-
A assertiva C se encontra errada, pois afirma que o Just in Time é utilizado para administrar patrimônio.
"Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes." (grifo nosso).
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time
-
Just in time é técnica de administração de estoque.
Gab: C
-
JUST IN TIME
É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
-
Banca do meu ÓDIO
-
Just In Time é uma filosofia!
-
Just in time não é uma técnica, é uma filosofia.
-
O que torna a questão errada é dizer que o Justin in Time atende as necessidades de demanda com o mínimo em estoque.
Na verdade Justin in Time = Estoque zero, no tempo certo, produção enxuta.
Prof. José Wesley - Gran Curso
-
Sabe quando você erra por não ter prestado atenção na palavra "INCORRETA"?
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre assuntos relacionados à administração patrimonial e de materiais. Dentre as alternativas, marquemos a que possui uma afirmativa incorreta.
Sendo objetivo, vamos direto à alternativa que está de acordo com o comando do enunciado. O equívoco da alternativa "C" está em afirmar que a filosofia Just In Time se volta para a administração patrimonial. Na verdade, o JIT busca gerenciar o sistema de suprimento de materiais da cadeia produtiva da organização, não o sistema patrimonial.
A filosofia Just In Time, ou JIT, consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.
Para Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."
Portanto, marquemos a alternativa "C" como a incorreta.
GABARITO: C
Fonte:
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.