SóProvas


ID
3533557
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à estruturação, às características e à descrição dos órgãos da administração federal direta e indireta, julgue o item .


No âmbito federal, a administração direta é delimitada pela presidência da República e pelos ministérios de Estado e seus órgãos auxiliares.

Alternativas
Comentários
  • Em que pese a função administrativa seja realizada principalmente pelos órgãos do Poder Executivo, precisamos saber que há órgãos responsáveis por essa função nos demais poderes. Assim, as “secretarias” ou “mesas” encarregadas da função administrativa nos Poderes Legislativo e Judiciário também se enquadram no conceito subjetivo. Da mesma forma, os Tribunais de Contas e o Ministério Público, quando exercem a função administrativa (ex.: quando realizam um concurso público para ingresso de servidores), também se enquadram no conceito subjetivo, formal ou orgânico.

    fonte: Estratégia Concursos

  • A administração direta não é apenas formada pelo poder executivo,mas legislativo e judiciário.

  • Decreto-lei 200/1967

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

  • Delimitado = Restrito

  • GABARITO ERRADO.

    Não fica delimitado apenas ao poder Executivo.

  • A adm direta é composta pelos poderes que compõem as pessoas jurídicas de direito público com capacidade política ou administrativa. Nesse contexto, incluem-se a Presidência da Republica, os Ministérios, a Advocacia Geral da União, a Camara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal de Contas da União, os Tribunais do Poder Judiciário (STF, STJ, TSE, TST etc...) e o Ministério Público.

    Formada pelo poder Executivo, legislativo e judiciário!

  • Os caras não testam teu conhecimento, eles te induzem ao erro. Prefiro mil vezes estudar pra um cespe, cesgranrio, fcc q estudar para a quadrix

  • GAB. ERRADO

    Não é delimitada pelo somente pelo poder executivo, e sim pelos 3 poderes, Legislativo, Ececutivo e Judiciário.

  • Executivo, legislativo e judiciário....

  • Esse tipo de questão é bem recorrente. Nunca se esqueça que existe administração pública direta e indireta em todos os poderes (legislativo, executivo e judiciário), e em todos os entes da federação (U, E, DF, M). Qualquer alternativa que restrinja a algum deles, estará errada.

  • Questão errada.

    Corrigindo a questão:

    a administração direta é delimitada (Não é delimitado, restrito) pela presidência da República e pelos ministérios de Estado e seus órgãos auxiliares.

    A titulo de curiosidade:

    Presidência da república: órgão independete;

    Ministérios e secretarias : órgãos autonomos

    Adm pública direta abrange os poderes executivo ( presidência da republica) , legislativo e judiciário

  • Daqueles erros q da até vergonha

  • A assertiva em exame apresenta corretamente a composição da administração federal direta em relação, tão somente, ao Poder Executivo, o que amparo, inclusive, no art. 4º, I, do Decreto-lei 200/67. Ocorre que também existe administração direta no âmbito dos Poderes Legislativo e Judiciário.

    Equivocado, pois, aduzir que a administração direta é delimitada, apenas, pela presidência da República, Ministérios e órgãos auxiliares, sem considerar o fato de que os demais Poderes da República também compõem a administração direta. Só para ficar em um único exemplo: o STF é órgão da administração direta federal e não está inserido na delimitação ofertada pela Banca, por não ser órgão pertencente ao Executivo, mas sim ao Judiciário (CRFB/88, art. 92, I).

    Logo, incorreta a afirmativa em análise, dada a indevida restrição que efetivou ao conceito de administração direta.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Acredito que a maioria dos concurseiros saibam que a administração pública direta não é composta somente pelo Poder Executivo. Também acredito que 55,4% erraram não porque não sabiam do assunto, mas porque a redação foi evidentemente redigida de forma propositalmente ambígua.

    O verbo delimitar não é restritivo. Delimitar vem de traçar limites, isto é, circunscrever algo/algum conceito. Ora, o DF é delimitado por Goiás, mas isso não significa que ele também não é delimitado por outro estado: Minas Gerais. A administração indireta é delimitada por várias entidades administrativas, sendo a autarquia uma delas; a administração indireta é delimitada, portanto, pela autarquia.

    Um exemplo típico de delimitação de conceitos está presente no art. 4º da LAI "Para os efeitos desta Lei, considera-se". Os conceitos ali apresentados não são restringidos, mas apenas delimitados por uma demarcação conceitual; no campo próprio da arquivologia, os conceitos delimitados pela LAI são outros.

    Uma coisa é DELIMITADO (traçar limites) outra coisa é RESTRINGIR (impor limitações); a questão se tornaria certa se trocássemos o restringir por delimitar, no entanto tais termos não são sinônimos como comentado pelo colega acima - posso traçar limites sem impor limitações, como exemplificado no segundo parágrafo.

    Se a questão dissesse que, no âmbito federal, a administração direta é RESTRITA pela presidência da República, não restaria dúvidas de que a questão estaria errada. Infelizmente, a banca Quadrix preza pela adivinhação de palavras ambíguas, essa é uma atitude típica de banca fraca que não mede conhecimento nenhum.

    Desculpem o desabafo, mas resolver essa banca é quase ter mini infarto diário de indignação.

  • GABARITO: ERRADO.

  • fazem parte da administração direta: MEDU: Município, Estados, Distrito federal e União