SóProvas


ID
3535936
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Petrópolis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Variação linguística – a língua em movimento

(Luana Castro Alves Perez)


       A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida através das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis.

   As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status. O português falado em algumas cidades do interior do estado de São Paulo, por exemplo, pode ganhar o estigma pejorativo de incorreto ou inculto, mas, na verdade, essas diferenças enriquecem esse patrimônio cultural que é a nossa língua portuguesa.[...]

(Disponível: http://www.portugues.com.br/redacao/variacao-linguistica-linguamovimento.html. Acesso em 20/01/2015) 

No fragmento “Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.” (1º§), o conectivo em destaque introduz na oração em que se encontra um sentido de: 

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    ✓ “Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.” (1º§).

    ➥ Temos uma conjunção subordinativa causal, ela equivale a "já que/visto que".

    ➥ Usando a correlação "o fato de... faz com que": O FATO DE (CAUSA) não ser um sistema fechado e imutável FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA/EFEITO) a língua portuguesa ganhe diferentes nuances.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: D

    Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.” 

    A primeira oração, destacada de azul, é uma Oração Subordinada Adverbial Causal, e a palavra 'Como' é uma conjunção subordinativa causal. Observe:

    A lingua portuguesa ganha diferentes nuances, como não é um sistema fechado e imutável.

    Apenas deslocou a oração causal para o inicio do texto, seria o mesmo que substituísse 'como' por 'já que'.

  • Só trocar por "já que"

  • COMO -> JA QUE + VISTO QUE =CAUSA