SóProvas


ID
3534592
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    Cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais  desapareceram  em  2018,  o  equivalente  a  30  campos  de  futebol por minuto. Só no Brasil, desmatou‐se 1,3 milhão de  hectares de florestas. 

Internet: <https://g1.globo.com>.


Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas correlatos, julgue o item.

Foi anunciado, por especialistas, um aumento significativo no desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2018 e março de 2019, em relação ao mesmo período anterior.

Alternativas
Comentários
  • A Amazônia é um dos territórios do Globo mais importantes para a sobrevivência do planeta e da humanidade. Tem quase 7 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos por nove países. A floresta tem um papel fundamental na estabilidade do clima e das chuvas, assim como na fertilidade do solo. Nela vivem mais de 40 mil espécies de plantas, 400 espécies de mamíferos, 1300 espécies de pássaros e 3 mil espécies de peixes. Concentra 1/5 da água doce do mundo com seus rios, que servem de estradas para os moradores além de fornecerem alimento e água. Eles são garantia da sobrevivência das populações da área. 
    A maior parte desse patrimônio encontra-se no Brasil, fato que confere ao país uma riqueza ambiental, cultural e econômica impressionante. Abriga 180 etnias de Povos Indígenas e de cerca de 14 milhões de famílias urbanas e rurais. Porém, a Amazônia brasileira encontra-se em risco. Cerca de 20% da floresta já desapareceu, em grande parte por causa da expansão inadequada do agronegócio, da extração de madeira e por obras ditas infraestrutura feitas com pouca preocupação com a manutenção do meio ambiente.
    O desmatamento na Amazônia foi e é um problema sério no Brasil. Não tem havido diminuição da destruição da floresta. Ao contrário, os números só aumentam . 
    O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou  a estimativa da taxa de desmatamento entre agosto de 2018 e julho de 2019 : 9.762 km² , o que configura um aumento em relação aos mesmos meses entre 2017 e 2018, de 7.536 km², segundo dados do mesmo INPE.
    Portanto, a afirmativa está correta.
    RESPOSTA: CERTO
  • GAB: CERTO

  • Para os não assinantes, comentário do professor.

    A Amazônia é um dos territórios do Globo mais importantes para a sobrevivência do planeta e da humanidade. Tem quase 7 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos por nove países. A floresta tem um papel fundamental na estabilidade do clima e das chuvas, assim como na fertilidade do solo. Nela vivem mais de 40 mil espécies de plantas, 400 espécies de mamíferos, 1300 espécies de pássaros e 3 mil espécies de peixes. Concentra 1/5 da água doce do mundo com seus rios, que servem de estradas para os moradores além de fornecerem alimento e água. Eles são garantia da sobrevivência das populações da área.

    A maior parte desse patrimônio encontra-se no Brasil, fato que confere ao país uma riqueza ambiental, cultural e econômica impressionante. Abriga 180 etnias de Povos Indígenas e de cerca de 14 milhões de famílias urbanas e rurais. Porém, a Amazônia brasileira encontra-se em risco. Cerca de 20% da floresta já desapareceu, em grande parte por causa da expansão inadequada do agronegócio, da extração de madeira e por obras ditas infraestrutura feitas com pouca preocupação com a manutenção do meio ambiente.

    O desmatamento na Amazônia foi e é um problema sério no Brasil. Não tem havido diminuição da destruição da floresta. Ao contrário, os números só aumentam .

    O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou a estimativa da taxa de desmatamento entre agosto de 2018 e julho de 2019 : 9.762 km² , o que configura um aumento em relação aos mesmos meses entre 2017 e 2018, de 7.536 km², segundo dados do mesmo INPE.

    Portanto, a afirmativa está correta.

    RESPOSTA: CERTO