Até a revolução iraniana de 1979, liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, o Irã era um dos aliados dos EUA no oriente médio. Era uma monarquia autocrática sob o comando do Xá Rehza Pahlevi e, era aberto à atuação de grandes empresas de petróleo do mundo ocidental, como Texaco, Shell e Standard Oil.
Um dos problemas do governo do Xá, além da dependência estrangeira, foi a excessiva e rápida ocidentalização dos costumes, o que era considerado por muitos uma ofensa ao Islã. Entre as razões para a radicalização da revolução, que vai instalar uma república islâmica xiita no Irã, podemos destacar os problemas do regime: a pobreza e a inflação, que foram foco de ações do xá Reza Pahlevi,.Ou seja, objetos de programa econômico do governo, porém sem sucesso. Além disso houve a subestimação do movimento islâmico do Aiatolá Khomeini pelo xá, pensando que esse movimento seria uma ameaça menor em comparação aos comunistas, um pensamento comum no contexto da Guerra Fria.
Desde 1979 as relações entre Irã e EUA tem atravessado vários momentos de tensão, com sequestro de diplomatas americanos e casos de ameaças mútuas. Houve durante o governo Obama a possibilidade de relaxamento das tensões e sanções dos EUA mas, o governo Trump reacendeu as luzes de alerta e beligerância dos dois.
Ademais, os EUA jamais foram participantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) até por não serem exportadores de óleo.
A afirmativa está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.
''A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP*) foi criada com o intuito de restringir a oferta de petróleo no mercado internacional, impulsionando os preços. Tem sede em Viena, na Áustria, e goza atualmente da participação de 12 estados-membros: Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão (Irã*), Iraque, Kuwait, Qatar, Equador e Venezuela.'' (Fonte : DW)
Como se vê o EUA não integra a OPEP.