SóProvas


ID
3535762
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tupandi - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação às Licitações e aos Contratos administrativos, pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações, analise as seguintes assertivas:

I. Contrato é todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas.
II. Considera-se contrato somente os ajustes entre Entidades da Administração Pública e Sociedades Cooperativas.
III. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
IV. São consideradas modalidades de licitações somente “Concorrência” e “Tomada de Preços”.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I e III

    Dos Princípios

    Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

    "ITEM II" INCORRETO POIS FEZ RESTRIÇÃO AOS CONTRATOS.

    "Somente os ajustes entre Entidades da Administração Pública e Sociedades Cooperativas" Quando a lei fala de órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares como ilustra acima.

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.       

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    "ITEM IV INCORRETO POIS AFIRMA QUE SÃO CONSIDERADAS MODALIDADES APENAS TOMADA E CONCORRÊNCIA, QUANDO NA VERDADE A LEI AFIRMA SER CINCO MODALIDADES. VEJA ABAIXO:

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Julguemos cada afirmativa:

    I- Certo:

    Cuida-se de proposição afinada com o teor do art. 2º, parágrafo único, da Lei 8.666/93, que oferece o conceito legal de contrato. Confira-se:

    "Art. 2º (...)
    Parágrafo único.  Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.'

    II- Errado:

    Por simples leitura da definição acima, percebe-se que o conceito de contrato não é tão restritivo quanto o proposto neste item da questão, abarcando, por exemplo, ajustes realizados com particulares.

    III- Certo:

    Esta proposição se mostra em perfeita conformidade com a regra do art. 3º, caput, da Lei 8.666/93:

    "Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos."   

    IV- Errado:

    Além da concorrência e da tomada de preços, devem ser aí inseridas o convite, o concurso, o leilão e o pregão, o que tem apoio no art. 22 da Lei 8.666/93 c/c Lei 10.520/2002.

    Logo, apenas as assertivas I e III estão corretas.


    Gabarito do professor: B.