SóProvas


ID
3524260
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o art. 2º , I, do Decreto 6.017/2017 que regulamentou a Lei 11.107/2005, a definição de consórcio público se dá pela formação de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA "C"

     

    Art. 2o Para os fins deste Decreto, consideram-se:

     

    I - consórcio público: pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, na forma da Lei no 11.107, de 2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos;

  • Territórios não!
  • CONSÓRCIO

    *De acordo com o art. 2º, I, do Decreto 6.017/2017 que regulamentou a Lei 11.107/2005, a definição de consórcio público se dá pela formação de: I - consórcio público: pessoa jurídica formada exclusivamente por ENTES DA FEDERAÇÃO, na forma da Lei no 11.107, de 2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza AUTÁRQUICA, ou como pessoa jurídica de direito privado SEM fins econômicos;

    **Importante saber a responsabilidade dos consórcios públicos, para fins de concurso, basta saber o seguinte:

    a) As associações públicas, em razão da personalidade jurídica de direito público, submetem-se à responsabilidade civil objetiva, na forma do art. 37, § 6.°, da CRFB.

    b) Os Entes federados consorciados possuem responsabilidade subsidiária pelas obrigações do consórcio público (art. 9.° do Decreto 6.017/2007).

    c) Em caso de alteração ou extinção do contrato de consórcio, os entes consorciados responderão solidariamente pelas obrigações remanescentes, enquanto não houver decisão que indique os responsáveis por cada obrigação, garantindo o direito de regresso em face dos entes beneficiados ou dos que deram causa à obrigação (art. 12, § 2.°, da Lei 11.107/2005).(creio que essa previsão confundiu a maioria).

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os consórcios públicos. 

    A questão cobra conhecimentos sobre a letra fria de lei, exigindo do candidato o conhecimento sobre a definição de consórcio público apresentada pelo Decreto nº. 6.017/2017. Deste modo, infelizmente para esse tipo de prova, a única forma de estudar e pegando a lei cobrada pela banca e sempre que houver um artigo trazendo definições dos termos utilizados na legislação, é importantíssimo dar uma boa olhada.
    Para fins desta questão, vamos transcrever o artigo cobrado em sua literalidade e depois apenas identificar a questão correta:

    Art. 2o Para os fins deste Decreto, consideram-se:
    I - consórcio público: pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, na forma da Lei Federal nº. 11.107/2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos;

    A) ERRADA

    B) ERRADA

    C) CORRETA

    D) ERRADA


    GABARITO: Letra C
  • Território Federal tem natureza jurídica de Autarquia, desta forma, não sendo ente da Federação, não pode integrar consórcio público.

  • Sacanagem isso. O examinador pede o Decreto que regulamentou a lei 11107 e não a própria lei.

  • A referida associação pública também é conhecida como "autarquia interfederativa".