SóProvas


ID
3529627
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sinalizou o desejo de modificar o Fundo Amazônia. Em consequência, um ato contra mudanças reuniu dezenas de pessoas, no início da noite desta terça-feira (4 de junho), em frente à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio. Os participantes demonstraram temor de que eventuais mudanças na gestão do fundo possam causar danos à imagem do Brasil e colocar em risco a continuidade da iniciativa.

(Agência Brasil. https://bit.ly/2JXsh9V. Acesso em 26.jun.2019. Adaptado)


O Fundo Amazônia

Alternativas
Comentários
  • gab: D

    O Fundo Amazônia apoia com recursos não reembolsáveis ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da AMAZÔNIA LEGAL.

    Até o fim de 2018, o Fundo Amazônia recebeu aproximadamente R$ 3,4 bilhões em doações, sendo 93,8% provenientes do governo da Noruega, 5,7% do governo da Alemanha, por meio do KfW Entwicklungsbank, e 0,5% da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras). 

    Fonte: http://www.fundoamazonia.gov.br/export/sites/default/pt/.galleries/documentos/rafa/RAFA_2018_port.pdf

    Bons estudos.

  • Assertiva D

    visa desenvolver projetos de prevenção e combate ao desmatamento e é mantido principalmente com verbas da Alemanha e da Noruega.

  • O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

    Fonte:

  • Conforme notícias de julho de 2019 o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou no dia 03 que poderá extinguir o Fundo Amazônia, criado em 2008 sob o governo Lula para arrecadar recursos de países desenvolvidos a fim de prevenir, monitorar e combater o desmatamento. 
    Dois dos maiores doadores do Fundo, Noruega e Alemanha, questionam duas medidas do governo Bolsonaro: aumento do peso do governo federal na gestão do fundo e a proposta de utilizar verbas do Fundo para indenizar fazendeiros que tem imóveis em área de proteção ambiental, principalmente quando estes imóveis nem deveriam ter sido permitidos. 
    Uma das alternativas indica o que é o Fundo Amazônia 
    A) INCORRETA- A proposta do fundo não se refere à comunidades indígenas e quilombolas. 
    B) INCORRETA- Embora haja a necessidade de monitoramento e controle do tráfico de drogas na região amazônica o Fundo Amazônia não foi criado com este objetivo. 
    C) INCORRETA – O Fundo Amazônia recebe doações internacionais, sendo seus maiores doadores a Alemanha e a Noruega mas o objetivo fundamental é lutar contra o desmatamento. O combate à poluição pode ser uma atividade paralela em função das ações para evitá-lo 
    D) CORRETA- A alternativa indica o exato propósito do Fundo Amazônia criado no governo Lula. 
    E) INCORRETA –A pesquisa científica não está entre as propostas do Fundo 
    Gabarito do professor: Letra D.
  • D - visa desenvolver projetos de prevenção e combate ao desmatamento e é mantido principalmente com verbas da Alemanha e da Noruega.

    Criado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais para financiar ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal. No ano passado, a Alemanha e a Noruega suspenderam os repasses para novos projetos por não concordarem com as sugestões de mudanças feitas governo brasileiro.” (Publicado em 26/10/2020 - 19:32 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil – Brasília) https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-10/noruega-e-alemanha-doaram-r-34-bilhoes-para-o-fundo-amazonia