Características da Administração Patrimonialista:
✔ Confusão entre a propriedade privada e a propriedade pública
✔ Impermeabilidade à participação social-privada
✔ Endeusamento do soberano
✔ Corrupção e nepotismo
✔ Caráter discricionário e arbitrário das decisões
✔ Ausência de carreiras administrativas
✔ Desorganização do Estado e da Administração
✔ Cargos denominados prebendas ou sinecuras
✔ Descaso com o cidadão e as demandas sociais
✔ Poder oriundo da tradição/hereditariedade
Fonte: Adm Geral e Pública, Augustinho Paludo
gab. C
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos de administração pública. Tendo dito isso, vejamos qual das alternativas está correta no que afirma em relação ao modelo patrimonialista.
A - INCORRETA. A burocracia, apesar de desenvolvida na segunda metade do século XIX, só emerge na metade do século XX, como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.
B - INCORRETA. Alguns dos princípio orientadores de desenvolvimento da burocracia são a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, o poder racional-legal. O Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção da sua missão básica – servir à comunidade.
C - CORRETA. No modelo de administração patrimonialista, o aparelho do Estado funciona como extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. É marcada pela corrupção e pelo nepotismo.
D - INCORRETA. O modelo gerencial surge na segunda metade do século XX, tendo como objetivo a redução de custos e o aumento da qualidade dos serviços, orientado predominantemente pelos valores da eficiência e da qualidade, tendo o cidadão como beneficiário.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "C" é a correta.
GABARITO: C