SóProvas


ID
3523951
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Poderá o servidor público estável perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

II. Perante a administração pública, o administrado tem o direito de ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmativas estão corretas, pois:

    I- Art 41 § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:       

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

          II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

          III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    II- processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal):

    Art. 3Art. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

  • I - Art. 22 Lei 8.112/90. " O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".

    II - Art 3° II Lei 9.784/99

  • ESTABILIDADE

    Art. 41. São estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.        

    Hipóteses de perda do cargo

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:        

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado     

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;         

    III -mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.      

    Reintegração

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.        

    Extinção de cargo ou sua desnecessidade

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.       

    Avaliação especial de desempenho

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

  • A questão versa sobre disposições da Constituição Federal, da Lei 8.112/90 (Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e da Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    I) CORRETA. O art. 41, § 1º, I da Constituição Federal prevê expressamente a possibilidade de perda do cargo nessa hipótese, senão vejamos: O servidor público ESTÁVEL só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado".

    De modo semelhante, o art. 22 da lei 8.112/90 estabelece que: “O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.”

    II) CORRETA. A assertiva reproduz o teor do art. 3º da lei 9.784/99: O administrado tem os seguintes DIREITOS perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas”.

    GABARITO: LETRA “A”, vez que as afirmativas I e II são verdadeiras.

  • Eis os comentários acerca de cada afirmativa:

    I- Verdadeira:

    Esta proposição tem respaldo expresso no art. 41, §1º, I, da CRFB:

    "Art. 41 (...)
    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;"

    Logo, acertada esta afirmativa.

    II- Verdadeira:

    Cuida-se de assertiva plenamente de acordo à norma do art. 3º, II, da Lei 9.784/99:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;"

    Assim sendo, ambas são corretas.


    Gabarito do professor: A