SóProvas


ID
3529765
Banca
IBFC
Órgão
FSA-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a entrevista do autor da expressão “imigrantes digitais” para responder à questão.
(Texto Adaptado)
PATRICIA GOMES

Folha - Como o senhor define nativos e imigrantes digitais?
Marc Prensky - Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século 20 – como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada – é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como uma aliada. Já os imigrantes digitais são os que chegaram à tecnologia digital mais tarde na vida e, por isso, precisaram se adaptar.

Um imigrante digital consegue ensinar um nativo digital?
Depende do que você entende por "ensinar". Se você quer saber se os mais velhos podem orientar os mais novos, fazendo as perguntas certas, a resposta é "sim". Se você quer saber se os jovens vão ouvir os mais velhos falar sobre coisas que não acham importantes, a resposta é "não". A educação precisa ser menos sobre o sentido de contar, e mais sobre partilhar, aprender junto.

A tecnologia mudou as relações na sala de aula?
Em cada lugar há um efeito diferente. Em alguns casos, reforçou as relações, conectou professores e alunos isolados. Em outros, trouxe medo, desconfiança, desrespeito mútuo. Por exemplo, um professor pode pensar que os alunos têm a concentração de um inseto. Os alunos podem pensar que os professores são analfabetos digitais. É quase impossível o aprendizado ocorrer em circunstâncias assim. O que a gente precisa é de respeito mútuo entre professores e estudantes.

O papel dos professores mudou em comparação com o das décadas de 80 e 90?
Sim. O papel do professor está mudando gradualmente. Está deixando de ser apenas o de transmissor de conteúdo, disciplinador e juiz da sala de aula para se tornar o de treinador, guia, parceiro. A maioria dos professores está em algum lugar no meio; poucos são parceiros de verdade.

E continua mudando?
Sim. E precisa continuar mudando se os professores quiserem ajudar os alunos do século 21 a aprender. Alguns acham que a pedagogia vai mudar automaticamente, assim que os "nativos digitais" se tornarem professores. Eu discordo. Há pressões forçando os professores novos a adotar métodos antigos. Nós precisamos fazer um grande esforço de mudança. Primeiro, mudar a forma como nós ensinamos – nossas pedagogias. Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte.Finalmente, mudar o que nós ensinamos – nosso currículo – para estarmos em acordo com o contexto e as necessidades do século 21.

De acordo com a leitura atenta da entrevista, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     a) No trecho a seguir “Se você quer saber se os jovens vão ouvir os mais velhos falar”, as palavras destacadas, apesar de serem homófonas, possuem classificações sintáticas distintas → CORRETO. O primeiro "se" é uma conjunção subordinativa condicional e o segundo é uma conjunção subordinativa integrante (=ISSO).
     b) No trecho a seguir “O papel do professor está mudando gradualmente”, a expressão destacada é um Adjunto Adnominal → CORRETO. Traz valor de posse (papel DELE= adjunto adnominal).
     c) No trecho a seguir “Alguns acham que a pedagogia vai mudar automaticamente”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta → CORRETO. O "que" é uma conjunção subordinativa integrante, equivale a "isso" e dá início a uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta (=função sintática de objeto direto).
     d) No trecho a seguir “Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa → INCORRETO. Temos o pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (=sem pontuação).

    → EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO);

    → RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Homófonas não seria mesmo som e grafia diferente? Como pode estar certa a A?

    Quem souber me responde no PV.

  • Venha comigo..

    A) Quando é possível trocar o se por caso= condicional

    Quando é possível introduzir um isso = conjunção integrante.

    B) “O papel do professor 

    Quando o termo tem função adjetiva é é substantivo concreto = adjunto adnominal.

    c) Quando introduzimos com isso é temos sujeito antes do que = subordinada objetiva direta.

    D) se trocamos por qual (ais).

    Oração subordinada adjetiva. Com vírgulas = explicativa..sem vírgulas = restritiva.

    Bons estudos!

  • Grosso modo, a questão diz respeito ao papel dos termos destacados dentro da estrutura. De saída, convém dizer que há mais de uma resposta.

    a) No trecho a seguir “Se você quer saber se os jovens vão ouvir os mais velhos falar”, as palavras destacadas, apesar de serem homófonas, possuem classificações sintáticas distintas.

    Incorreto. Há erro em afirmar que ambos os elementos são homófonos, o que não é verdade. Trata-se de homônimos perfeitos: tem a mesma grafia e o mesmo som. Para que fossem homófonos, deviam ter apenas o som igual, mas grafia diferente, como cegar/segar, censo/senso, etc. Essa alternativa está incorreta;

    b) No trecho a seguir “O papel do professor está mudando gradualmente”, a expressão destacada é um Adjunto Adnominal.

    Correto. Atrela-se ao substantivo "papel" e pode ser substituído por um adjetivo equivalente: "o papel docente";

    c) No trecho a seguir “Alguns acham que a pedagogia vai mudar automaticamente”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

    Correto. Note que a conjunção "que" introduz o objeto em forma de oração do verbo "achar";

    d) No trecho a seguir “Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

    Incorreto. Há mesmo oração subordinada adjetiva, porém restritiva (não há vírgula).

    Gabarito do monitor: Letras A e D

    Gabarito da banca: Letra D

  • Assertiva D

    No trecho a seguir “Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

  • No trecho a seguir “Se você quer saber se os jovens vão ouvir os mais velhos falar”, as palavras destacadas, apesar de serem homófonas, possuem classificações sintáticas distintas.

    Além dos erros já apontados pelos colega vejo que quando a alternativa afirma: "possuem classificações sintáticas distintas".

    Isto está mesmo correto? pois sempre ouvi falar que conjunção não tem função sintática.

  • LETRA A - No trecho a seguir “Se você quer saber se os jovens vão ouvir os mais velhos falar”, as palavras destacadas, apesar de serem homófonas, possuem classificações sintáticas distintas.

    CORRETO - O primeiro "se" está com classificação de conjunção adverbial condicional. O segundo "se" possui classificação de conjunção integrante. A conjunção integrante mais comum lá nas orações subordinadas substantivas é o "que", porém, também é possível o uso/presença do "se".

    LETRA B - No trecho a seguir “O papel do professor está mudando gradualmente”, a expressão destacada é um Adjunto Adnominal.

    CORRETO - Sabemos que o complemento nominal não poder ser, porque o substantivo apresentado (Papel) é concreto. Logo, o termo com valor adjetivo que o complementa só poderia ser um adjunto adnominal mesmo.

    LETRA C - No trecho a seguir “Alguns acham que a pedagogia vai mudar automaticamente”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

    CORRETO - Fazendo uma análise sintática rápida vemos: "Alguns" como sujeito da oração, "achar" como VTD e a segunda oração podemos ver que é introduzida por uma conjunção integrante "que". Tudo que vem depois da conjunção integrante é o objeto direto oracional. Quem acha, acha alguma coisa. Para facilitar a visualização, troque toda a oração em negrito por "isso".

    LETRA D - No trecho a seguir “Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

    ERRADO - A oração em negrito é introduzida por um pronome relativo e todo esse termo tem valor adjetivo que está caracterizando o substantivo "tecnologia". O erro da opção é dizer que essa oração adjetiva é explicativa. Na verdade, a oração adjetiva é restritiva. Lembre-se de que a oração adjetiva explicativa aparece sempre isolada por vírgula e a restritiva não é isolada por vírgula. Uma mesma oração podem ser explicativa ou restritiva colocando ou tirando a vírgula. Vejam:

    “Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte” [RESTRITIVA]

    “Depois, mudar a tecnologia, que nos dá suporte” [EXPLICATIVA]

  • Gabarito E

    Para ser adjetiva explicativa a oração deveria estar entre vírgulas, e não está, por isso está incorreta.

  • A tão abençoada alternativa Incorreta que me pega...