padeci, esperei, amei, tive dores de corno augustas, discuti e neguei. Conhecia todo mundo. Cada pedra das calçadas, cada tijolo das sarjetas, seus bueiros, os postes, as árvores. Distinguia seus odores e as cores de todas as horas. Ali vivi de meus dezessete aos meus vinte quatro anos. Vinte anos nos anos vinte. Vinte. Sete anos que valeram pelos que tinha vivido antes e que viveria depois. Hoje, aqueles sete anos, eles só existem na minha lembrança. Mas existem como sete ferretes e doendo sete vezes sete quarenta e nove vezes sete quarenta e três ferros pungindo em brasa”.
NAVA, Pedro. Beira Mar.
São Paulo: Cia das Letras, 1976. p. 354.

No trecho destacado no texto anterior, o autor Pedro Nava utiliza uma figura de linguagem como recurso estético em sua narrativa. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ Hoje, aqueles sete anos, eles só existem na minha lembrança. Mas existem como sete ferretes e doendo sete vezes sete quarenta e nove vezes sete quarenta e três ferros pungindo em brasa.

    Observa-se que temos a conjunção subordinativa comparativa "como" trazendo a comparação entre a memória do passado à dor causada pelos ferros em brasa.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Há também uma hipérbole!

  • Para mim letra a também correta

  • duas respostas corretas para a questão kkkkkkk

  • Eufemismo: Para evitar dizer que a pessoa morreu, foi usada a expressão “partiu desta para melhor”.

    Metonímia: Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. ...

    Autor pela obra: Li muitas vezes Camões. ...

    Hipérbole: Já te avisei um bilhão de vezes!

    As crianças estavam mortas de sede.

    Comparação:Meu coração tombou na vida/tal qual uma estrela ferida/pela flecha de um caçador”. (Cecília Meireles)

    Avião parece passarinho/Que não sabe bater asa/Passarinho voando longe/Parece borboleta que fugiu de casa.” (Música “Sonho de uma flauta” de Teatro Mágico)

  • A questão é também uma hipérbole, deveria ser anulada.

  • "existem como sete ferretes e doendo sete vezes sete quarenta e nove vezes sete quarenta e três ferros pungindo em brasa" Gente se essa frase SUPER exagerada e dramática não é hipérbole, então tudo o que estudei de figura de linguagem até hoje tava errado kkk

  • se quem fez a questao nao viu a hiperbole ali...esta mais pronunciada do que a comparacao...

  • Banca Fundep , única banca onde o gabarito não é o certo , mas o que está na cabeça do formulador da questão

  • Gente, atenção: O conectivo "como" caracteriza a trecho como uma comparação.

  • Errei, porém é clara a ideia de exagero na frase.

  • Não faz sentido essa questão, e muito claro ver o exagero escancarado. Figura clara de HIPÉRBOLE..


ID
3523759
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A bola
Luis Fernando Verissimo

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
— Como é que liga? – perguntou.
— Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
— Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
— Não precisa manual de instrução.
— O que é que ela faz?
— Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
— O quê?
— Controla, chuta...
— Ah, então é uma bola.
— Claro que é uma bola.
— Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
— Você pensou que fosse o quê?
— Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
— Filho, olha.
O garoto disse “Legal” mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.
Disponível em: <https://tinyurl.com/y4q79nko>.
Acesso em: 26 abr. 2019.

A respeito do gênero e tipologia desse texto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas, caso exista.

I. O texto foca-se em temas da atualidade, que são trabalhados a partir do olhar do autor para eventos cotidianos, dos quais é extraída a história a ser narrada.

Portanto

II. trata-se de uma novela.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. O texto foca-se em temas da atualidade, que são trabalhados a partir do olhar do autor para eventos cotidianos, dos quais é extraída a história a ser narrada → CORRETO. 

    II. trata-se de uma novela → INCORRETO. Temos uma crônica. A crônica narra fatos do dia a dia, acontecimentos cotidianos e atuais, de uma maneira diferente, ora com intenção crítica, ora com intenção poética, ou de ambas as maneiras.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Apenas complementando :

    Novela : A novela difere do conto por apresentar uma narrativa mais extensa, assim como difere do romance por ser menor. Características do gênero literário novela:

    * Pluralidade dramática: A novela apresenta vários enredos que ao longo da narrativa estabelecem conexões entre si.

    * Sucessividade: O enredo é desenvolvido de maneira sequencial, sendo que em determinados momentos da narrativa alguns recursos que quebrem essa sucessividade de acontecimentos podem ser empregados.

    * Tempo: O tempo do gênero literário novela é histórico, ou seja, é determinado pelo calendário e pelo relógio.

    * Espaço: Espaço e tempo na novela são indissociáveis. A pluralidade dramática definirá a pluralidade espacial, pois, de acordo com as ações, os personagens podem ser continuamente deslocados para diferentes ambientes na narrativa.

  • SIM É UM TIPO TEXTUAL NARRATIVO MAS O GÊNERO NÃO É UMA NOVELA E SIM UM CONTO


ID
3523762
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A bola
Luis Fernando Verissimo

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
— Como é que liga? – perguntou.
— Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
— Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
— Não precisa manual de instrução.
— O que é que ela faz?
— Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
— O quê?
— Controla, chuta...
— Ah, então é uma bola.
— Claro que é uma bola.
— Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
— Você pensou que fosse o quê?
— Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
— Filho, olha.
O garoto disse “Legal” mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.
Disponível em: <https://tinyurl.com/y4q79nko>.
Acesso em: 26 abr. 2019.

Assinale a alternativa em que as palavras a seguir, retiradas desse texto, são acentuadas de acordo com a mesma regra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     a) Pé / Tevê / Raciocínio → respectivamente: monossílabo tônico terminado em -e; oxítona terminada em -e; paroxítona terminada em ditongo.
     b) Inglês / Não / Mãos → respectivamente: oxítona terminada em -e seguido de -s; o "til" (~) não é um acento gráfico e sim uma marca de nasalização.
     c) Você / Coordenação / Máquina → respectivamente: oxítona terminada em -e; til (vide item anterior); proparoxítona.
     d) Plástico / mero / Eletrônico → CORRETO. Ambas palavras são proparoxítonas (=antepenúltima sílaba tônica).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GAB D

    TODAS AS PAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS

    Plástico /NÚmero / ELETRONICO

  • REGRA: TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS

  • Rápida explicação para iniciantes, sem complicações.

    O pulo do gato:

    1ª regra: ACENTUA-SE TODAS AS PROPAROXÍTONAS;

    2ª regra: ACENTUA-SE TODAS AS OXÍTONAS TERMINADAS EM: A(S), E(S), O(S) E EM(S);

    3ª regra: ACENTUA-SE TODAS AS PAROXÍTONAS NÃO TERMINADAS EM: A(S), E(S), O(S) E EM(S);

    NÃO ACENTUA-SE PAROXÍTONAS TERMINADAS EM: A(S), E(S), O(S) E EM(S);

    ACENTUA-SE PAROXÍTONA TERMINADAS EM DITONGOS.

    Vamos lá:

    a) Pé / Tevê / Raciocínio.

    Pé -> Oxítona terminada em "e", acentua-se!!

    Tevê -> Oxítona terminada em "e", acentua-se!!

    Raciocínio -> Paroxítona terminado em ditongo, acentua-se!

    Logo NÃO são acentuados pela mesma regra.

    b) Inglês / Não / Mãos.

    Inglês -> Oxítona terminada em "e(s)", acentua-se!!

    Não -> o tio não é considerado pela língua portuguesa um "acento gráfico", é um sinal de nasalização.

    Mãos -> o tio não é considerado pela língua portuguesa um "acento gráfico", é um sinal de nasalização.

    Logo, NÃO são acentuadas pela mesma regra.

    c) Você / Coordenação / Máquina.

    Você -> Oxítona terminada em "e", acentua-se!!

    Coordenação -> o tio não é considerado pela língua portuguesa um "acento gráfico", é um sinal de nasalização.

    Máquina -> Proparoxítona

    Logo, NÃO são acentuadas pela mesma regra.

    d) Plástico / Número / Eletrônico.

    Plástico -> Proparoxítona

    Número -> Proparoxítona

    Eletrônico -> Proparoxítona

    Logo TODAS estão acentuadas pelo mesmo motivo, ou seja, todas são PROPAROXÍTONA!!

    Prontinho!! Espero ter ajudado alguém que estava com dúvida no sentido geral, não só nesta questão que é facílima.

    Lembre-se que essa explicação é muito básica, e que a acentuação gráfica vai muito além dessa explicação, pois precisamos entender outros assuntos para poder resolver questões com mais dificuldade.

  • Por se tratar de acentuação gráfica, é necessário ancorar-se no Novo Acordo Ortográfico.

    a) Pé / Tevê / Raciocínio.

    Incorreto. Regras distintas. Respectivamente: monossílabo tônico terminado em "e", oxítona termina em "e" e paroxítona terminada em "-io";

    b) Inglês / Não / Mãos.

    Incorreto. A bem da verdade, apenas "inglês" é palavra acentuada (oxítona terminada em "es"). O til presente nos dois últimos vocábulos não se afigura acento gráfico;

    c) Você / Coordenação / Máquina.

    Incorreto. Regras distintas. "Você" é oxítona terminada em "e"; "coordenação" não se submete a regra de acentuação, visto que o til não é acento gráfico; "máquina" é proparoxítona e por isso deve ser acentuada;

    d) Plástico / Número / Eletrônico.

    Correto. Todas proparoxítonas e, por conseguinte, devem de ser acentuadas.

    Letra D

  • Apenas uma simples correção no comentário de Mikaelly:

    Errado: Pé -> Oxítona terminada em "e", acentua-se!!

    Correto: Monossílabo

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
3523765
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Vítor está sempre preocupado em cumprir todos os horários de sua agenda diária. No entanto, em certo dia, ele acredita que o horário no relógio de seu celular está 5 minutos atrasado. Porém, na verdade, o relógio do celular de Vítor está adiantado em 15 minutos.

Nesse mesmo dia, Vítor chegou à faculdade achando estar atrasado 7 minutos; no entanto, de acordo com o horário correto, ele estava

Alternativas
Comentários
  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, façam a solicitação para o QC...não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.

  • Se alguém souber resolver...

  • Ele considera o relógio 5 minutos atrasado, mas na realidade está 15 adiantado, isso lhe da 20 minutos a mais, sendo assim, ele pensando estar 7 minutos atrasado na faculdade lhe da 13 minutos de antecipação. 20-7=13. Bom, fui por essa lógica e acertei.

  • Eu supu que a faculdade dele comece as 1:30. Ele achou que chegou 7min atrasado 1:37. Só que os 5 min atrasado era coisa da cabeça, se fosse apenas os 5 min ele chegou as 1:32, 2 min atrasado. Porém, ele estava adiantado em 15m então o horário no tempo real seria as 1:17 . Como a aula começa às 1:30 (suposição) ele estaria 13 min adiantado
  • A - 13 minutos adiantado.

    15 - 2 = 13


ID
3523768
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Armando, Ermando e Irmando são três irmãos. Sabe-se que dois desses irmãos têm idade igual a 33 anos, e mentem sempre. O outro irmão tem idade igual a 25 anos e, diferentemente dos demais, fala a verdade sempre. Certo dia, estando os três irmãos juntos, foi perguntado a eles quais eram suas idades, ao que Armando prontamente respondeu “— Irmando não tem idade igual a 33 anos”.

Então, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Armando, Ermando e Irmando são três irmãos. Sabe-se que dois desses irmãos têm idade igual a 33 anos, e mentem sempre. O outro irmão tem idade igual a 25 anos e, diferentemente dos demais, fala a verdade sempre. Certo dia, estando os três irmãos juntos, foi perguntado a eles quais eram suas idades, ao que Armando prontamente respondeu “— Irmando não tem idade igual a 33 anos”.

    Então, é correto afirmar que.

    Atentem-se que o enunciado diz que dois deles mentem e um diz a verdade e OS DOIS QUE MENTEM SÃO GÊMEOS E TEM 33 ANOS e o outro diz a VERDADE E TEM 25 ANOS.

    Suponhamos que o que Armando diz seja verdade:

    '' Irmando não tem idade igual a 33 anos”. (verdade)

    Então quer dizer que Irmando tem 25 anos e Irmando e Ermando 33 anos, porém os que tem 33 mentem, não dizem a verdade, então a fala de Armando é FALSA.

    Portanto:

    Armando = mente e tem 33 anos.

    Irmando = mente e tem 33 anos.

    Ermando = fala a verdade e tem 25 anos.

  • c) Ermando tem 25 anos de idade.

    Para resolver essa questão, partiremos da resposta do Armando, considerando as possibilidades quanto à afirmação ser verdadeira ou falsa.

    Se ela for verdadeira, então, de fato, Irmando não tem idade igual a 33 anos, o que implica ele ter 25 anos e os outros dois, Armando e Ermando, terem 33 anos, sendo portanto os mentirosos.

    Se ela for falsa, então Irmando tem, na verdade, 33 anos e, como Armando mentiu, ele também tem 33 anos. Nessa possibilidade, Ermando tem 25 anos e sempre fala a verdade.

    Reparem que em ambas as possibilidades Armando sempre é o mentiroso, e como ele sempre mente a sua afirmação também é mentirosa, é falsa - Irmando tem 33 anos e Ermando tem 25 anos.

    Verificando as alternativas, a única que se encaixa nessa conclusão é a c), que diz que Ermando tem 25 anos de idade.

  • Questão de lógica e não de álgebra


ID
3523771
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma empresa multinacional, que possiu 1000 funcionários, 720 funcionários recebem salários superiores a R$ 9 000,00. Sabe-se também que 800 funcionários dessa empresa possuem curso superior. Entre os funcionários que possuem curso superior, 75% recebem salários que ultrapassam os R$ 9 000,00.

Logo, considerando somente os funcionários que não possuem curso superior, o percentual desses que recebe salário maior que R$ 9 000,00 é igual a

Alternativas
Comentários
  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, façam a solicitação para o QC...não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.

  • Uma questão simples, típica da FUNDEP. Vejam: 1000 funcionários no total.

    Sabe-se também que 800 funcionários dessa empresa possuem curso superior. Então, 200 não possuem curso superior.

    Entre os funcionários que possuem curso superior, 75% recebem salários que ultrapassam os R$ 9 000,00. Temos 800 x 75 = 600 (recebem salário > 9 mil)

    720 funcionários recebem salários superiores a R$ 9 000,00. Temos que 600 dos que recebem acima desse valor possuem curso superior. O restante, 120, não possui.

    Portanto, 120 em 200 recebem acima de 9 mil e não possuem curso superior. 12/20= 3/5 =60%


ID
3523774
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dez pessoas, uma seguida da outra, formam uma fila. Entre essas pessoas, estão os três amigos Edu, Ari e Ivo. Sabe-se que é possível formar 3 628 800 filas diferentes com essas dez pessoas e que o número de filas em que cada um dos amigos aparece na frente dos outros é o mesmo.

A razão entre a quantidade total de filas formadas por essas dez pessoas e a quantidade de filas em que Ari aparece, ao mesmo tempo, à frente de seus amigos Edu e Ivo é igual a

Alternativas
Comentários
  • Questão de raciocínio lógico: Considerando o total de pessoal como T

    De quantas formas Edu, Ari e Ivo podem estar posicionados (relativamente aos 3) na fila? Vejam a sequencia possível:

    _ a frente ; _ no meio ; _ no fim . Ou seja, trata-se de uma permutação simples envolvendo somente os 3 (considerando as posições relativas) = 3x2x1 = 6

    Logo, há 6 formas de posicioná-los. Assim, Ari aparece na frente dos outros 2 (ao mesmo tempo) em 2 dos 6 formas. Um terço.

    Na questão, pede-se a proporção entre T (total) e quantidade de filas em que Ari aparece, ao mesmo tempo, à frente de seus amigos Edu e Ivo (T/3). Assim: T/(T/3) = 3

  • Não consegui entender...

  • Gostei da explicação do Ewerton de Cássio, mas continuo sem entender direito... Vou quebrar mais cabeça.

  • Razão = Total de filas formadas / Total de filas formadas por Ari na frente dos seus amigos Edu e Ivo.

     

    Sabemos que são 3 amigos, e que cada um fica na frente do outro na mesma proporção. Do total de 100 %, 33 % das formas 1 amigo está na frente dos outros, o mesmo que escrever 1/3. (Como são 3 amigo é 33%, se fosse 4 amigos por exemplo, seria 100%/4 = 25% = 1/4, e assim por diante)

    Então do total 3 628 800, 1/3 das formas um amigo está na frente do outro. Então Ari está 33% de 3 628 800 na frente dos amigos, o mesmo que escrever 3 628 800 * 1/3 ou 3 628 800 *0.33 ou 3 628 800 * 33%. É mais fácil usar a fração nesse caso.

    Razão = Total de filas formadas / Total de filas formadas por Ari na frente dos seus amigos Edu e Ivo.

    Razão = 3 628 800 / 3 628 800 *1/3

    Razão = 3 628 800 / 3 628 800/3

    Razão = 3 628 800 * 3/3 628 800

    Razão = (3 628 800)3 / 3 628 800

    Razão = 1 * 3

    Razão = 3

    Daria no mesmo trocar o total 3 628 800 por T, ou alguma letra.

    Razão = T / T *1/3

    Razão = T / T/3

    Razão = T * 3/T

    Razão = 3T / T

    Razão = 3

  • acertei no chute e vim aqui pra conferir como faz direitinho. Parabéns, pessoal, muito bom

  • mas ari nao é obrigada a ficar sempre , de forma consecutiva, a frente do seus amigos, ela pode ficar na poltrona 1 e um dos amigos na 5 e outro na 10 e ainda permutar os amigos da ari. N entra na cabeça!!!

  • essa questão dá um nó na cabeça


ID
3523777
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma imobiliária trabalha com um sistema de visitas a 4 imóveis com cada um de seus clientes a fim de que eles demonstrem, após cada uma das visitas, interesse ou não pelo imóvel visitado.

Para avaliar a qualidade da visita feita por cada um de seus clientes e, assim, estabelecer critérios de perfil, a imobiliária julga que a visita é satisfatória quando, o cliente mostre satisfação com pelo menos 1 dos 4 imóveis visitados. Caso contrário, a visita é julgada como insatisfatória.

Com relação à informação de que a visita é satisfatória quando em pelo menos um dos 4 imóveis visitados o cliente demonstre interesse, assinale a afirmativa que é necessariamente verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Resolução: ''Pelo menos um dos 4'' quer dizer que, para que a visita seja satisfatória, no mínimo, tem que ter demonstrado interesse em um dos imóveis.

    Ao dizer no enunciado que '' a visita é satisfatória quando em pelo menos um dos 4 imóveis visitados o cliente demonstre interesse'' a banca quis dizer: ''Se em pelo menos um dos imóveis visitados o cliente demonstrou interesse, então a visita foi satisfatória''.

    Agora basta achar a equivalência(contrapositiva - inverte e nega):

    ''Se em pelo menos um dos imóveis visitados o cliente demonstrou interesse, então a visita foi satisfatória''.

    ''Se a visita não foi satisfatória,(então) em nenhum dos imóveis visitados o cliente demonstrou interesse''. (nosso gabarito)


ID
3523780
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é o protocolo popular de recebimento de e-mails que permite que um cliente de e-mail acesse e manipule um arquivo de e-mail remoto sem baixá-lo no computador local?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Manipule um arquivo de e-mail remoto sem baixá-lo no computador local = IMAP

  • IMAP = usado para acessar e-mails no servidor da web remoto a partir do cliente local.

    POP3 = baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador.

    SMTP = e-mail é entregue a partir de um cliente de e-mail a um servidor de e-mail.

    HTTP = é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos.

    FTP = é um protocolo padrão/genérico independente de hardware sobre um modo de transferir arquivos/ficheiros e também é um programa de transferência.

    gab. A

     

  • Só um cuidado para não confundir envio x recebimento.

    Envio = SMTP.

    Sua mensagem tá partindo.

    Bons estudos!

  • MACETE:

    IMAP => MAntém no servidor (NÃO BAIXA)

    POP => Puxa do servidor. (BAIXA)

  • Só complementando os comentários dos colegas acima!

    Http--> transferência de Textos, httpS--> transferência de Textos, o S vem do inglês de Security!

    Ftp--> transferência de arquivos! FtpS--> transferência de arquivos, o S vem do inglês e significa Security!

    Smtp--> envio de mensagens.

    algum equívoco me corrigem!


ID
3523786
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O SmartArt do MS-Word disponibiliza diversos tipos de diagramas, a fim de ilustrar um processo, ciclo ou relacionamento.

Qual é o tipo de diagrama que representa visualmente o conjunto ordenado de etapas necessárias para concluir uma tarefa?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Diagrama de processos.

  •  Diagramas são gráficos que representam uma parcial de um sistema. Com desenhos, ele ajuda a comprreender a arquitetura de um sistema. Veja como criar todas estas formas de Diagramas no Word 2010.

    Os principais diagramas são:

    Diagrama por pontos;

    Diagrama por linhas;

    Diagrama por superfície;

    Estereogramas;

    Cartogramas;

    Pictogramas.

    Bons estudos

  • Palavras chaves

    Qual é o tipo de diagrama que representa visualmente o conjunto ordenado de etapas necessárias para concluir uma tarefa?

    Diagrama de processos.

  • RELAÇÃO: Ilustrar conexões..

    LISTAS: Mostrar informações não sequenciais.

    PROCESSOS: Mostrar etapas em um processo ou linha do tempo. CONJUNTO ORDENADO DE ETAPAS.

    MATRIZ: Mostrar como as partes se relacionam com o todo

  • Para quem estuda administração geral, isso foi tranquilo.

  • Encontramos o SmartArt na guia INSERIR


ID
3523789
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é a área de armazenamento de dados em um computador onde são executados aplicativos e as informações armazenadas são apagadas quando o computador é desligado?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Memória RAM.

    Rápido Armazenamento na Memória

    RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

  • Também já caiu em prova:

    Todos os programas são carregados na RAM.

  • RAM é uma memória Volátil.

    Gabarito D

  • Essa eu gostei, não sabia mesmo.
  • -rAm > desligou Apagou

  • GABALEVELS: D

    MEMÓRIAS VOLÁTEIS (PERDEM OS DADOS QUANDO O PC DESLIGA)

    • MEMÓRIA RAM;
    • MEMÓRIA CACHE.

    MEMÓRIAS NÃO VOLÁTEIS (NÃO PERDEM OS DADOS)

    • MEMÓRIA ROM;
    • MEMÓRIA FLASH;
    • PEN DRIVE;
    • HD;
    • SSD;

    BONS ESTUDOS!


ID
3523792
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Excel, qual é o campo ou grupo de campos com valores que distinguem uma linha de dados de todas as outras linhas?

Alternativas
Comentários
  • Gab (A)

    Uma chave primária é um campo ou conjunto de campos com valores exclusivos por toda a tabela. Os valores da chave podem ser usados para se referir aos registros inteiros, porque cada registro tem um valor diferente para a chave. Cada tabela só pode ter uma chave primária.

    Bons estudos!

  • Gabarito A

    Chave Primária = É um código identificador para algum banco de dado.

    Exemplo: criar uma tabela de numero de inscrição de uma academia (a primeira coluna é para identificação/matrícula dessa tabela / banco de dados)

    .

    fonte:https://support.office.com/pt-br/article/criar-um-modelo-de-dados-no-excel-87e7a54c-87dc-488e-9410-5c75dbcb0f7b


ID
3523795
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que “regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAUs; e dá outras providências”, analise as afirmativas a seguir.

I. A carteira profissional de arquiteto e urbanista possui fé pública, mas não constitui prova de identidade civil para os fins legais.
II. É facultada ao profissional e à pessoa jurídica, que não estiver no exercício de suas atividades, a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda as condições regulamentadas pelo CAU/BR.
III. Os arquitetos e urbanistas, juntamente com outros profissionais, podem se reunir em sociedade de prestação serviços de arquitetura e urbanismo.
IV. É permitido, desde que mediante autorização do CAU/BR, o uso das expressões “arquitetura” ou “urbanismo” ou designação similar na razão social ou no nome fantasia de sociedade que não possui arquiteto e urbanista entre os sócios com poder de gestão ou entre os empregados permanentes.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    I. A carteira profissional de arquiteto e urbanista possui fé pública, mas não constitui prova de identidade civil para os fins legais

    A carteira profissional de arquiteto e urbanista possui fé pública E CONSTITUI PROVA DE IDENTIDADE CIVIL para todos os fins legais. 

    II. É facultada ao profissional e à pessoa jurídica, que não estiver no exercício de suas atividades, a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda as condições regulamentadas pelo CAU/BR.✅

    III. Os arquitetos e urbanistas, juntamente com outros profissionais, podem se reunir em sociedade de prestação serviços de arquitetura e urbanismo.✅

    IV. É permitido❌, desde que mediante autorização do CAU/BR, o uso das expressões “arquitetura” ou “urbanismo” ou designação similar na razão social ou no nome fantasia de sociedade que não possui arquiteto e urbanista entre os sócios com poder de gestão ou entre os empregados permanentes.

    É PROIBIDO

  • 12.378....

    I ... ARTIGO 8°

    II ... ARTIGO 9°

    III ... ARTIGO 10°

    IV ... ARTIGO 11°

  • I Art. 8 A carteira profissional de arquiteto e urbanista possui fé pública e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais. ERRADO

    II Art. 9 Literalidade da Lei. CORRETO

    III Art. 10. Literalidade da Lei. CORRETO

    IV Art. 11. É vedado o uso das expressões “arquitetura” ou “urbanismo” ou designação similar na razão social ou no nome fantasia de sociedade que não possuir arquiteto e urbanista entre os sócios com poder de gestão ou entre os empregados permanentes. ERRADO

    Gabarito: Letra B

    Fonte: LEI Nº 12.378/2010

  • GABARITO: LETRA B

    I. ERRADO. A carteira profissional constitui sim prova de identidade civil.

    II. CORRETO. É facultado a interrupção do registro.

    IIII. CORRETO

    IV. ERRADO. É vedado o uso das expressões “arquitetura” ou “urbanismo” ou designação similar na razão social ou no nome fantasia de sociedade que não possui arquiteto e urbanista entre os sócios com poder de gestão ou entre os empregados permanentes.

    @arquitetaconcurseira.va

  • I. A carteira profissional de arquiteto e urbanista possui fé pública, E CONSTITUI prova de identidade civil para os fins legais. ERRADO

    II. É facultada ao profissional e à pessoa jurídica, que não estiver no exercício de suas atividades, a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda as condições regulamentadas pelo CAU/BR. CERTO

    III. Os arquitetos e urbanistas, juntamente com outros profissionais, podem se reunir em sociedade de prestação serviços de arquitetura e urbanismo. CERTO

    IV. É VEDADO o uso das expressões “arquitetura” ou “urbanismo” ou designação similar na razão social ou no nome fantasia de sociedade que não possui arquiteto e urbanista entre os sócios com poder de gestão ou entre os empregados permanentes. ERRADO


ID
3523798
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista as regras previstas no Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, de 21 de novembro de 2017, sobre o Conselheiro do CAU/MG, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: A

  • Honorífico do Direito, Agente Honorífico é quando alguém é convocado para um serviço transitório, temporário (jurado, mesário...) Os Conselheiros são escolhidos por voto direto e têm duração de mandato de 3 anos.

    Eu entendo que não pode ser considerado honorífico essa situação, ou então, todos os cargos políticos devem ser considerados honoríficos também....

    Não conferi no Regimento Interno e fiz essa prova, inclusive errei a questão na época. Deve estar escrito isso lá, mas...

    É só uma reflexão, pessoal, se tiver falado bobagem peço que me corrijam...

  • RRT retificador é gratuito. Desde que o RRT original já tenha a taxa paga.

ID
3523801
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que “regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAUs; e dá outras providências”, não prevê, em seu artigo 19, a seguinte sanção disciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Art. 19. São sanções disciplinares:

    IV. multa no valor entre 1(uma) a 10 (dez) anuidades.

  • Gab. D

    Multa de 1 a 10 anuidades....um a dez anuidades

  • Atenção: Procuramos a sanção não prevista em Lei:

    a) ERRADO - Art. 19., I - Advertência (É prevista) 

    b) ERRADO - Art. 19. , II - Suspensão entre 30 dias e 1 ano do exercício da atividade de arquitetura e urbanismo em todo o território nacional (É prevista)

    c) ERRADO - Art. 19., III - Cancelamento do registro (É prevista)

    d)  CORRETO Art. 19., IV - Multa no valor entre 1 a 100 anuidades. (Não é prevista. Na verdade seriam 10 anuidades)

    Fonte: LEI Nº 12.378, 2010

  • GABARITO: LETRA D

    É previsto multa de 1 a 10 unidades e não 100 como diz a alternativa.

    @arquitetaconcurseira.va

  • Multa entre 1 a 10 anuidades.
  • Sanções disciplinares previstas: - Advertência - Suspensão do registro por 30 dias a 1 ano - Cancelamento do registro - Multa de 1 a 10 anuidades Resp = D
  • Advertência. CERTO

    Suspensão entre 30 (trinta) dias e 1 (um) ano do exercício da atividade de arquitetura e urbanismo em todo o território nacional. CERTO

    Cancelamento do registro. CERTO

    Multa no valor entre 1 (uma) a DEZ anuidades. ERRADO


ID
3523804
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Foram concluídas, em agosto de 2015, as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Com início em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.
Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods>.
Acesso em: 19 mar. 2019.

O ODS 7 almeja assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Ele reconhece a importância e traça metas focadas na transição energética, de fontes não renováveis e poluidoras para fontes renováveis limpas, com especial atenção às necessidades das pessoas e países em situação de maior vulnerabilidade.

São metas do ODS 7 até 2030, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Segue o link do documento que descreve os ODS:

    https://www.gov.br/mre/pt-br/arquivos/documentos/clima/20160119ODS.pdf


ID
3523807
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos termos do Art. 29 do Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, de 21 de novembro de 2017, são competências do Plenário do CAU/MG, exceto:

Alternativas

ID
3523810
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa de médio porte que atua no segmento de produção de perfilados de alumínio tinha como hábito efetuar a negociação com seus fornecedores para pagamento das compras integralmente à vista. Recentemente, diante da oportunidade de adquirir um maior volume de estoques, a empresa conseguiu junto ao seu fornecedor principal a possibilidade de pagamento dessas compras em três parcelas mensais.

Sobre essa estratégia da empresa, assinale a alternativa que não apresenta uma vantagem para a mudança no prazo de pagamento

Alternativas
Comentários
  • A estratégia pode aumentar consideravelmente o prazo de pagamento dos fornecedores e gerar um desequilíbrio no dinheiro em caixa da empresa, uma vez que os clientes têm como hábito efetuar pagamento à vista ou em duas vezes.


ID
3523813
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um assistente administrativo financeiro, que atua em uma unidade da administração pública indireta, em fevereiro fez todos os lançamentos no sistema de custos e despesas considerando o próprio mês de ocorrência dos gastos, ou seja, dentro do mês no qual ocorreu o fato gerador.

O princípio contábil observado pelo assistente para a realização dos lançamentos pode ser denominado regime da(e)

Alternativas
Comentários
  • Res 750/93 - Gabarito letra A

    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento

    Regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas. Fonte: Wikipedia.

    Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

  • GABARITO: A.

     

    a) competência = determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, ou seja, deve ser registrado quando ocorre o fato gerado, independentemente do recebimento ou pagamento, ou execução orçamentária

     


ID
3523816
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Brasileiro tem uma função essencial no desenvolvimento do país, sendo um mecanismo facilitador da transferência de recursos financeiros dos agentes com sobra para os agentes que demandam tais fundos para realização de investimentos produtivos. Para que essa canalização dos fluxos financeiros ocorra, inúmeros agentes ou órgãos têm funções importantes e delimitadas dentro desse sistema.

Analise as seguintes funções de alguns dos agentes do sistema financeiro nacional.

I. Realizar a política de financiamento de médio e longo prazo na economia, uma vez que é o principal agente do governo federal para tal função.
II. Fixar as diretrizes das políticas de crédito, monetária e cambial, uma vez que é o órgão mais importante desse sistema, sendo exclusivamente normativo.
III. Emitir a moeda em circulação e gerenciar vendas e compras de títulos públicos federais.
IV. Atuar como responsável pela câmera de compensação de cheques, além das carteiras comerciais típicas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o órgão que compõe esse sistema à sua respectiva função. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: (A)

    bom, eu não tenho a capacidade de explicar cada uma das alternativas sem deixar um textão para cada uma delas, mas o que pode ajudar é que o CMN ( conselho monetário nacional) é o principal órgão do SFN, órgão normativo e que dita as regras para politicas monetárias, cambiais, de crédito e do mercado de capitais.

    SUSESP é um órgão supervisor (superintendência de seguros privados)

    BACEN - órgão supervisor

    somente com a informação do CMN da para acertar a questão, espero ter ajudado.

    obs: existe uma pirâmide bem intuitiva no google, só pesquisar sobre estrutura do SFN que encontra.

  • Gabarito: A

    Entre outras possibilidades de resolução, é possível fazermos via exclusão.

    Por exemplo: a questão nos dá BNDES, SUSEP e CMN como possibilidade de resposta para a assertiva I. SUSEP trata de seguros privados, enquanto o CMN trata de diretrizes monetárias, logo podemos excluir as letras C e D.

    Sobraram as letras A e B.

    Ao partirmos para a assertiva II, vemos que a questão nos dá CMN e CVM como alternativas de resposta. CVM trata de Valores Mobiliários, como Fundos de Investimentos, por exemplo. Já o CMN, que significa Conselho Monetário Nacional, fixa as diretrizes das políticas de crédito, MONETÁRIA (conectou com CMN?) e cambial. Eliminamos a B e só nos sobra a letra A.

    Só pra confirmar a resposta, na assertiva III, ele fala sobre emissão de moeda e esse é o papel do BACEN. BB não.

  • Gabarito: A

    Era só saber o item IV.


ID
3523819
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilidade é um sistema de estruturação das informações financeiras de uma empresa de forma a facilitar os controles internos e auxiliar no processo de tomada de decisão gerencial. Uma das funções dessa ciência é separar as contas de curto prazo, também chamadas de “circulante”, das contas de longo prazo, conhecidas como “não circulantes”, possibilitando ao gestor visualizar a sua capacidade de pagamento imediata e a disponibilidade de recursos no longo prazo.

Assinale a alternativa que apresenta somente contas do Passivo Circulante.

Alternativas
Comentários
  • A - Caixa (Ativo)

    B - Estoques e Caixa (Ativo)

    C- Clientes e Imobilizado (Ativo)

    Gabarito D

  • A) Caixa (AC), fornecedor a pagar (PC) e impostos a recolher (PC).

    B) Estoques (AC), caixa (AC) e contas a pagar (PC).

    C) Fornecedor a pagar (PC), clientes a receber (AC) e imobilizado (AÑC).

    D) Fornecedor a pagar (PC), impostos a recolher (PC) e salários a pagar (PC).

    onde AC = ativo circulante; AÑC = ativo não circulante e PC = passivo circulante

    Então como queremtos só contas PC, o gabarito é mesmo a letra D


ID
3523822
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa Esportes Radicais S/A atua no ramo de comercialização de produtos esportivos focados em esportes não convencionais. Diante do crescimento da demanda por esportes desse tipo, a empresa está em busca de conhecer melhor a sua liquidez, ou seja, sua capacidade de pagamento a curto prazo, tendo em vista uma possível expansão. Para tanto, fez o levantamento de alguns dos seus itens patrimoniais, conforme destacado a seguir:

• Caixa e outros ativos equivalentes: R$ 2 300,00
• Estoque: R$ 12 500,00
• Fornecedores a pagar: R$ 3 800,00
• Empréstimos de curto prazo a pagar: R$ 980,00
• Salários a pagar: R$ 10 000,00
• Clientes a receber: R$ 8 500,00

Nesse contexto, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    Questão pede a alternativa INCORRETA, vamos analisar uma a uma:

    A - A liquidez da empresa está favorável, sendo o índice de liquidez corrente maior que 1,5.

    LC = AC/PC

    LC = 2300 + 12500 + 8500 / 3800 + 980 + 10000

    LC = 23300/14780

    LC = 1,57

    Alternativa correta.

    B - A empresa observou que a liquidez não está favorável, pois o Passivo Circulante superou o Ativo Circulante e chegou-se a um índice de liquidez corrente inferior a 1.

    Ativo circulante (23300) é superior ao Passivo Circulante (14780).

    Alternativa INCORRETA.

    C - Uma melhor gestão dos estoques pode ser desejável à empresa, já que são ativos menos líquidos e apresentam valores elevados em relação ao disponível em caixa.

    Alternativa correta.

    D -O índice de liquidez seca (ILS), que retira da avaliação de liquidez da empresa o peso dos estoques, apresentou valor inferior a 1.

    LS = AC - ESTOQUES / PC

    LS = 23300 - 12500 / 3800 +980 + 10000

    LS = 10800 / 14780

    LS = 0,73

    Alternativa correta.

    Qualquer erro ou dúvida, entrar em contato.

    Sigamos!


ID
3523825
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa Negócios Sustentáveis S/A, no mês passado, apresentou em caixa um valor total de R$ 38 500,00 para fazer frente aos seus compromissos financeiros. Além disso, a empresa obteve um lucro líquido também no mês passado de R$ 33 500,00, e seu ativo total registrava o valor de R$ 180 000,00.

Considerando os dados da empresa, analise as afirmativas a seguir.

I. A lucratividade do negócio foi superior a 18%, sendo calculada pela divisão do lucro líquido da empresa pelo tamanho do investimento, no caso, o valor ativo total.
II. A liquidez da empresa pode ser calculada dividindo-se o valor de caixa pelo valor do lucro líquido, sendo esse valor maior que 1, o que indica uma liquidez favorável.
III. O caixa líquido da empresa no mês passado foi de R$ 5 200,00, sendo representado pela diferença entre o caixa e o lucro líquido daquele mês.

Nesse contexto, está(ao) correta(s) a(s) afirmativas(s)

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - I. A lucratividade do negócio foi superior a 18%, sendo calculada pela divisão do lucro líquido da empresa pelo tamanho do investimento, no caso, o valor ativo total.

    Rentabilidade do Ativo = Lucro Líquido/ Ativo Total

    Logo, rentabilidade do ativo = R$ 33 500,00/R$ 180 000,00 = 18,61

    ERRADA - II. A liquidez da empresa pode ser calculada dividindo-se o valor de caixa pelo valor do lucro líquido, sendo esse valor maior que 1, o que indica uma liquidez favorável.

    Índices de Liquidez são apurados com contas do Balanço Patrimonial. A questão citou lucro líquido , conta da DRE.

    ERRADA - III. O caixa líquido da empresa no mês passado foi de R$ 5 200,00, sendo representado pela diferença entre o caixa e o lucro líquido daquele mês.

    A diferença de caixa e lucro líquido é R$ 5 000,00.


ID
3523828
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa de pequeno porte da região metropolitana de Belo Horizonte obteve um relatório da contabilidade referente ao mês de março de 2019, contendo algumas das seguintes informações:

• Vendas totais no mês de R$ 80 000,00, recebido em março somente 50% do valor.
• Impostos no mês de R$ 4 000,00, que serão pagos somente em abril.
• Valor total de pagamento devido aos fornecedores, a título de Custo da Mercadoria Vendida, de R$ 30 000,00, sendo R$ 24 000,00 pagos no próprio mês de março.
• Despesas totais de R$ 22 500,00 pagas integralmente em março.

Com base nesses valores das contas contábeis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lucro bruto = 80k

    (-) 4k impostos

    Lucro líquido = 76k

    (-)30k CMV

    Resultado bruto = 46k

    (-)22.5k despesas

    Lucro = 23.5k

  • Regime de Competência:

    80.000

    (-) 4.000

    (-) 30.000

    (-) 22.500

    ----------------

    23.500

    -------------------------------------------------------------------------------------

    Regime de Caixa:

    40.000

    (-) 24.000

    (-) 22.500

    ---------------

    6.500

  • Trata-se da diferença entre o regime de caixa e de competência.

    ✓ Segundo o regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    ✓ De acordo com o regime de caixa, a confrontação das receitas com as despesas deve ser realizada considerando as entradas e as saídas de caixa no período.

    ➤ Resolução: Referente ao mês de março de 2019.

    → Pelo Regime de Caixa:

    (+) Vendas recebidas (R$ 80.000*50%): R$ 40.000

    (-) Valor pago aos fornecedores a título de Custo da Mercadoria Vendida: R$ 24.000

    (-) Despesas totais: R$ 22.500

    (=) Prejuízo (R$ 6.500)

    → Pelo Regime de Competência:

    (+) Vendas totais: R$ 80.000

    (-) Impostos: R$ 4.000

    (-) Custo da Mercadoria Vendida: R$ 30.000

    (-) Despesas totais: R$ 22.500

    (=) Lucro: R$ 23.500

    ➤ Avaliação das alternativas:

    A. O lucro da empresa apresentou o valor de R$ 16.000, já que considerou somente os recebimentos e pagamentos dentro do próprio mês de março.

    ERRADO. Pelo regime de caixa, houve prejuízo.

    B. O lucro da empresa foi de R$ 23.500, considerando todos os pagamentos e recebimentos pela data de competência dos fatos.

    CERTO. Pelo regime de competência, houve lucro de R$ 23.500.

    C. O lucro da empresa foi de R$ 27.500, pois se considerou todos os recebimentos e pagamentos, exceto os impostos que não serão pagos no mês de março.

    CERTO. Pelo regime de competência, houve lucro de R$ 23.500.

    D. O lucro da empresa foi negativo, pois o recebimento de vendas à vista não foi suficiente para pagar todas as despesas e custos do negócio.

    ERRADO. Ao considerar o regime de competência, houve lucro.

    Gabarito: Letra B.


ID
3523831
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma pessoa física, interessada em aplicar R$ 2 000,00 a uma taxa de juros de 2% ao mês, ao avaliar o potencial de rendimento do seu capital chegou às seguintes conclusões:

I. Considerando o regime de capitalização simples, o valor dos juros a ser recebido ao final de 4 bimestres será de R$ 240,00.
II. Considerando o regime de capitalização composto e um prazo de três meses, o valor a ser recebido de juros será de aproximadamente R$ 122,40.
III. Esse investimento irá produzir um montante de R$ 2 280,00 ao final de 7 meses, se aplicado a juros simples.

Nesse contexto, estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • Questão simples, como a proposição I. está errada e a III. está certa, a única alternativa possível é a c), já que contém a III. sem conter a I.

  • Gabarito: C

    Achando que o item I é errado já chegaríamos ao gabarito da questão.

    I. Considerando o regime de capitalização simples, o valor dos juros a ser recebido ao final de 4 bimestres será de R$ 240,00.

    Errado. Fazendo as contas:

    Juros Simples -> J = C.i.n

    C = 2.000

    i = 2% ao mês ou 0,02

    n = 4 bimestres ou 8 meses

    J = 2.000 x 0,02 x 8 = 320

    II. Considerando o regime de capitalização composto e um prazo de três meses, o valor a ser recebido de juros será de aproximadamente R$ 122,40.

    Correto.

    Juros Compostos -> M = C (1 + i)^n

    C = 2.000

    i = 2% ao mês ou 0,02

    n = 3 meses

    M = 2.000 x (1,02)^3

    M = 2.122,40

    J = M - C = 2.122,42 - 2.000 = 122,40

    III. Esse investimento irá produzir um montante de R$ 2 280,00 ao final de 7 meses, se aplicado a juros simples.

    Correto.

    Juros Simples -> M = C (1 + in)

    C = 2.000

    i = 2% ao mês ou 0,02

    n = 7 meses

    M = 2.000 x (1 + 0,02 x 7) = 2.280

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3523834
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o valor atual de um título de R$ 15 000,00 descontado seis meses antes do vencimento à taxa de desconto comercial simples de 3,5% ao mês, considerando que essa operação é livre de despesas bancárias ou quaisquer outros encargos, além da taxa de juros definida.

Alternativas
Comentários
  • Fórmula do Desconto Bancário:

    Simples: A = N. (1 - i.t), N = nominal ou futuro, A = atual ou presente, i = taxa e t = tempo.

    Composto: A = N.(1 - i)^t.

    Espero ter Ajudado.

  • Gabarito: D

    A questão informa ser desconto comercial simples:

    A = N (1 - in)

    Onde: N = 15.000; i = 3,5% ou 0,035; n = 6 meses.

    Assim:

    A = 15.000 x (1 - 0,035 x 6) = 11.850

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3523837
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

No Brasil, as leis trabalhistas datam de 1943 e foram modernizadas pela Lei n° 13.467, de 13 de julho de 2017. Uma das funções da lei é regulamentar a relação entre o trabalhador o empregador, estabelecendo obrigações, deveres e garantias das partes.

Sobre os direitos previstos na lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Artigos retirados da CLT:

    a) Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

    b) Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 

    c) Art. 129 - Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. 

    d) Art. 392. A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário. GABARITO

    Espero ter ajudado!!!

  • A alternativa "A" me parece errada também.

  • Questão polêmica, na minha opinião.

    Primeiro, porque a alternativa A está incompleta, omitindo uma condição importante estipulada na lei. Do modo que foi redigida, parece negar a possibilidade de se fixar outro limite.

    Segundo, porque a alternativa B, embora transcreva o art. 73 da CLT, ignora que o trecho "Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal" não foi recepcionado pela CF/88, por ser uma afronta ao art. 7º, IX. Logo, atualmente, está errada essa afirmativa à luz da Constituição Federal (em que pese a questão fundamentar-se na CLT, todos dispositivos legais devem ser interpretados em conformidade com a CF).

    Enfim, que tipo de conhecimento se busca aferir ao cobrar uma redação que contraria o texto constitucional?! Apenas a capacidade de decorar textos legais defasados?! Se sim, a questão está "perfeita", mas o objetivo não deveria ser esse.

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos da CLT, e pede que o candidato assinale a alternativa que não está em conformidade com a Consolidação.

    ALTERNATIVA A: CORRETA. Entendo que essa assertiva prestigiou o candidato que desconhecia a parte final do dispositivo: "desde que não seja fixado expressamente outro limite".

    A assertiva menciona que a duração do trabalho em qualquer atividade privada não ultrapassará 8 horas diárias. Entretanto, a CLT é expressa em permitir que essa jornada seja fixada de forma diversa. Ou seja, na falta de disposição em sentido contrário, a duração será, de fato, 8 horas diárias. Mas essa não é a única jornada admitida em todas as atividades privadas.

    Apesar disso, a banca considerou a assertiva correta.

    Art. 58 CLT: a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Apesar de a parte inicial do dispositivo ("salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal") não ter sido recepcionada pela Constituição Federal, o enunciado da questão é claro em somente considerar o texto expresso da CLT. Portanto, a assertiva está correta.

    Art. 73 CLT: salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20%, pelo menos, sobre a hora diurna.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. As férias correspondem a uma clássica hipótese de interrupção dos efeitos do contrato de trabalho, em que, apesar de não laborar, o empregado tem direito a receber o salário correspondente com o adicional constitucional de um terço.

    Art. 129 CLT: todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. O prazo da licença-maternidade é de 120 dias, e não 180.

    Art. 392 CLT: a empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

    Atenção: se a empresa aderir ao Programa Empresa Cidadã, instituído pela lei nº 11.770/08, aí sim, neste caso, a licença-maternidade será prorrogada por mais 60 dias, perfazendo um total de 180 dias. Entretanto, a regra é que a licença seja somente de 120 dias.

    GABARITO: D

  • questão exige o conhecimento de diversos dispositivos da CLT, e pede que o candidato assinale a alternativa que não está em conformidade com a Consolidação.

    ALTERNATIVA A: CORRETA. Entendo que essa assertiva prestigiou o candidato que desconhecia a parte final do dispositivo: "desde que não seja fixado expressamente outro limite".

    A assertiva menciona que a duração do trabalho em qualquer atividade privada não ultrapassará 8 horas diárias. Entretanto, a CLT é expressa em permitir que essa jornada seja fixada de forma diversa. Ou seja, na falta de disposição em sentido contrário, a duração será, de fato, 8 horas diárias. Mas essa não é a única jornada admitida em todas as atividades privadas.

    Apesar disso, a banca considerou a assertiva correta.

    Art. 58 CLT: a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Apesar de a parte inicial do dispositivo ("salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal") não ter sido recepcionada pela Constituição Federal, o enunciado da questão é claro em somente considerar o texto expresso da CLT. Portanto, a assertiva está correta.

    Art. 73 CLT: salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20%, pelo menos, sobre a hora diurna.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. As férias correspondem a uma clássica hipótese de interrupção dos efeitos do contrato de trabalho, em que, apesar de não laborar, o empregado tem direito a receber o salário correspondente com o adicional constitucional de um terço.

    Art. 129 CLT: todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.

    ALTERNATIVA D: INCORRETAO prazo da licença-maternidade é de 120 dias, e não 180.

    Art. 392 CLT: a empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

    Atenção: se a empresa aderir ao Programa Empresa Cidadã, instituído pela lei nº 11.770/08, aí sim, neste caso, a licença-maternidade será prorrogada por mais 60 dias, perfazendo um total de 180 dias. Entretanto, a regra é que a licença seja somente de 120 dias.

    GABARITO: D

  • Interessante que uma questão que fala no enunciado sobre "modernização" da legislação, considera correto um item não recepcionado/ não "modernizado"

  • Súmula nº 213 do STF – Adicional de serviço noturno – Regime de revezamento. É devido o adicional de serviço noturno, ainda que sujeito o empregado ao regime de revezamento.

  • A alternativa "A" poderia estar incorreta se você pensar na jornada 12x36...


ID
3523840
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Processo Administrativo é a forma de atuação do estado, sendo um importante instrumento que fornece garantias aos administrados, no âmbito da administração pública. Suas disposições têm aplicabilidade obrigatória à administração pública direta e indireta, incluindo os três poderes da união. A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, estabelece todas as normas básicas para instauração e tramitação de um processo administrativo.

Aplica-se aos processos administrativos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O examinador solicitou a assertiva INCORRETA no que concerne à Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    LETRA “A”: CERTA. Por força do PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO E DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, tanto a competência quanto os poderes da Administração são irrenunciáveis, pois renunciar a estes equivaleria a renunciar ao próprio interesse público. Nesse sentido:

    Art. 2º, parágrafo único, II da lei 9.784/99. “atendimento a fins de INTERESSE GERAL, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.”

    Art. 11 da lei 9.784/99. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.”

    LETRA “B”: CERTA. Trata-se do PRINCÍPIO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA previsto no art. 2º, IV da lei 9.784/99: “atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé.”

    LETRA “C”: CERTA. Literalidade do art. 2º, Parágrafo Único, VIII da lei 9.784/99: “observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados

    LETRA “D”: ERRADA. É A RESPOSTA. A regra é a GRATUIDADE na lei 9.784/99, mas há exceções, conforme o art. 2º, parágrafo único, XI da lei 9.784/99: “proibição de cobrança de despesas processuais, RESSALVADAS AS PREVISTAS EM LEI.” Exemplo de despesa paga: reprografia do documento.

    GABARITO: LETRA “D”

  • GABARITO LETRA D

    a)Atendimento a fins de interesse geral, independentemente de poder ou competência comprovadamente superior. CERTO

    Art. 2 Parágrafo único.

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada à renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei. [princípio da finalidade]

    ------------------------------------------------------------

    b)Atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé. CERTO

    Art. 2 Parágrafo único.

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro, e boa-fé

    ------------------------------------------------------------

    c)Observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.  CERTO.

    Art. 2 Parágrafo único.

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados. [principio segurança jurídica / informalismo]

    ------------------------------------------------------------

    d)As despesas processuais, sem exceção, serão de responsabilidade do administrado, caso a veracidade do processo administrativo não seja comprovada.  GABARITO.

    Art. 2 Parágrafo único.

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. . [principio da gratuidade]

  • Principio da Gratuidade


ID
3523843
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Um produto que custa R$ 500,00 pode ser pago à vista com 10% de desconto ou pelo prazo integral um mês após a data da compra. Considerando o valor do produto à vista e a condição oferecida pelo vendedor a prazo, analise as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Considerando que a diferença entre o preço à vista e o preço a prazo é o valor cobrado a título de juros, nessa operação a incidência de taxa de juros é superior a 11% ao mês.
( ) Considerando a capitalização de juros mensais e que a diferença entre o valor à vista e o valor a prazo é o valor cobrado a título de juros, nessa operação o valor da taxa de juros no regime de capitalização composto e no regime de capitalização simples é diferente.
( ) Considerando que o parcelamento implica a existência de juros de R$50,00, a taxa de juros cobrada é de 10% ao mês.

Assinale sequência correta: 

Alternativas

ID
3523846
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Um empréstimo em uma instituição financeira, realizado a juros compostos de 2% ao mês, após 90 dias da sua realização, foi pago pelo valor de R$ 900,00.

Com base nos dados do empréstimo, seu valor original foi entre

Alternativas

ID
3523849
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma área de grande importância em uma empresa é a Tesouraria, uma vez que é nela que são gerenciadas as necessidades e as sobras de recursos financeiros da empresa de forma a manter a viabilização dos negócios ao longo do tempo. Uma das funções dessa área é a administração de pagamentos, conhecida como contas a pagar.

São funções típicas do departamento de contas a pagar, exceto: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    No caso, essa alternativa está relacionada com o Departamento Financeiro e não de Contas a pagar

  • GABARITO: "D) Elaborar o planejamento financeiro e a projeção do fluxo de caixa para compor o orçamento empresarial."

    O setor de contas a pagar não faz o planejamento financeiro da organização, mas sim o departamento financeiro.

    Fonte: Dicionário Financeiro.


ID
3523852
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A previsão do fluxo de caixa é uma importante ferramenta para se avaliar a capacidade de pagamento de uma empresa e sua eventual necessidade de recursos futuros. Para sua elaboração é preciso avaliar todas as entradas e saídas de caixa que estão previstas no futuro. Uma empresa, desejando levantar sua necessidade de caixa futuro, chegou às seguintes informações:

Previsão de pagamento de boletos aos fornecedores de mercadoria nos valores de R$ 40 000,00 em junho, R$ 30 000,00 em julho e R$ 20 000,00 em agosto.

Expectativa de recebimento de parcelas de vendas realizadas aos clientes de R$ 80 000,00 em junho, R$ 95 000,00 em julho e R$ 62 000,00 em agosto.

Adicionalmente, a empresa apresenta despesas fixas mensais de R$ 12 800,00 e custos fixos adicionais mensais de R$ 2 500,00.

Considerando essas informações, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O fluxo de caixa da empresa disponível no mês de julho será de R$ 49 700,00.
( ) Considerando que os fluxos de caixa disponíveis foram todos guardados pela empresa, isso significa dizer que no final de agosto ela terá um valor acumulado de R$ 101 100,00.
( ) O fluxo de caixa da empresa vem diminuindo consideravelmente ao longo dos anos, demonstrando para os administradores que ela pode vir a apresentar um problema de caixa no futuro.
( ) A previsão do fluxo de caixa permitiu à empresa verificar que, caso ela tenha interesse de manter seu caixa de agosto no mesmo nível de julho, terá que buscar empréstimo no mercado financeiro de R$ 23 000,00.

Assinale a sequência correta.

Alternativas